Black Friday: 10 dicas para acertar nas compras

Categorias Conteúdo, E-commerce, Marca

Há algumas semanas, publicamos um conteúdo no blog sobre como as marcas podem começar a se preparar para a Black Friday. No post de hoje, abordaremos o outro lado. Afinal, somos todos consumidores. 

A famosa Black Fraude, já praticamente não existe mais. As empresas percebem que tentar tirar proveito da procura em uma data como essa é, na verdade, desastroso para a marca. O público está cada vez mais consciente com suas compras e pesquisa bastante. Mas isso não significa que não vale a pena conferir dicas para aproveitar melhor esse dia. 

Então, se existem produtos que você está procurando na última sexta-feira de novembro, continue lendo o post. Trouxemos 10 dicas para você comprar bem e aproveitar melhor a Black Friday

Se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para receber ainda mais conteúdos! 

1 – Planeje e faça um orçamento

Sempre que o assunto envolve gastar dinheiro, planejar é a primeira dica. Pense em todos os produtos que você tem interesse e elabore um orçamento ideal para cada um deles. Até quanto você está disposto a pagar em um novo smartphone, por exemplo? 

Por mais que os descontos sejam ótimos, você não deve considerar isso um passe livre para sair comprando tudo. A não ser que seja um produto que você realmente deseja ou precisa, a melhor das ofertas não significa que você está de fato poupando dinheiro. 

2 – Pesquise bem antes de comprar

No post voltado para o profissional de marketing, reforçamos a importância de começar a se preparar para a Black Friday o mais cedo possível. Para o consumidor, isso também é verdade. Existem dois grandes motivos para isso. 

O primeiro, é que você precisa conhecer o histórico de preços do produto, para saber se a oferta é, de fato, boa. Existem ótimas ferramentas de comparação de preços hoje em dia, como o Zoom, Buscapé e Já Cotei. Assim, você garante que os descontos são realmente bons e o preço está abaixo do normal. 

Outro motivo pelo qual é importante começar cedo é que as próprias ofertas também estão. Muitas marcas estão apostando em promoções como Esquenta Black Friday ou Black November, em que os descontos são tão bons ou muito próximos dos apresentados na última sexta-feira do mês.

Lembrando da dica anterior, é importante não comprar por impulso. Porém, pode ser que você consiga encontrar uma ótima oferta e precisa estar preparado.

3 – Compare ofertas 

Gostou de uma oferta? Tenha um pouco de calma antes de comprar. Sempre vale muito a pena entender o que os concorrentes estão fazendo. Nesse ponto, a Black Friday não é diferente de nenhuma outra compra. Tome uma oferta específica como base, mas procure bem para ver quem consegue batê-la. 

4 – Fique de olho no frete

Outro ponto crucial de comparação é em relação ao frete. É comum você ficar encantado com ofertas e tomar um susto com o valor do envio. Nesse caso, pode ser que um desconto menor e um frete mais em conta valham mais a pena. É outro motivo pelo qual é tão importante comparar preços antes de fechar negócio. 

5 – Lembre-se da segurança

Com a correria na Black Friday e a busca desenfreada por ofertas, os golpes acabam “bombando” também nesse dia. Segundo um especialista, a Black Friday é o natal dos golpistas

Existem diversos golpes extremamente comuns nesse dia, como descontos incríveis divulgados em sites falsos. Também é importante ficar atento ao phishing. Podem ser enviadas mensagens diretamente no seu e-mail, com uma assinatura muito próxima a uma loja conhecida. Garanta a procedência do desconto antes de pagar qualquer boleto. 

Para ter ainda mais segurança, em qualquer compra online, é preciso usar um cartão virtual. O boleto é uma das principais formas de pagamento no Brasil e, exatamente por isso, é uma das mais visualizadas em golpes. Com muitas compras e muitos pagamentos feitos em um dia, a aposta dos golpistas é que um pagamento equivocado passe despercebido. O ideal é evitar mas, se você preferir o boleto, se organize para não pagar mais que o necessário. 

6 – Abasteça sua lista de presentes

Uma boa dica para aproveitar a Black Friday é usar essa data para abastecer sua lista de presentes. Essa é uma ótima forma de economizar no longo prazo. Afinal, o Natal está logo ali. O importante é sempre ficar de olho no histórico de preços e comprar os presentes para as datas importantes futuras. 

7 – Fique de olhos nas redes sociais e no seu e-mail

A comunicação com o público durante a Black Friday é crucial para as lojas. Portanto, vale a pena ficar de olho no e-mail e nas redes sociais para receber as melhores ofertas antes de todo mundo. Se você é um cliente fiel à determinada loja, pode ser que você receba até uma oferta especial. 

8 – Preencha seu cadastro antecipadamente nas principais lojas

Essa é uma ótima dica que pode ajudar você a não perder nenhuma oferta. Como o estoque dos produtos tende a ser limitado e a procura é muito grande, pode ser que você acabe perdendo uma oferta por conta do tempo que passa atualizando o cadastro e as informações no site. Assim, o cadastro é automático e você garante o seu produto antes que o estoque acabe

9 – Fique atento aos prazos de entrega

A Black Friday é um grande desafio para o varejo online. Do ponto de vista logístico, é preciso muito trabalho para garantir que os prazos são cumpridos. Portanto, fique bem atento ao prazo e as datas de entregas disponibilizadas pelos lojistas. Caso você precise muito do produto, rapidamente, isso pode ser uma fonte de frustração. 

10 – Leia as políticas de troca e devolução

As lojas podem trocar os ótimos descontos por uma política menos favorável de trocas e devoluções. Dependendo do produto e da situação, isso pode valer a pena, mas o ideal é conhecê-las antes, para garantir que você não será pego de surpresa. 

Em 2019, a Black Friday movimentou mais de R$ 3 bilhões. O ano de 2020 está sendo extremamente atípico, e existe bastante discussão sobre os resultados desse ano. Há quem acredite que a marca será superada e quem acha que será inferior às anteriores. De qualquer forma, a sexta-feira ainda deve movimentar bilhões. 

Gostou do post? Então, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para não perder nenhum conteúdo! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *