Marketing na Páscoa: oportunidades de vendas para além dos chocolates

Categorias Empreendedorismo

Está chegando uma das datas mais importantes para o comércio, a Páscoa. A data do calendário cristão tem raízes no paganismo e é comemorada até por aqueles que não são religiosos. Afinal, comemorar o renascimento e a esperança em família ou entre amigos é algo que faz bem para todos, não é mesmo? Dessa forma, nesse período todas as marcas focam em fazer campanhas de marketing, seja para vender ou fortalecer a imagem da empresa. 

Os ovos de chocolate e os coelhos da Páscoa são os mais famosos do período, uma época perfeita para quem trabalha com culinária, especialmente doces. Entretanto, negócios de outros segmentos também podem aproveitar as celebrações para atrair e reter clientes, desde que sejam feitas com criatividade. 

Levando em conta que a Páscoa de 2022 se aproxima, selecionamos oportunidades e insights para aproveitar a festa e vender mais. Continue lendo para saber mais. 

Dicas para uma boa campanha de Páscoa 

Utilize símbolos nas campanhas de Marketing 

Deixe os coelhinhos da Páscoa tomarem conta da decoração do seu negócio, assim como das campanhas de Marketing. Manter a identidade visual em sintonia com o tema irá chamar a atenção do público que está envolvido pela energia do período, atraindo um novo visitante, seguidor ou até cliente.  

Cuidado para não focar apenas no público cristão 

Apesar da Páscoa em vários países, inclusive no Brasil, ser uma data tradicionalmente cristã, lembre-se que pessoas de outras religiões ou até quem não possui credo algum costumam comemorar a época. Então, nas campanhas, é importante ter atenção para não focar somente no cristianismo, excluindo assim outros públicos e possíveis clientes. 

Além disso, seja cuidadoso com relação a não ofender pessoas por suas crenças ou qualquer outra característica pessoal. Por isso, se desejar criar conteúdos com o tom mais descontraído, evite brincadeiras que possam soar ofensivas. Se tiver alguma dúvida sobre um conteúdo, pergunte para pessoas da religião em questão para ter certeza se é mesmo uma boa ideia postá-lo

Ofereça brindes

A Páscoa, assim como o Natal,tem toda uma energia de amor e união, sendo assim, que tal aproveitar o período para oferecer pequenos brindes juntos com as compras dos clientes? Podem ser pequenos ovos de chocolate, trufas, bombons, entre outros. Além de aproveitar a data, os clientes sairão super satisfeitos e com as sensações de acolhimento e pertencimento.

Aposte nos valores 

Por falar em amor e união, analise e liste todos os valores relacionados à Páscoa e trabalhe em suas campanhas, como a renovação e a esperança. Esses valores tocam os corações até de pessoas que não possuem religião ou que não têm interesse algum na data. 

Ao invés de focar somente em ovos de chocolate e coelhos, você pode utilizar ícones como esses na peça, mas citar os exemplos acima no texto. 

Que tal um sorteio ou promoção de Páscoa? 

O momento pode ser proveitoso para aumentar o engajamento do seu site e redes sociais, por meio de promoções ou sorteios. Você pode anunciar cupons de desconto com identidade e nomes relacionados à Páscoa. 

E para manter seu público-alvo engajado, os sorteios são boas alternativas. Uma boa pedida é criar um kit com seus produtos e produtos de parceiros, além de um chocolate que não pode faltar. 

Além das promoções e sorteios, para fazer o cliente chegar até o prêmio, é possível criar um jogo, como fez a ferramenta de análise de concorrência SEMrush, em uma das suas ações de Páscoa. A empresa conseguiu aproveitar a data comemorativa criando um jogo chamado Caça ao Ovo. Era necessário logar na ferramenta e procurar os ovos. Quem achasse 15 deles teria acesso a uma lista com as 10 mil palavras-chave mais pesquisadas em 10 países. 

Acompanhe as tendências 

O Google Trends é uma ferramenta simples que oferece indicadores válidos e confiáveis do que as pessoas em determinado país estão pesquisando naquele momento. Acompanhe as tendências de busca durante a Páscoa e veja como pode a sua empresa pode corresponder àquela necessidade ou curiosidade do cliente. 

Na plataforma, você pode também colocar palavras-chaves importantes para o seu negócio (sorvete, fantasias, flores, entre outros) e entender qual o período em que ela apresenta o maior número de buscas. 

Também serve para entender como montar kits de produtos para épocas sazonais, como cestas de presentes, e quais brindes ou prêmios de promoções podem ser mais atrativos naquela época. 

Bons exemplos 

Tok & Stok 

A loja de casa e decoração Tok & Stok aproveitou a Páscoa para uma campanha super legal de Email Marketing. A empresa apostou em um visual bem atrativo e temático para promover sua linha especial de utensílios de cozinha especiais para a Páscoa, que podem ser utilizados no almoço de domingo, por exemplo.

Você não precisa desenvolver produtos ou serviços especiais de Páscoa, como a Tok & Stok. No entanto, pode adaptar o que você já oferece em uma campanha para a data. Vamos imaginar uma loja de roupas, dá para fazer promoções de vestidos e roupas mais casuais para o almoço em família. 

Burger King

Esta foi uma campanha de Halloween, mas tão legal que pode ser reaplicada na Páscoa. A ação permitia a retirada grátis de um sanduíche Whopper para quem fosse ao drive-thru “voando” em uma vassoura. Nas 172 unidades participantes o Burger King distribuiu cerca de 140.000 sanduíches, um número quase três vezes maior do que o prometido, que eram de 300 unidades por loja.

A ideia pode ser aproveitada na Páscoa, substituindo obviamente a vassoura de bruxa por algum adereço que lembre o período atual. 

Laguna Tourist Hotel 

Como na Páscoa é um feriadão que inicia na sexta-feira, muitas famílias aproveitam para viajar. O setor hoteleiro pode usufruir do período para atrair novos hóspedes criando pacotes especiais. 

Foi o que fez o Laguna Tourist Hotel que, através do e-mail marketing, convidou as pessoas a viajarem e passarem o feriado ao lado de quem amam, explorando os sentimentos de amor e união, comuns na Páscoa.

Coelhinho do Marketing, o que trazes pra mim na Páscoa? 

Como você pode perceber, com as estratégias e linguagens corretas, o sucesso e os valores trabalhados na Páscoa podem ser aplicados em qualquer empresa, mesmo em segmentos que não ofereçam produtos ou serviços relacionados. 

Você tem algum case de sucesso ou estratégia que deu errado sobre a Páscoa para compartilhar com a gente? Conte nos comentários.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.