Dia do cliente: Como aproveitar essa data?

Categorias E-commerce

Você conhece o dia do cliente? Todo dia 15 de setembro, acontece essa celebração do consumidor. Na prática, esse dia existe para ajudar a compensar um mês que não têm nenhum grande apelo comercial atrativo. 

Caso você não conheça essa celebração, não tem problema. Esse é o momento perfeito para conhecer, se preparar para esse ano e entender como otimizar a relação com o cliente ou o potencial cliente. É isso que você aprenderá neste post. 

E se gostar do conteúdo, não esqueça de assinar a newsletter da M2BR Academy, para ficar por dentro de todas as novidades. 

Comece a se preparar agora

Como mencionamos, a data do dia do cliente é 15 de setembro, mas o ideal é que você comece a se preparar um pouco antes, para lançar a campanha na semana do dia 15

Essa data é um pouco diferente de outras das maiores, como o Dia das Mães e o Natal, que envolve a compra de presentes e uma grande preparação. Também não é como a Black Friday, que existe muita competição e é bem conhecida. 

Ou seja, o ideal é começar um pouco antes do dia 15, para deixar o seu cliente “no hype” e preparado para o evento.

Prepare um bom desconto e o frete grátis

Essas são dicas que sempre funcionam. Afinal, todo mundo quer pagar menos. Uma boa ideia, para mostrar como a promoção é grandiosa, é trazer um desconto em toda loja, se possível. Quanto maior a percentagem, maior é a percepção de valor por parte dos clientes. 

É claro que qualquer desconto precisa ser muito bem estudado. Essa é uma ferramenta estratégica que permite sacrificar um pouco da margem de lucro para atrair mais vendas. É algo a pensar e alinhar bem com uma mensagem de foco no cliente. 

O mesmo se aplica ao frete. A diferença é que você está arcando com os custos do transporte, ou fazendo uma parceria com empresas de transporte, o que seria ainda melhor.

Desconte o seu carro-chefe

Se não for possível fazer um desconto no site todo, o seu produto de maior destaque é uma ótima segunda opção. Afinal, ele é o que você tem de mais valioso para oferecer, mostrando mais uma vez para o cliente como ele é importante. Além disso, como é o seu produto mais impactante, maior é a chance dele encantar o cliente

Existem duas formas de encontrar esse produto. Você pode analisar as suas métricas internas, entendendo qual é o maior responsável pelo maior “pedaço” do seu faturamento. Outra opção, é ouvir o próprio público, com uma pesquisa nas redes sociais. O maior cuidado é com o estoque, já que não adianta oferecer um ótimo desconto sem ter estoque para cobrí-lo. 

Ofereça algum benefício para o cliente recorrente

É sempre mais vantajoso manter um cliente do que conquistar um novo. Por isso, essa é uma excelente oportunidade para celebrar quem já compra de você. Você pode lançar uma série de benefícios para quem compra, com diferentes recompensas para diferentes níveis de “paixão”. 

A ideia é fazer algo muito semelhante a um clube de vantagens. E se a ideia der certo, pode até ser algo mais permanente. 

Faça concursos ou sorteios

Concursos e sorteios dão um certo trabalho, mas seu engajamento tende a ser muito interessante. Pense numa mecânica criativa se baseando nas clássicas, como a melhor foto, vídeo ou frase, mas envolvendo a temática do dia do cliente. Nesse caso, pode ser a melhor história envolvendo seu produto, ganha o prêmio. Claro, você também precisa pensar em um prêmio cativante. 

Cresça o seu momento Uau! 

Se você ainda não investe no “momento Uau!” essa é a hora de começar. Esse é o momento em que o cliente tem contato com seu produto, por exemplo, quando ele chega em sua casa. Nesse dia, você pode dar uma incrementada nesse momento para ele ser ainda mais especial. Que tal uma embalagem diferenciada ou um brinde ao abrir o produto? 

Crie um conteúdo agradecendo o cliente

Todas as ações acima custam dinheiro, mas se nenhuma delas for possível, qualquer empresa consegue fazer um conteúdo especial agradecendo o cliente. Pode ser algo mais pessoal, como uma cartinha enviada aos clientes mais fiéis ou um post mais amplo nas redes sociais. Se você puder, produzir um vídeo torna a relação ainda mais especial. 

Você ganha ainda mais pontos se trouxer clientes reais para esses conteúdos. Por exemplo, uma loja de moda pode criar um fashion show virtual com seus clientes usando seus produtos. 

Cases interessantes de dia do cliente

Agora que já discutimos algumas ideias, vamos a cases interessantes de dia do cliente para você se inspirar. 

O Buscapé usou micro influenciadores para destacar a semana do cliente no seu agregador de ofertas. Como faz todo o sentido com a marca, valeu o investimento em fazer algo enorme. 

Lojas do varejo, como as Casas Bahia e o Ponto Frio apostaram nas lives para apresentar suas ações diferenciadas do dia do cliente. 

Supermercados, como o Superprix, prepararam um café da manhã super especial para os seus clientes, com bolos, pães, frutas e muito mais. Esse tipo de ação é um pouco mais complicada durante a pandemia, mas fica a ideia para o futuro. 

Os exemplos acima são focados em empresas que vendem produtos para o segmento B2C. Mas, mesmo em uma empresa de prestação de serviços ou uma empresa B2B pode realizar uma ação de dia do cliente para lembrar o seu público

O dia do cliente é uma ótima forma de celebrar a pessoa mais importante em qualquer empresa. Além disso, permite movimentar um mês que não é dos mais fortes no varejo. Por fim, também é importante como aquecimento para a Black Friday. 

É verdade que o dia do cliente ainda não está tão forte quanto as datas mais consolidadas. Porém, isso é uma ótima oportunidade para mostrar que a sua empresa está sempre inovando e de olho nas tendências

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy para receber ainda mais conteúdo! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.