O que é SEO – Search Engine Optimization?

Categorias Artigos, Conteúdo, Marketing Digital, SEO
O que é SEO - Search Engine Optimization - Blog da M2BR - Thumb

O que é SEO - Search Engine Optimization - Blog da M2BR

SEO significa “Search Engine Optimization.” É o processo de obtenção de tráfego orgânico ou resultados da pesquisa naturais nos motores de busca.

Estar posicionado de forma estratégica nos principais resultados de busca faz toda a diferença para o sucesso de qualquer empresa. As técnicas de SEO resultam em diferenciais competitivos, tais como: maior presença online, fixação da marca como referência e aumento das vendas, já que os clientes em potencial se baseiam na maioria das vezes nos resultados orgânicos das  pesquisas que realizaram.

Mas afinal de contas, o que é SEO?

Mas afinal de contas, o que é SEO - Blog da M2BR

Sigla pra o termo Search Engine Optimization ou Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, o SEO é composto por uma metodologia de estratégias usadas para aumentar a quantidade e a qualidade de visitantes para um site, através da obtenção de tráfego orgânico (resultados de pesquisas naturais) nos motores de busca (SERP) – incluindo o Google, Bing, Yahoo entre outros motores de busca.

Importante lembrar que o SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

Qual a vantagem do SEO?

Qual a vantagem do SEO - Blog da M2BR

A base do trabalho de SEO é obter novos visitantes de forma natural (orgânica) e, com mais visitas, aumentar suas chances de conversão. Com um bom trabalho de SEO, você pode melhorar suas vendas, número de visualizações de página, assinantes de feeds, ou qualquer outra métrica de conversão que você estipule.

Usuários qualificados, melhores resultados

Usuários qualificados, melhores resultados - Blog da M2BR

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo uma vez que criar conteúdo, contratar uma assessoria de imprensa, medir os resultados e persistir é uma tarefa árdua, que exige confiança nos especialistas que foram contratados e nem sempre as empresas estão dispostas à esperar por estes resultados.

Sendo assim, com uma boa estratégia de Marketing aliada a uma excelente otimização é possível gerar tráfego qualificado de pessoas com interesse de conhecer seu produto ou obter a informação de que seu site dispõe.

Com esse tráfego qualificado, é possível que marcas e empresas de pequeno a grande porte alcancem uma boa representatividade em relação às buscas relacionadas ao seu mercado, que passa a formar a sua opinião e, portanto, influenciar as pessoas ao seu redor.

OBS: Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você paga para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.

Resumindo, o SEO é uma ótima ferramenta de Marketing para agregar valor a seu site / produto. Porém a otimização é uma atividade longa e contínua, sendo assim, é provável que o resultado de seus esforços demorem para aparecer. Para isso, mantenha-se informados das constantes mudanças dos buscadores e mantenha seu site ativo regularmente, sempre inserindo um conteúdo rico e único para seu usuário, trabalhe bem as palavras-chave e monte sua estratégia para alcançar o sucesso!

cta-curso-de-seo-na-prática-m2br-academy

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

3 comentários em “O que é SEO – Search Engine Optimization?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *