Dicas para fazer vídeos em casa

Categorias Conteúdo, Marketing Digital

Você tem uma preocupação de como fazer vídeos em casa? Afinal, esta mídia é a líder em consumo de dados e os próprios celulares refletem o comportamento do público em relação a este conteúdo. Ou seja, os aparelhos estão voltando a ficar maiores para facilitar o consumo de vídeo. Porém, com a quarentena por conta do COVID-19, existem consequências para esta mídia

Primeiramente, a demanda por vídeos aumentou. Com as pessoas passando mais tempo em casa, a busca por entretenimento e conteúdo se torna naturalmente maior. Por outro lado, quem produz os vídeos também está em casa, o que significa que a infraestrutura para a produção não é necessariamente a ideal. 

Então, este post vai ajudar você com algumas dicas de como fazer vídeo em casa, para manter a qualidade do produto mesmo neste momento. E se gostar do artigo, siga o blog da M2BR Academy para receber ainda mais dicas! 

Como ajustar o cenário e a decoração? 

Vamos começar com um ponto que é uma grande dificuldade em casa, o cenário. Ou seja, o espaço em que será feito a filmagem do vídeo. Afinal, é improvável que você tenha um ambiente para isso em casa.

O que é possível fazer, é adaptar o ambiente para torná-lo um bom cenário caseiro. 

Por exemplo, é interessante trazer um pouco de profundidade para o seu vídeo. É comum que as pessoas façam o vídeo colado na parede, especialmente em casa. Porém, isso é um tanto quanto entediante para o público. Ter uma profundidade de uns 2 ou 3 metros, com alguns elementos que complementam o enquadramento, ajuda a engajar a audiência e trazer uma experiência mais divertida. 

Por fim, esta é uma técnica que permite criar uma divisão de planos, além de um local em que a audiência possa “descansar” o olhar. Só tome cuidado para não trazer elementos demais e distrair o público. 

Com isso, nós entramos em outro ponto do vídeo caseiro que é a decoração. Neste caso, você tem bastante liberdade de adicionar tantos elementos quanto desejar, e quanto couber. O único cuidado é com o bom senso de não exagerar e tornar o ambiente sobrecarregado. 

Como ter uma boa iluminação para vídeos em casa?

Outro ponto que costuma gerar bastante dúvida é a iluminação. Neste caso, a dica mais simples e eficaz é usar o próprio sol, se atentando para alguns cuidados. Por exemplo, não é bom que haja uma incidência de sol direto. O ideal é trabalhar com a luz indireta, o que significa que é preciso saber a melhor hora para gravar. 

É claro que isso muda bastante de acordo com cada casa, afinal, cada uma vai receber luz direta sol em uma hora diferente. Uma boa dica bem simples, é testar. Separe um dia para fazer gravações e faça alguns testes, observando apenas a iluminação. Assim, você encontra mais facilmente o horário ideal. Além disso, não é muito recomendado deixar para gravar após às 15 ou 16 da tarde, pois o sol já tende a ficar mais fraco. 

Outra boa dica é usar as cortinas como difusores. Por exemplo, você pode fechar apenas um lado, deixando o outro aberto. Assim, você aplica a mesma ideia de profundidade ao enquadramento, dando um pouco mais de sombra ao mesmo. 

Por fim, ainda na questão da iluminação, é em relação a luz artificial. Dificilmente elas serão tão fortes, o que significa que você as usaria apenas à noite. Contudo, estas luzes apresentam alguns problemas. 

As luzes que temos em casa tendem a ser mais pontuais, o que significa que dá um efeito bem estranho se você colocar de frente. O ideal, é rebatê-la na parede. Para complementar, também é importante evitar usar luzes de cima, vindas do teto, pois ele dá uma sombra nos olhos que fica bem estranha. 

Como fazer vídeos em casa com bom som?

Outro ponto a observar é o som, sendo talvez o mais importante. Por isso, o áudio precisa ser claro e bem gravado. Em casa é um desafio ainda maior, pois você provavelmente não tem um estúdio para isso. É muito comum que o áudio da rua vaze, por exemplo. 

Para corrigir isso, primeiramente, existe uma conexão com o ambiente. É bom ter um ambiente mais cheio de coisas possíveis. Caso contrário, o som reflete na parede, criando um eco que pode ser bem desagradável. 

Uma dica é usar o fone de ouvido como microfone de lapela. Esta é a melhor forma de gravar o áudio. Além de ter uma boa qualidade, ele fica bem perto da sua boca, o que facilita a captação. 

Qual é a melhor câmera para vídeo em casa?

Para complementar, o último ponto crucial é o equipamento que você vai usar para fazer a filmagem. Felizmente, aqui o que não falta é opção. Você pode usar até a câmera do celular, já que qualquer smartphone mais moderno tem uma ótima câmera. É claro que se você tiver uma digital ou qualquer modelo mais profissional, vale a pena. 

Contudo, na maioria dos casos, a câmera do celular é mais que o suficiente. Um cuidado é saber escolher qual é a melhor câmera. Afinal, existe a da frente e a de trás, e a resposta nem sempre é a mesma. Mais uma vez, a melhor forma de encontrar a resposta é testando.  

Outro ponto crucial, é a altura e o posicionamento da câmera. É comum ver webinars, conferências, aulas online e vídeo chamadas, que agora estão mais comuns por conta do coronavírus, em que as pessoas usam o notebook bem próximo, fazendo com que o enquadramento fique de baixo para cima. Este é um ângulo muito estranho, causando uma sensação de amadorismo. 

O ângulo ideal é na altura dos olhos, ou no máximo um pouco a baixo. A ideia é colocar todos no mesmo plano, o interlocutor e o público. 

Em seguida, você vai se preocupar com a exposição da câmera, ou seja, o volume de luz que irá entrar na lente. No celular, isso pode ser feito manualmente, e você vai experimentando as exposições até encontrar a ideal. Uma vez que ache, pode colocar o cadeado para garantir que ela não vai ficar variando. Caso contrário, a sensação também é bem estranha. Ah, e não esqueça de limpar a lente de gravar. 

Então, gostou das dicas? Neste post, nós focamos no processo de gravação, que é o mais importante. É claro que usar um editor de vídeo pode ajudar, mas ele não faz milagre. Por isso não deixe de aplicar estas dicas quando for gravar um vídeo em casa. Além disso, lembre-se de seguir o blog da M2BR Academy para saber mais sobre o assunto! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *