blogueira produzindo conteúdo, marketing de conteúdo

Conteúdo é uma das mais importantes moedas de troca do mercado moderno. Com o público cada vez mais consciente e exigente, é preciso encontrar formas de se comunicar que tragam valor, mesmo antes que eles comprem algo que a marca tem a oferecer. Esse é o maior objetivo do marketing de conteúdo. Porém, existem diversos outros. 

É sobre isso que vamos falar neste post. Continue lendo e entenda um pouco mais sobre o que é conteúdo, por que vale a pena utilizá-lo e quais os formatos mais usados

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy e ficar por dentro de todas as novidades! 

Qual é o conceito de marketing de conteúdo? 

Marketing de conteúdo é uma estratégia focada em gerar valor para o público através de conteúdo que seja relevante. Existem algumas palavras e expressões nessa definição que merecem destaque: 

  • Conteúdo: é natural pensar em blog posts e eBooks, mas existe muito mais do que isso, como veremos a frente; 
  • Gerar valor: precisa ser valioso, mas o valor é algo extremamente relativo. Conteúdo educativo é um exemplo, mas entretenimento também é. Um ótimo case é o da Red Bull, que associa muito a sua marca com conteúdo aventureiro; 
  • Relevante: o que você quer dizer precisa ser importante para o seu público. Você pode ter o conteúdo mais valioso do mundo, mas se ele não for relevante para sua persona, não tem nenhum valor. Imagine que uma empresa faz um conteúdo sobre como limpar a neve focado no público do Rio de Janeiro. 

O exemplo é extremo, mas muitas empresas ainda erram nesse sentido. Elas falam sobre o que é importante para elas e não para o público

Quais são os benefícios de usar o conteúdo? 

Esse formato funciona tão bem porque está alinhado ao comportamento do público. Cada vez mais as pessoas olham para a internet para tirar suas dúvidas, das mais banais às mais complexas. Além disso, a estratégia tem diversas outras vantagens. 

Mais audiência e maior taxa de conversão

Um dos maiores benefícios do conteúdo é gerar mais tráfego para o seu site, página nas redes sociais ou o que mais quiser. Já as origens desse tráfego podem também ser as mais variadas. Podem ser as redes sociais, os mecanismos de busca e outros links que recomendam seu conteúdo. 

Por outro lado, não adianta muito trazer uma audiência enorme se a conversão não é otimizada. Felizmente, o conteúdo também ajuda nisso. Primeiro, você traz pessoas que naturalmente tem mais interesse pelo seu produto, já que o conteúdo é de alguma forma relacionado a ele. Além disso, o conteúdo funciona como nutrição para a audiência, que está cada vez mais sendo preparada para a venda. 

Autoridade para sua marca

Mais um dos motivos pelo qual a estratégia de produzir conteúdo funciona é porque gera autoridade para sua marca. Cada conteúdo é associado a sua empresa, mostrando para o público que você realmente conhece o assunto. No momento em que ele precisar de uma solução, é muito mais provável que procure você. 

É claro que esse não é necessariamente um processo que acontece da noite para o dia. O marketing de conteúdo leva um tempo até amadurecer, criar a audiência e gerar os resultados que você espera. Mas, no longo prazo, é uma estratégia que traz ótimos resultados. 

O ideal é que você combine diversas ferramentas e ações dentro da sua estratégia geral, mas o marketing de conteúdo permite não depender tanto dos anúncios pagos

Além da autoridade, é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Ou seja, você não está sempre falando sobre você mesmo ou sobre seu produto. O foco é nas dúvidas que o público apresenta. 

Mais tempo no site e nas redes sociais

Quanto mais conteúdo você produz, e da melhor qualidade possível, mais tempo o público passará no seu site. O tempo de permanecimento na página é uma métrica de SEO importante, que o próprio Google considera como fator de ranqueamento. Afinal, se o público passa muito tempo no seu site é sinal de que ele vale a pena. 

Contudo, é preciso tomar cuidado. Tanto os buscadores quanto os usuários percebem facilmente quando um conteúdo apenas quer “encher linguiça” para ter um alto número de palavras e ranquear bem. Quando isso acontece, seu site é punido pelos buscadores e o usuário vai embora mais cedo. 

O ideal sempre é trazer o conteúdo mais completo possível, que responda todas as dúvidas do usuário. Porém, também é importante garantir que cada palavra está lá por um motivo. 

O conteúdo produzido também afeta as redes sociais. Mesmo que ele não seja publicado diretamente, pode ser repercutido lá, gerando mais engajamento com as pessoas enquanto elas falam com o seu produto. 

Criação de uma comunidade

As comunidades estão voltando com tudo nas redes sociais. Elas são uma ótima oportunidade de conversar sobre um assunto específico, sem muita interferência de polêmicas e outros assuntos que não são do interesse. Que tal aproveitar essa onda para criar uma comunidade em torno do seu conteúdo? 

Não somente ele vai ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, mas outros usuários que têm interesse vão conversar sobre o assunto no seu ecossistema. O resultado é mais tempo em contato com a sua marca. Além disso, você pode ter ideias das dúvidas mais comuns no público para criar ainda mais conteúdo. 

Quais são os formatos mais usados? 

Outra vantagem é que existem inúmeros formatos de conteúdo. Confira alguns exemplos de formatos abaixo, com alguns que você talvez não conheça: 

  • Blog posts e eBooks;
  • Vídeos e lives;
  • Podcasts, audiobooks e áudio posts, em que o post é narrado;
  • Gráficos e infográficos;
  • Webinários e estudos de caso;
  • Aplicativos e ferramentas, como simuladores e calculadoras;
  • Posts em redes sociais, comentários, GIFs e memes;
  • Games, quizzes e perguntas e respostas;
  • Reviews e guias. 

Como você pode ver, existem os mais diversos formatos de conteúdo, desde os mais clássicos em texto, até os mais interativos e que exploram outros sentidos, como o áudio. O grande volume de formatos pode parecer meio intimidador, mas é uma grande vantagem. Isso significa que você tem muitas possibilidades para testar e entender o que funciona melhor para seu público

Gostou do post? Então lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para entender melhor como usar o marketing de conteúdo e diversas outras ferramentas!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *