Google Trends – 5 dicas para extrair o máximo da ferramenta

Categorias Artigos, Conteúdo, Marketing Digital, Web Analytics
Google Trends – 5 dicas para extrair o máximo da ferramenta - M2BR Blog

Indicar o Google Trends como uma boa ferramenta de marketing digital certamente é notícia velha, porém ainda vejo muitos alunos e colegas subutilizando as excelentes funções que são oferecidas de forma absolutamente gratuita pelo Google.

Eu gosto muito de usá-la em minhas aulas, porque é a expressão perfeita da integração entre o mundo virtual e o mundo “real”, já que acontecimentos físicos refletem imediatamente no volume e popularidade de buscas, assim como acontecimentos virtuais têm reflexos praticamente instantâneos em nosso cotidiano.

Guarde o seguinte com você: As buscas do Google ainda são feitas por pessoas, ou seja, elas refletem os acontecimentos da nossa sociedade.

Agora que você já entendeu para que serve e de onde vem esses resultados, vou falar sobre as minhas 5 dicas para extrair o melhor da ferramenta, pois afinal de contas foi por isso que você clicou, certo? 🙂

1 – Olhe para o passado para projetar o futuro

Por que precisamos correr atrás da Hype se podemos nos antecipar? Analisar o histórico de buscas pode nos dar insights sobre sazonalidade de buscas ou vinculação com eventos externos. Os blogueiros, por exemplo, identificaram que a maioria das Ex-BBS bonitas saem em revistas de nu. Antecipando-se à tendência, eles já otimizam suas páginas para os termos relacionados para aproveitarem a onda de buscas pelas fotos que certamente existirá no lançamento.

Um exemplo mais convencional seria a análise da sazonalidade de “Panetones” no Brasil

panetone-trends

 

2 – Você sabia que as categorias também tem subcategorias?

Você não precisa filtrar suas buscas por categorias genéricas ou por países. Clicando na pequena seta você pode visualizar mais opções de filtragem.

categoria-trends

 

3 – Buscas crescentes são diferentes de buscas absolutas.

Fique atento para as duas colunas de resultados. A da esquerda é relativa à buscas gerais e absolutas, enquanto a da direita refere-se aos termos que mais cresceram em determinado período.

buscas-trends

 

4 – Pai Google de Ogum – Previsão de Tendências

Por meio da análise de dados anteriores, o algoritmo do Google consegue prever o provável comportamento de busca nos próximos meses. Que tal aproveitar essa informação para planejar suas pautas ou esforços de marketing?

previsao-trends

 

5 – Widgets são seus amigos. Economize tempo nas buscas!

Quem trabalha com muitos clientes ou segmentos sempre tem muitas categorias para monitorar. Ao exportar todos as configurações importantes a partir dos Widgets do Insight, e colar em um HTML qualquer, você economiza um bom tempo diário e fica sempre por dentro das tendências dos seus setores de interesse.

incorporar1-trends

incorporar2-trends

 

 

E ai, gostou? Tem mais alguma dica bacana para utilizar o Google Trends?

Deixe seu comentário!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *