WhatsApp

10 passos para trabalhar como freelancer de Marketing Digital

Quem tem o sonho de trabalhar de casa, costuma se perguntar: como começar uma carreira de freelancer em Marketing Digital? Dá dinheiro? Quais áreas posso trabalhar? O que é preciso? Entre outras questões.

Vamos responder a muitas dessas dúvidas com esse novo texto.

Entender a viabilidade e se dá dinheiro, é uma questão que depende muito do trabalho e expertise que você tem a oferecer.

Tem muita gente no mercado sim. Mas faltam profissionais completos, com um conhecimento amplo de várias áreas. Ao mesmo tempo, faltam profissionais extremamente especializados.

Por isso, para valer a pena e dar dinheiro, você precisa estudar bastante e colocar em prática esse conhecimento. Precisa aprender as áreas técnicas e entender delas, para buscar uma área e se especializar.

Você sabe como começar a trabalhar com Marketing Digital?

Profissionais de Marketing T-shaped

Muitas vagas, hoje, acabam abrindo para quem tem um “habilidades T-shaped”, ou seja, um conhecimento amplo de todas as áreas e especialização, com conhecimentos mais profundos, em uma delas.

Algumas vagas com diversas exigências, principalmente as de cargos de gestão, acabam sendo mais ou menos nesse modelo.

O gráfico é ilustrado da seguinte maneira. Na barra horizontal da letra T são os conhecimentos que o profissional é capaz de aprender e entender, mesmo que amplamente.

Já a linha vertical da letra T representa a área em que o profissional é especialista, e todos os conhecimentos mais aprofundados dessa área.

O conceito já é discutido há anos e, em 2013, ganhou um artigo de Rand Fishkin, fundador da Moz, sobre o assunto.

No exemplo de Fishkin, a barra horizontal inclui PPC, UX, E-mail, Display, Video, HTML, SEO, Social, entre outros conhecimentos.

Na barra vertical, o desenho aprofunda na área de SEO (especialidade da Moz e de Fishkin), com conhecimentos de otimização on-page, links, sites amigáveis, local SEO, ferramentas e métricas, redirecionamento, entre outros conhecimentos.

Trabalhar com Marketing Digital freelancer

Não que você precise saber sobre absolutamente todas as áreas de um profissional de Marketing Digital.

Mas, é bom ter um conhecimento amplo e depois buscar especialização para ser um profissional mais requisitado e conseguir algumas oportunidades mais específicas, que poderão valer mais a pena.

Depois de esclarecido o conceito T-shaped, confira 10 passos para trabalhar com Marketing Digital freelancer:

1 – Faça certificações e qualifique-se

Parece óbvio o que falamos, mas qualificar-se deve fazer parte da rotina do profissional de Marketing Digital.

O mundo web evolui com muita rapidez, os algoritmos são sempre atualizados, novas regras são anunciadas, ferramentas são lançadas… E um bom profissional deve saber isso.

Inclusive, já falamos em um post aqui no blog sobre a importância das certificações na carreira.

2 – Comece a prospectar clientes

Não adianta ficar só na teoria, você deve correr atrás da oportunidade da sua carreira. Pode ser começando um trabalho para um amigo ou familiar e mesmo ganhando quase nada.

No começo, você precisa adquirir experiência e ganhar portfólio. Precisa mostrar que sabe fazer e, antes de tudo, precisa conseguir colocar em prática tudo o que estudou.

3 – Pratique e não espere cair do céu

Está difícil de conseguir uma vaga? Comece a praticar o que você aprendeu. Pode ser criando um blog seu ou até mesmo escrevendo artigos educativos no LinkedIn ou no Medium.

Lembre-se que praticar também inclui compartilhar o conhecimento adquirido. Além disso, escrever ajuda a fixar o que você aprendeu e você perceberá se realmente entendeu ou não de um assunto.

4 –  Inscreva-se em uma ferramenta de freelas

Pode ser mais rápido de conseguir uma oportunidade ao se inscrever em uma ferramenta de freelas. Para produtores de conteúdo, editores e revisores, ferramentas como Contentools e Rock Content têm inúmeras oportunidades.

Outras plataformas como Workana e 99freelas também têm oportunidades de freelancer, em áreas que vão além da criação de conteúdo. Não deixe de ver também no LinkedIn.

5 – Faça networking

Falando em LinkedIn, isso nos leva ao networking. Muitas oportunidades acabam vindo por indicação e você só terá ampliando o seu networking.

Após um trabalho realizado, as chances de ser recomendado aumentam. Você pode aumentar seu networking fazendo cursos presenciais ou participando de palestras e eventos, que são lugares onde a chance de encontrar pessoas da área são certas.

Ao participar de um evento ou curso, busque também sempre conversar com outras pessoas. Aproveite os intervalos em que essas interações são incentivadas. Dali podem surgir ótimas parcerias.

6 – Invista no seu marketing pessoal

O networking nos leva ao marketing pessoal. Você sabe como investir no seu? É certo que quanto mais pessoas na sua rede, mais chances você terá de conseguir uma oportunidade.

Mas não saia adicionando todo mundo apenas para aumentar seus contatos. As recomendações, na maioria das vezes, virão de quem já te conhece.

Existem algumas regrinhas que você pode aprender para trabalhar melhor seu marketing, algumas até já falamos aqui.

Um exemplo é compartilhar seu conhecimento e assuntos relevantes da sua área de atuação. Além disso, trabalhos para aprender na prática e ganhar experiência, mesmo que ainda sejam pontuais.

Outras dicas para, inclusive, trabalhar o seu perfil você aprende no workshop de LinkedIn da M2BR Academy.

7 – Crie um planejamento

Para trabalhar de casa com Marketing Digital, você precisa criar um planejamento. Não só de horário de produção, mas de entrega dentro do prazo solicitado.

E levar em conta que você pode precisar revisar ou alterar o que foi feito, então precisará contar com tempo extra. Quando houver mais de um cliente, precisa montar uma rotina com as tarefas e prioridades.

8 – Mantenha-se produtivo

Trabalhar de casa tem desafios (e muitas tentações). É a cama chamando depois do almoço. A TV ou Netflix com maratonas inacabadas. Coisas para arrumar. Pessoas chamando.

Se a sua escolha é trabalhar de casa, arrume um espaço para isso. E fale também com as pessoas que moram com você que está em horário de trabalho.

Outras opções para freelancers é ir até um café ou um espaço de coworking. O importante é não deixar a preguiça e a procrastinação te pegar e criar uma rotina produtiva de trabalho, mesmo que remoto.

Comece cedo e finja que está indo ao escritório. Crie uma rotina de trabalho mesmo para que a procrastinação não tome conta do seu dia e deixe as tarefas acumuladas.

9 – Crie uma rotina de estudo

Essa dica é para qualquer profissional de Marketing Digital que quer crescer na carreira. Principalmente para freelancers, que acabam tendo menos contato com outras pessoas e, consequentemente, trocam menos experiência.

Para mudar isso, é só seguir as dicas de criar seu networking e trabalhar seu marketing pessoal. E é muito importante também manter uma rotina diária de estudo. Ainda que por 30 minutos ou uma hora.

Use esse tempo para ler alguma coisa que vá melhorar seu trabalho e agregar um novo conhecimento. Lembre-se que estamos em constante aprimoramento e que as tecnologias avançam mais rápido ainda.

10 – Especialize-se e escolha um nicho

Como um profissional de Marketing T-shaped, escolha uma área para aprofundar seus conhecimentos. Pode ser a carreira de Mídias Sociais; ou ainda a carreira de Mídia Online.

A sua área ainda pode ser a de Criação de Conteúdo. Antes de aprofundar, uma opção para quem precisa ter a visão do todo é o curso de Estratégias de Marketing Digital da M2BR Academy.

Os alunos aprendem sobre Social, Planejamento, SEO, Marketing de Conteúdo, Google Ads, e muitos outros assuntos, para depois escolher aquele em que irá se especializar.

Compartilhe essa postagem: