Podcasts para escutar durante a quarentena

Categorias Conteúdo, Marketing de Conteúdo

Os podcasts se tornaram uma das principais formas de se distrair, acompanhar as notícias e aprender novos conhecimentos. Ao longo do tempo, eles foram se tornando cada vez mais bem produzidos, aumentando não somente sua relevância mas também sua qualidade. 

Afinal, são um conteúdo bem simples de consumir, sendo perfeito para ouvir enquanto você lava a louça, passa a roupa ou faz qualquer outra atividade que não demanda tanta atenção. 

Na quarentena, eles podem ser uma grande arma para ajudar a manter um pouco da saúde mental. Como vimos acima, os objetivos dos podcasts de se distrair, se informar e aprender algo se tornam ainda mais relevantes. Então, confira alguns podcasts que podem ajudar antes, e depois, da quarentena

1 – Nerdcast

Começando pelo maior podcast brasileiro. O Nerdcast é um dos pioneiros do segmento no Brasil, sendo lançado em 2006, quando o assunto muito pouco se falava de podcasts. 

É um podcast altamente recomendável, pois é um dos poucos que cumpre os principais objetivos acima. Os temas são bem variados, assim como o quadro de convidados. Ou seja, em um podcast você pode estar rindo sobre as histórias de carnaval e em outros aprendendo com um doutourando em biologia. 

Aproveitando o gancho, se você não conhece, as lives do Átila Iamarino se tornaram uma das melhores fontes de informações confiáveis e simples de serem assimiladas do coronavírus. 

O biólogo e doutor em virologia despontou para o Brasil no próprio Nerdcast. Ele começou com um convidado esporádico, quando o assunto pedia uma opinião mais especializada, e rapidamente se destacou por ter uma incrível combinação de conhecimento e didática. O sucesso foi tão grande, que ele ganhou um canal próprio no YouTube para falar de ciência. Ou seja, ele pode passar um conteúdo que é muito díficil de forma bem simples, e é por isso que suas lives são um sucesso. 

Ou seja, sem dúvida um dos maiores podcasts do Brasil, sem dúvida, o Nerdcast é uma grande recomendação. 

2 – Braincast

Outro dos maiores podcasts brasileiros, o Braincast é especialmente importante para os profissionais de marketing. É um podcast que fala sobre comunicação e criatividade, abordando uma infinidade de temas. Por exemplo, entre os episódios mais recentes existem alguns sobre o papel das marcas durante a crise do Covid-19 e como fica a comunicação entre as pessoas durante a quarenta. 

Como o coronavírus é o assunto do momento, é claro que é um dos temas mais abordados pelo podcast. Contudo, seus conteúdos são bem variados, sempre buscando trazer discussões novas e interessantes. 

3 – Business Wars e Guerras Comerciais

A Wondery é uma produtora com diversos podcasts interessantes. Entre os principais, está o Business Wars. A ideia é muito interessante, contar a história de duas marcas rivais ao longo do tempo, como Coca-cola e Pepsi, Boeing e Airbus, Amazon e Walmart e diversas outras. 

O podcast original é em inglês, mas a versão em português foi lançada recentemente. O Guerra Comerciais começou com a interessante batalha da Nike contra a Adidas. Além de ser muito bem produzido, o podcast é uma ótima forma de aprender algumas das práticas das maiores marcas, com suas histórias de sucesso e fracasso. 

4 – The Daily

Além da distração, é preciso se manter informado do que acontece no mundo. Esat é proposta do The Daily. Também em inglês, este podcast do NY Times tem apenas 20 minutinhos, com um resumo de todas as notícias que você precisa saber. Ou seja, é uma ótima forma de se manter informado, sem precisar gastar muito tempo. 

5 – Resumocast

O Resumocast tem uma premissa bem interessante. É um podcast que faz resumos de livros, focados no empreendedorismo. Também é uma ótima forma de aprender durante a crise com pessoas que alcançaram seus objetivos. É outro podcast mais curto, muito fácil de assimilar. 

6 – Dicas curtas

O Dicas Curtas não é exatamente um podcast, mas uma família de podcasts. Como o nome deixa claro, é um conjunto de podcasts com o objetivo de trazer dicas rápidas sobre vários temas, desde finanças até saúde. Vale a pena conhecer para ficar bem atualizado. 

7 – Rapaduracast

O Rapaduracast, do site Cinema com Rapadura é apenas um exemplo. É um podcast voltado para o universo do cinema, em que os apresentadores discutem e são apaixonados, pelo assunto. É apenas um exemplo da enorme quantidade de podcasts que existem sobre os mais variados assuntos

Qual é o seu hobby preferido? Sejam esportes, games, música ou qualquer outro, certamente existe uma grande quantidade de podcasts falando sobre o assunto. Vale a pena procurar pelos seus temas preferidos, que você certamente vai encontrar algo do seu gosto. 

Por exemplo, para quem gosta de ciência, o Fronteiras da Ciência é uma grande recomendação. O programa, recebe diversos cientistas que conversam de forma mais informação sobre temas variados, mas sempre com a ciência como norte. 

Outro ótimo exemplo é o Beercast, um podcast de cerveja. Para quem gosta de explorar cervejas diferentes, nacionais e internacionais, artesanais ou não, é uma ótima pedida. Já o Matando Robôs Gigantes foca em videogames enquanto o 2 Pontos fala sobre basquete. Enfim, a lista de podcasts é praticamente infinita. 

Esta é uma das melhores formas de se distrair durante a quarentena. A maioria dos podcasts tem esta sensação de com os amigos. Então, nada melhor do que ouvir uma conversa dos seus assuntos preferidos. 

8 – Escriba café

Um podcast que é um pouco diferente dos anteriores. Este não é uma conversa, mas sim um contador de histórias. Ou seja, ele foca mais na produção, com um roteiro e uma sonoplastia impecáveis, ao invés da conversa de improviso que marca a maioria dos podcasts. O objetivo do Escriba Café é contar as mais diversas histórias, que vão desde lendas até fatos reais, como grandes eventos históricos.  

9 – Café Brasil

Finalizando a lista de recomendações de podcast com outros dos mais ouvidos no país. O Café Brasil é um podcast completo, recebendo os mais diversos especialistas em assuntos que vão desde economia e política, até comportamento humano. Também é uma ótima recomendação para quem quer ficar antenado e ouvir discussões bem interessantes. 

O que você acha da lista? Com estes podcast, você fica muito mais bem informado e consegue se distrair durante o momento de quarentena. No blog da M2BR Academy, você também encontra diversos conteúdos para ajudar a manter a mente ocupada neste momento difícil. Então, assine a nossa newsletter e não perca nenhum! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *