Áudio marketing: Qual é a real força dessa tendência?

Categorias Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Você escuta algum podcast ou tem um assistente de voz na sua casa? Se a resposta é sim, você faz parte de uma das maiores tendências do momento: o áudio marketing. Esses são alguns dos exemplos mais populares de como essa tendência veio para ficar. Mas será que ela é realmente efetiva e pode potencializar sua estratégia de marketing de conteúdo?

É isso que você verá no post de hoje. Portanto, continue lendo até o fim e aprenda mais sobre o áudio marketing, desde o conceito, a sua importância e como fazer. 

E se gostar, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para não perder nenhuma novidade desta e de qualquer outra estratégia. 

O que é áudio marketing?

Como o nome indica, essa modalidade de marketing visa a criação de conteúdo em áudio, se aproximar de criadores de conteúdo que produzem esse material, ou usar as ferramentas que funcionam por voz. Confira três estatísticas que ajudam a entender o poder do áudio marketing: 

Ou seja, o áudio marketing veio para ficar e dá apenas sinais de crescimento. 

Por que fazer áudio marketing? 

Como já mencionamos diversas vezes aqui no blog, o principal motivo para fazer qualquer ação de marketing é seguir o comportamento do público. E como vimos acima, o público consome muito conteúdo de áudio. 

A maior vantagem dessa mídia é que ela é totalmente livre de olhos. Ou seja, você não precisa ler ou ver um vídeo para consumir o conteúdo. É por isso que é tão comum pessoas ouvindo podcasts enquanto malham, limpam a casa ou mesmo dirigem. Não é muito diferente do rádio. 

Para as empresas, essa é mais uma forma de aproveitar para interagir e entregar conteúdo para os clientes e leads. 

Como fazer áudio marketing?

Existem diversas formas de usar essa estratégia, dependendo do que o seu público demanda. A vantagem é que ela pode ser feita como marketing de conteúdo, para reforçar o seu branding ou até mesmo para vender. Confira como abaixo. 

Conteúdo convertido em áudio

Se você já produz um conteúdo rico, pode transformar posts e ebooks em áudio. Pois essa é uma ótima forma de trazer mais conveniência e qualidade de vida para a audiência, permitindo que as pessoas consumam o seu conteúdo sem precisar lê-lo. A narração é feita por uma pessoa, de modo a evitar aquele tom robótico da Inteligência Artificial. Então, enquanto a pessoa limpa a casa ou faz exercícios ainda pode consumir o seu conteúdo. 

Essa ideia também traz vantagens para a sua empresa. Por exemplo, você pode disponibilizar o áudio apenas para quem faz login no site, ajudando a capturar leads. Além disso, também é interessante do ponto de vista do SEO. 

Por fim, a própria percepção do público é um benefício ao oferecer posts em áudio, não somente por conta da conveniência, mas também pela inovação

Podcasts

Os podcasts estão fazendo um enorme sucesso, em parte por conta da pandemia. A verdade é que o podcast não é nenhuma novidade, sendo que o primeiro no Brasil foi o Digital Minds, que falava sobre tecnologia, no longínquo ano de 2004. De lá para cá, a mídia evoluiu bastante, não somente em relação aos assuntos abordados, mas também ao próprio formato. 

Os podcasts não precisam se limitar a formatos no estilo talk show. Por isso, existem monólogos e até mesmo conteúdos dramatizados para contar histórias reais ou fictícias. Mas, o que isso significa para a sua marca? 

Existem diversas formas de aproveitar a popularidade dos podcasts. A primeira, e mais óbvia, é produzir o próprio. Dependendo do setor no qual você trabalha, você pode ter bastante conteúdo educacional para produzir. Estudos de caso, perguntas da audiência, entrevistas com autoridades, são alguns exemplos de conteúdos que podem ser produzidos. 

Na maioria das empresas a produção de podcasts é bem diferente de organizações de entretenimento que vivem disso. Ou seja, se esse é o seu principal produto, você deve produzir praticamente toda semana. Se ele faz parte de uma estratégia maior de marketing de conteúdo, você tem mais liberdade. 

Outra forma de usar essa ferramenta é com parcerias com os influenciadores, de modo a divulgar a sua marca ou produtos específicos. Essa ideia é o patrocínio tradicional, sendo que o maior desafio é encontrar um produtor que tenha afinidade com o seu público alvo. 

Assistentes de voz

Os assistentes de voz são uma das tendências que os profissionais de marketing mais devem acompanhar de perto. Pode até levar algum tempo, mas essa deve se tornar a principal forma como as pessoas interagem com a tecnologia, pelo simples fato de ser extremamente conveniente. Portanto, os profissionais precisam se adaptar a essa possível mudança. 

Primeiramente, esse meio permite mais criatividade na comunicação com a audiência. Por exemplo, o festival de Cannes já tem uma categoria voltada totalmente para o áudio. Um case mencionado na matéria, e que ganhou o prêmio, é o jogo criado para a Alexa sobre a série Westworld.

Outro ponto que é afetado pelos assistentes de voz é SEO. Se as pesquisas são feitas dessa forma, é preciso reconhecer as diferenças para a opção mais tradicional. Normalmente, a pesquisa de voz é mais específica, o que significa que é mais fácil perceber a intenção do usuário. 

Redes sociais

Em relação às redes sociais, não somente a tendência é produzir conteúdo de áudio para elas ou as usando para divulgar. Existem redes sociais que existem especificamente para aproveitar o áudio, como o Clubhouse e o Lockerroom. Ambos são semelhantes, funcionando como salas de chat para conversas exclusivamente em áudio. 

O áudio marketing é uma grande tendência do marketing digital, cujo potencial tende apenas a crescer. A conveniência que ela traz para o usuário é enorme, o que significa que ela tem enorme potencial de dominar o mercado. Portanto, vale mais do que a pena pensar em como a sua empresa pode aproveitar essa tendência para entregar uma ótima experiência para os usuários

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy para ficar por dentro de todas as novidades sobre áudio marketing! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *