7 livros imprescindíveis de Marketing Digital

Categorias Marketing Digital

Os livros são uma ótima fonte de aprendizado para dominar os fundamentos e conceitos de um assunto. Apesar de a compreensão sobre Marketing Digital ser relativamente nova e muitas pessoas recorrem à internet para se aprofundar em assuntos relacionados, algumas obras de grande relevância já foram criadas neste meio. 

Se as redes sociais são caminhos excelentes de atualização sobre mercado e tendências, os livros são essenciais para nos aprofundarmos em determinados temas e desenvolver técnicas a serem aplicadas no dia a dia. 

Alguns podem questionar com o argumento de que esse mercado é volátil e que os exemplares podem ficar desatualizados rapidamente. Será mesmo? O primeiro da nossa lista, Marketing 4.0, de Philip Kotler, foi lançado em 2016, e muitas das ideias sugeridas pelo autor estão em evidência somente agora. 

Inspirados em Kotler e em outros grandes nomes do cenário de marketing, listamos 7 livros imprescindíveis para quem quer começar ou aprimorar seus conhecimentos na área: 

1 – Marketing 4.0

Então, vamos começar com ele: Marketing 4.0, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Nesta edição, os autores seguem a série de livros sobre marketing e entram no mundo do digital, apresentando, mais uma vez, um ponto de vista que vem se confirmando cada mais, por exemplo, sobre as redes sociais reproduzirem, de forma online, grupos de convivência. Sabemos que, atualmente, isso é uma realidade na maioria delas. 

Além disso, Kotler faz uma ponte do marketing tradicional para o digital, abordando alguns efeitos que mudaram a forma como as empresas trabalham. Ele menciona também os efeitos dos serviços e o Google.

Um dos pontos mais importantes mencionados no livro é como as empresas devem abordar um lado mais “espiritual”. Não tem nada a ver com a religião, mas sim deixar de se focar um pouco no produto para ter uma mensagem que gere uma conexão maior com o público. Por isso que vemos tantas campanhas com empresas que mandam uma mensagem e contam uma história.

Para quem busca saber mais sobre o marketing moderno, esta é a primeira parada.

2 – A Bíblia do Marketing Digital

Qualquer livro que se denomina “a bíblia de alguma coisa” é certamente importante. No caso de A Bíblia do Marketing Digital, isso não podia ser diferente.

Escrito por Cláudio Torres o livro é um dos maiores guias para aqueles que buscam dar os primeiros passos no mundo digital. Porém, é preciso entender o que isso significa.

Este não é um livro necessariamente recomendado para os profissionais mais avançados, mas sim para quem está entrando no assunto e busca conhecer um pouco mais sobre este mundo novo. Pode ser um aluno de marketing que está começando, alguém que tem a própria empresa e precisa conhecer o básico para empreender, ou mesmo um profissional mais consolidado que quer se atualizar.

O livro aborda, por exemplo, 7 grandes estratégias de marketing digital, assim como dedica um capítulo inteiro apenas para falar das ferramentas do Google.

3 – Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI

O marketing de conteúdo se transformou rapidamente em uma das principais estratégias que as empresas usam para atrair e cativar seu público. Por isso, neste livro, Rafael Rez traz alguns dos conceitos mais importantes desta estratégia.

O maior propósito do livro é mostrar que marketing de conteúdo não é só fazer blog post. Conteúdo é tudo que a empresa coloca no mundo e na internet, é o que o negócio pensa e como ele se expressa. 

Por isso, marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias online e offline, em que a empresa busca atender o consumidor antes mesmo que haja algum contato.

Se você quer aprender mais sobre esta disciplina interessantíssima, vale a pena conferir.

4 – Mobile Marketing: How Mobile Technology is Revolutionizing Marketing, Communications and Advertising

O Mobile Marketing é um tópico que merece uma atenção especial. Apesar de todo mundo ter um celular na mão, seus recursos especiais ainda não são utilizados pela empresa como deveriam.

Um exemplo, é o caso do Facebook. Quando a empresa fez a migração para o mobile os anúncios eram exibidos no lado direito da tela, e não apareciam para os usuários. Então, durante um ano, Zuckerberg “obrigou” os funcionários a pensarem apenas no mobile, para entender como aproveitar melhor esta plataforma. Foram criados os anúncios nativos, que parecem posts, e que mudaram o Face, fazendo com que grande parte da renda da empresa viesse do mobile.

Neste livro, você vai aprender um pouco a como usar esta arma tão poderosa.

5 – Permission Marketing

Seth Godin, autor do famoso Vaca Roxa, que também vale a leitura, traz no livro Marketing de Permissão uma forma de contornar um dos maiores problemas desta disciplina. 

Quem não lembra do famoso spam? Em que as empresas “forçam” a comunicação com clientes que não tinham o menor interesse? E as ligações incessantes de empresas oferecendo serviços sem sua permissão? Todo mundo sabe o quanto isso incomoda o cliente.

Neste livro, o autor explica algumas formas de fazer marketing apenas com aqueles que mostram interesse no produto, aumentando a confiança e criando uma boa relação com a marca.

6 – A Cauda Longa

O conceito da cauda longa não é nada novo. Basicamente, é a ideia de que o mercado focado em produtos ou serviços é mais centrado em nichos, ao invés do que uma comunicação em massa.

Apesar de estudado desde os anos 40, a cauda longa é essencial para entender um mercado atual que se torna cada vez mais nichado, com as empresas que buscam criar verdadeiras comunidades em torno de seu produto, serviço ou marca.

O livro ajuda a entender o conceito da cauda longa, como as empresas podem criar os seus nichos e usar as ferramentas digitais para encontrar o seu público.

7 – O poder do hábito

Este não é um livro de marketing necessariamente, mas é um que todo profissional do assunto deveria ler, por dois grandes motivos. O primeiro, é para se tornar uma pessoa e um profissional melhor. O livro traz ótimas dicas de como incorporar hábitos na sua rotina, além de como substituir os maus hábitos por bons.

Porém, para quem é profissional de marketing, existe uma camada extra que vale a pena explorar. Uma maneira de pensar nesta disciplina, é que marketing nada mais do que criar um hábito no seu cliente.

Por exemplo, a Coca-Cola cria o hábito de tomar o refrigerante, a Nike de usar os seus tênis e por aí vai. Praticamente qualquer empresa busca criar um hábito em seus clientes e este livro ajuda a entender como eles são formados.

Estes 7 livros de marketing digital são alguns dos mais importantes e que abordam os principais temas do mercado atual. Existem diversos assuntos importantes a serem abordados, como as mídias sociais, mas os acima são um ótimo ponto para começar. 

Então, pode partir para a leitura! E se quiser ficar por dentro de todas as novidades e de tudo no mundo do marketing, confira os artigos do blog da M2BR Academy!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *