Você sabia que o Instagram no mundo, em 2020, já contava com 1 bilhão de usuários cadastrados, sendo 99 milhões só no Brasil? As informações são do Statisa. Desse total, segundo a própria rede social, mais de 80% dos inscritos seguem uma conta institucional, ou seja, de empresas ou lojas. 

Portanto, se você ainda não utiliza o Instagram para vender, pode estar perdendo uma boa oportunidade de alcançar mais clientes e aumentar seu negócio. A rede social conta com um recurso exclusivo para vendas, o Instagram Shopping. É sobre ele que iremos falar no post de hoje. 

E se gostar do post assine a newsletter da M2BR Academy para receber mais conteúdos que vão decolar sua carreira! 

O que é o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é a ferramenta que permite que os lojistas exibam produtos com preços e informações, direcionando os usuários para compras através de links diretos para as páginas de produto. Assim, o cliente consegue finalizar a compra rapidamente. 

O recurso funciona de maneira semelhante às etiquetas de preço. Cada produto nas fotos recebe essa tag, o ícone da sacolinha, com nome e valor do item.

O diferencial que realmente funciona a favor das lojas é que não é apenas um mostruário, mas uma pequena loja que a marca pode criar na rede social. No feed principal das lojas, é possível ver entre as abas uma que é direcionada ao Instagram Shopping, com o ícone de uma sacola de compras.

Se o usuário estiver navegando pelo feed da loja, um ícone de sacolinha aparecerá no canto superior direito (se houver marcação naquela imagem para o recurso). Caso haja interesse pelo produto, seguindo com mais um clique, será direcionado para uma página com mais informações ainda no Instagram. 

Após ler as informações e selecionar a opção “ver no site”, o usuário será direcionado para o site da loja, podendo assim concluir a compra. Além disso, também tem a opção de direcionar o usuário para o perfil da loja, ou seja, diretamente para o processo de conversão.

Ou seja, mesmo quem não tem um site pode utilizar o Instagram Shopping. Nessa página de informações do produto, ao mesmo tempo em que se pode inserir um link para o site, é possível colocar um botão de checkout, sem ir para nenhuma outra página.

Essa opção permite que a compra seja finalizada dentro do Instagram, otimizando ainda mais o processo. Isso viabiliza que pequenos negócios tenham uma loja no Instagram de forma integral, com infraestrutura enxuta e totalmente funcional.

Benefícios de ter uma loja no Instagram Shopping 

O Instagram Shopping oferece vários benefícios para os lojistas. O primeiro a ser destacado é a melhoria no tráfego do site, pois o recurso direciona o usuário para a página da loja. Outro benefício é a melhoria na exposição dos produtos, pois, por meio da pesquisa por novas descobertas, mesmo quem não lhe segue, pode encontrar o produto e se interessar. 

Assim, a ferramenta proporciona processos de venda práticos, rápidos e seguros, tornando a jornada de compra do cliente muito mais atrativa. Isso conta demais na hora da escolha definitiva sobre comprar ou não. 

Passo a passo

Agora que você já sabe o que é o Instagram Shopping e conhece os benefícios, chegou a hora de aprender a utilizar o recurso. Vamos lá? 

Primeiramente, é preciso ter um perfil comercial no Instagram. Para isso, o usuário deve acessar as configurações, conta e depois selecionar a opção de mudar para conta comercial. 

Em seguida, é a vez de cadastrar os produtos. Esse cadastro é feito por meio do gerenciador de anúncios do Facebook. É preciso ter uma página da sua loja na rede social, integrada ao Instagram, e você deve ser o administrador. 

Então, no gerenciador de anúncios, busque por gerenciador de catálogos e clique em “Criar catálogo”. Selecione a opção ‘comércio eletrônico’ para importar seus produtos e clique em avançar. Agora é a hora de incluir os produtos.

Se a sua loja é pequena, você pode incluir os produtos um por um, manualmente. Agora, se o seu comércio é de médio ou grande porte, há também a possibilidade automática, por meio de um catálogo XML. Para isso, vá até a aba “Fontes de Dados de Produtos” e “Add Data Source”. Depois, basta manter o arquivo atualizado. 

“Postei uma foto com alguns produtos no Instagram e quero direcionar para a loja. Tem como?” A resposta é sim. Para marcar, basta tocar na foto, pesquisar os produtos pelo nome e, se já estiverem no catálogo, irão aparecer nas opções. Depois, é só selecionar, salvar e pronto. 

Dicas para destacar a sua loja 

Depois de criar a sua loja no Instagram Shopping e atualizar o catálogo, é preciso pensar em estratégias para destacar seu negócio. O primeiro passo são as fotos. Como o Instagram é uma rede social visual, são as fotos que irão chamar a atenção do público. 

Faça as fotos do seu produto como se elas fossem para um catálogo de publicidade. Escolha ambientes com uma boa iluminação, opte por ângulos que valorizam os detalhes de cada item e, se possível, faça fotos de alguém utilizando os produtos. Além disso, capriche no cenário e coloque elementos decorativos que tenham a ver com a sua marca, mas cuidado com os excessos, para que a decoração não chame mais atenção do que as peças. 

O segundo passo é verificar todos os links. Já pensou se o cliente se interessa pelo produto e, quando clica, acaba sendo direcionado a uma página que não está funcionando? Além de causar frustração, isso pode fazer com que o usuário não sinta confiança na sua loja e desista da compra. 

Outra dica é investir em anúncios, para que a sua página seja vista até por quem não lhe segue. Isso aumentará as chances do seu produto aparecer para mais pessoas. Os anúncios podem ser segmentados, ou seja, você pode escolher o público-alvo que deseja alcançar. 


Então, já sabe como utilizar o Instagram Shopping? Para se aprofundar mais no assunto, confira os cursos da M2BR Academy e comece a investir no seu futuro!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *