WhatsApp

Transforme seu conteúdo com 10 apps de edição

edição de vídeos

A recente mudança no Instagram que transformou grande parte do conteúdo em formato Reels mostra o quanto os vídeos têm sido valorizados na internet. O melhor é que conteúdos desse tipo têm atraído os usuários e se tornado mais fáceis de serem produzidos, uma vez que aplicativos para edição de vídeo permitem editar e montar seus videoclipes como preferir, de forma fácil e rápida.

Impulsionado especialmente pelo sucesso de plataformas como o TikTok e o Kwai, a Meta quer investir cada vez mais em conteúdo em vídeo. Essa decisão não é baseada em achismos, mas sim em dados: usuários do Instagram passam 20% do tempo assistindo aos vídeos curtos na plataforma, aponta relatório da Meta. 

Por que investir em vídeos 

Segundo o estudo ‘Inside Vídeo’, lançado pela Kantar IBOPE Media em março de 2021, 99% dos internautas do Brasil consomem vídeos em diferentes telas e dispositivos.

O relatório aponta que o mercado brasileiro consome este tipo de conteúdo mais do que a média global: em 2020, 80% dos brasileiros assistiram vídeos on-line gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros.

Falando de streaming, entre 2019 e 2021, o consumo semanal no país cresceu 320%. A Netflix é a principal, mas outras plataformas como Prime Video (da Amazon), Apple TV, Star + e Disney Plus começam a se destacar entre os usuários. A Globo, por exemplo, que é um dos gigantes da TV aberta mundial, resolveu garantir espaço neste mercado e entrou na corrida com o seu Globoplay. 

Levando em conta este cenário, toda empresa que deseja se destacar nas redes sociais precisa começar a investir mais na criação de vídeos. Com isso, irão alcançar até pessoas que ainda não seguem a marca, ampliando o engajamento e até aumentando o número de potenciais clientes. 

Editar vídeos ficou mais fácil com ajuda de apps

Há algum tempo, editar vídeos era algo que só poderia ser feito por profissionais ou por alguém que tivesse pelo menos alguma familiaridade com a prática. Esse cenário mudou com o surgimento e popularização de aplicativos de edição.  

Essas ferramentas estão disponíveis para Windows, Android e IOS e podem ser baixadas facilmente. A maioria possui recursos gratuitos e pagos, permitindo com poucos cliques cortar, colocar trilhas sonoras, legendar e até acrescentar filtros nos vídeos. 

Separamos alguns deles para você explorar a sua criatividade.

Melhores aplicativos de edição de vídeo 

Para computador 

Shotcut 

Começando pelo básico, se você nunca editou vídeos na vida e precisa fazer edições simples, o Shotcut é uma boa opção. O aplicativo de código aberto é gratuito e  está disponível para Windows e IOS. O download pode ser feito no próprio site do Shotcut

Magisto

O Magisto é um aplicativo online de edição de vídeos voltado exclusivamente para as redes sociais. Nele, o usuário encontra templates prontos criativos para vídeos e stories, com a possibilidade de criar montagens dinâmicas utilizando suas fotos. 

A ferramenta ganhou o prêmio de aplicativo trend do ano da Apple, em 2019. Não é necessário fazer download, basta acessar o site e aproveitar as opções diversas para criar à vontade. O Magisto possui recursos gratuitos e também planos de assinatura que custam a partir de $5 dólares por mês. 

Movavi 

O Movavi é um programa de edição de vídeo, disponível para Windows e IOS, para usuários iniciantes e intermediários. Sua interface é simples de entender, mas apresenta alguns recursos mais aprofundados. 

A ferramenta oferece funções de cortar, juntar cenas, colocar trilha sonora, fazer ajustes de cor, acrescentar efeitos, entre outras. Além dos recursos de edição, há também a possibilidade de gravar a tela e converter vídeos para outros formatos de arquivo. 

Segundo os criadores do Movavi, com apenas 20 minutos é possível dominar suas funções, pela interface fácil de navegar. O editor possui uma opção paga e outra para teste. O download está disponível no site

Filmora (Wondershare Video Editor)

Se você é iniciante na edição de vídeos, o Filmora (Wondershare Video Editor) pode ser uma boa opção. Disponível para Windows, IOS e Android, o aplicativo permite o uso tanto no computador quanto no Smartphone. 

Com interface simples, o Filmora traz os principais recursos básicos de edição, com o diferencial de permitir editar vídeos 360 graus, o que é uma grande vantagem especialmente para quem grava este tipo de vídeo pelo celular.

O aplicativo oferece até 10 projetos gratuitos. Depois disso, é necessário pagar valores que variam de $39.99 a $119.99, dependendo do tipo de versão escolhida.

Adobe Premiére 

O Premiére faz parte do pacote Adobe e é um dos programas de edição profissional mais utilizados no mundo inteiro. A ferramenta possui recursos dos mais simples até os avançados, portanto pessoas que nunca editaram vídeos na vida podem encontrar uma certa dificuldade. 

Para celular 

VivaVideo

O VivaVideo é um aplicativo para edição de vídeo, disponível para os Android e iOS. Com recursos pagos e gratuitos, a ferramenta possui funções como cortar, mesclar, adicionar texto, acrescentar música e até filtros na imagem. 

O editor é uma ótima opção para empreendedores e Influenciadores que desejam gravar e editar seu conteúdo para as redes sociais de forma simples e rápida. A interface do aplicativo é intuitiva, permitindo que qualquer pessoa possa editar direto do seu smartphone. 

Inshot

O Inshot é o aplicativo mais popular de edição de vídeos para celular. Disponível para Android e IOS, pode ser explorado por usuários com diferentes níveis de habilidade em edição de vídeo. Nele, é possível ocê redimensionar imagens, fazer cortes, transições, adicionar trilha sonora, entre outras ações. 

CapCut 

Trrata-se de um aplicativo gratuito e super completo para fazer edições rápidas pelo celular. O CapCut traz funções como corte, reposicionamento de trechos do vídeo, inserção de trilha, efeitos, filtros e o famoso recurso de legendas automáticas.

Legendar vídeos é fundamental, tanto pela questão da acessibilidade quanto pelo fato de, muitas vezes, os usuários estarem sem fones e em locais que não podem ligar o som. Logo, acrescentar legendas permite que o conteúdo em vídeo seja acessado e compreendido por mais pessoas, em qualquer lugar. O CapCut está disponível para Android e IOS. 

VLLO 

Aplicativo prático, especialmente para edição de vídeos para as redes sociais. Oferece recursos como correção de cor, transições, camadas de vídeo e também as funções básicas como cortar. Um dos diferenciais do VLLO é a possibilidade de salvar vídeos sem a famosa marca d’água, mesmo em resolução 4K. O editor está disponível para Android e IOS. 

 InVideo Filmr 

Com interface simples e intuitiva, o Filmr é um bom aplicativo para editar Stories e Reels, pois possui design vertical. O usuário tem acesso a filtros, trilhas e transições exclusivas e consegue compartilhar o resultado final direto nas redes sociais.

Compartilhe essa postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *