Você certamente já conhece e já usa o WhatsApp no seu smartphone. Mas, e o Telegram? O aplicativo russo é notório por aproveitar as falhas dos concorrentes para ganhar usuários, como em 2019 quando ganhou 3 milhões em um único dia. Contudo, 2020 foi o ano do Telegram. Foi uma média de 1,5 milhões de usuários por dia, chegando ao total de 500 milhões. Mas, o que essa ferramenta tem de tão especial? 

Quem usa o Telegram defende que ele é bem melhor que o WhatsApp, sendo mais completo e confiável. Independentemente das opiniões pessoais, a ferramenta está fazendo muito sucesso, o que significa que profissionais de marketing precisam ficar de olho

É isso que vamos falar neste post. Continue lendo e entenda os benefícios do Telegram, seus diferenciais para o WhatsApp e como encaixá-lo na sua estratégia de marketing

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy

Quais são as vantagens e diferenciais para o WhatsApp?

Parte das vantagens do Telegram é por conta de melhorias em relação ao que é feito no WhatsApp. Por exemplo, o tamanho dos arquivos. No WhatsApp existe um limite de 100 MB, enquanto no Telegram esse limite é de 2 GB. 

Outra grande vantagem é no uso do aplicativo no desktop ou notebook. No WhatsApp, você precisa manter o smartphone conectado, enquanto no Telegram isso é dispensado. Basta acessar o programa uma vez pelo celular e você nunca mais precisa. Para empresas que precisam atender diversos clientes, isso é uma grande vantagem. 

Outra vantagem é em relação às mensagens deletadas. No WhatsApp, você tem um limite de tempo até poder fazer isso e ainda fica a informação de que a mensagem foi deletada. No Telegram, você pode excluir e editar mensagens sem ninguém saber. 

Também existem diferenças em relação ao armazenamento. O Telegram usa a nuvem, enquanto o WhatsApp usa o próprio celular. Outra diferença legal é o uso dos Bots. São robôs que podem ser convidados a participar das conversas, para as mais diversas utilidades, como enquetes. 

Por fim, um dos grandes diferenciais do Telegram é em relação à privacidade. Além de ter uma criptografia bem forte de ponta a ponta, os criadores do programa se comprometem em não divulgar os dados dos usuários para terceiros. 

Além dessas maiores, existem outras funcionalidades do aplicativo que são bem interessantes, especialmente para empresas: 

  • O perfil pode ser personalizado com foto, nome da empresa além de um link para o site;
  • Áudios podem ser gravados assim como no WhatsApp, com a vantagem de que podem ser reproduzidos a velocidades aceleradas;
  • Grupos podem ter até 200 mil usuários;
  • Mensagens e conversas podem ser fixadas no topo do chat e da lista de contatos;
  • Canais permitem uma comunicação com ainda mais pessoas, com a diferença de que o conteúdo é unilateral.

Quais são as funcionalidades mais interessantes do Telegram para criadores de conteúdo? 

Mas, como transformar essas funcionalidades em algo interessante para sua estratégia de marketing de criação de conteúdo? Primeiramente, os grupos e canais do Telegram são uma ótima forma de manter contato direto com seu público. Você pode nutrí-lo com conteúdo e também receber insights da audiência. 

Canais 

Essa é uma forma de manter o relacionamento atualizado. Você pode enviar novidades da marca, lançamentos de produtos, conteúdos interessantes e muito mais. Como só o dono do canal fala, você consegue manter a conversa organizada, mas sem perder o feedback usando outras ferramentas. 

Grupos

Já os grupos são para conversas mais controladas. Existe mais interação, já que permite respostas, o que significa que é ideal para leads. Ele possui alguns recursos para ajudar a organizar a conversa, como hashtags e menções. 

Enquetes e pesquisas

Por exemplo, pode fazer enquetes e pesquisas. É um recurso extremamente simples, mas que permite reconhecer bastante informação sobre as personas, gerando insights para a produção de conteúdo, para o atendimento, para novas abordagens de venda e muito mais. 

Bots

Mencionamos acima os bots, e eles também podem ser usados como parte da estratégia de marketing para agilizar o atendimento e facilitar a conversa. Eles podem ajudar a resolver os problemas mais simples, sendo eficiente tanto para o usuário quanto para sua empresa. 

Insights

Essa é outra vantagem do Telegram. Já mencionamos muito no blog a importância da análise de dados, e o aplicativo já tem um ferramenta embutida nesse sentido. Você pode acompanhar diversas estatísticas do grupo ou canal, como: 

  • Conteúdos que mais interessam os usuários;
  • Dias e horários em que existem picos de acesso;
  • Fontes de inscritos no canal;
  • Usuários mais relevantes, por mensagens mais enviadas;

Múltiplas contas

Além da vantagem de não precisar ter um smartphone conectado para gerenciar as contas, no Telegram desktop você consegue gerenciar múltiplas contas de até 3 números diferentes. Não é preciso fazer logout de uma conta para outra. 

Como usar o Telegram na sua estratégia de Marketing? 

Para aproveitar todas essas funcionalidades e vantagens, é preciso pensar na sua estratégia específica. Ele pode ser uma ótima ferramenta para gerar leads e fazer networking. Além disso, você pode criar uma comunidade no Telegram facilmente em torno do seu conteúdo e da sua empresa. Dependendo do número de pessoas, pode ter um grupo ou um canal. 

Essa pode ser uma ótima ferramenta para o fluxo de nutrição. Ao invés de acessar o blog para ver seus novos conteúdos, o Telegram pode ser uma forma de receber os novos posts do seu blog, os eBooks mais completos e muito mais. Você ainda pode lançar esses conteúdos no Telegram antes de divulgar em outros canais, para aumentar a sensação de exclusividade.

Eventualmente pode até falar em vendas pelo Telegram, mas esse processo geralmente tende a ter melhores resultados quando é mais direcionado e segmentado. 

Como vimos, o Telegram pode ser uma ferramenta muito interessante para o marketing da sua empresa. Mas, como sempre, é o público que dita a ferramenta mais adequada. Afinal, é preciso que ele a use ativamente para que ela tenha sucesso. 


Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy para ficar por dentro de todas as novidades e ferramentas que podem fazer parte da sua estratégia!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *