Boas práticas para relatórios de Marketing Digital

Categorias Conteúdo, Marketing Digital

Os relatórios de marketing digital são essenciais para explorar uma das suas maiores vantagens: a capacidade de analisar os resultados. Afinal, este tipo de marketing se destaca pela possibilidade de medir praticamente tudo, resultando em dados que podem ser lidos e interpretados pelos clientes. 

Por outro lado, o profissional de marketing precisa estar atento a algumas boas práticas para construção dos relatórios. Primeiramente, os clientes quase sempre não são especialistas no assunto. Além disso, é preciso se atentar a questão do seu tempo. Ou seja, não adianta muito ter um relatório completo, com dezena de páginas, se o cliente não lê. 

Então, neste post, vamos ver por que os relatórios são tão importantes, além de algumas dicas de boas práticas para a criação os relatórios de marketing digital. Como esta é a forma de mostrar para os clientes o valor do seu trabalho, elas são cruciais para qualquer profissional. 

Por que os relatórios de marketing digital são importantes?

Antes de se aprofundar em como fazer os relatórios de marketing digital, é importante entender o motivo pelo qual isso é tão importante. Um dos principais, tem a ver com um assunto que já discutimos bastante aqui no blog, e uma das maiores vantagens do marketing digital: a capacidade de analisar os dados e resultados. 

No marketing digital, ao contrário do tradicional, praticamente todas as suas ações podem ser medidas, de uma forma razoavelmente simples. Isso significa que as empresas já produzem muita informação valiosa pelo simples ato de fazer ações de marketing. Logo, é um enorme desperdício não usá-las. 

Portanto, os relatórios de marketing digital são uma das melhores forma de recolher, organizar e apresentar estes dados para todos os interessados. Como veremos adiante, você pode ter uma apresentação específica para cada grupo. 

Por exemplo, um grupo específico que mostra como os relatórios de marketing digital são poderosos é o dos tomadores de decisão. Se você trabalha para uma empresa, pode mostrar como as ações de marketing digital ajudam a aumentar as vendas, por exemplo. 

Portanto, se você é um profissional de marketing, este é um dos documentos mais importantes que você produz, visto que ele mostra diretamente os resultados para os clientes. Então, para construir um relatório inteligênte, é preciso pensar no que o cliente quer saber. 

Parece algo simples e um tanto óbvio, mas é um ponto em que muitos profissionais ainda erram. Você precisa adequar o seu relatório para o que o seu cliente pede. Neste caso, contexto é a palavra mais importante. 

Boas práticas para a construção de relatórios de marketing digital

Agora que você já sabe a importância dos relatórios de marketing digital, fica uma pergunta: como você constrói seus relatórios? Muitas empresas e profissionais se mantém no “ctrl + c” e “ctrl + v”. Ou seja, apenas copiam os dados das planilhas para o relatório e enviam para os clientes. Como vimos acima, este é um descuido que não pode acontecer em um documento tão importante. Portanto, vamos ver algumas boas práticas para a criação de relatórios de marketing digital. 

O foco na apresentação dos dados mais relevantes

É fato que praticamente tudo no marketing digital pode ser medido, como você já sabe. Mas, nem tudo que pode ser medido precisa ser mostrado. Portanto, uma das maiores dicas para elaborar relatórios de marketing digital é ter foco. Logo, seu primeiro passo é definir os objetivos do clientes e quais são as métricas referentes a eles. 

Em outras palavras, qualquer relatório precisa ter resultados importantes para o cliente, a diretoria e para a própria equipe. Neste caso, o ideal é que haja uma apresentação para cada stakeholder

Por exemplo, para a diretoria da empresa, pode ser o impacto que as ações de marketing trouxeram para as vendas. Já para o profissional de marketing que contratou o serviço, pode ser a performance de certas peças, para que vocês possam ajustar a estratégia. E para sua equipe interna, pode ser a performance em relação a este cliente. 

Geralmente, as metas mais estratégicas, como o ROI, CAC e outras são para os líderes e gestores. Já métricas de marketing, como taxa de conversão, são mais operacionais e voltadas para os profissionais do setor. 

Mas, é preciso destacar que foco em uma não significa que as outras devem ser esquecidas. Por isso, é interessante mesclar ambas as análises. Você pode começar com algo mais macro, para trazer um contexto, e migrar para as análises mais específicas, que respondem às principais dúvidas dos clientes. 

Por exemplo, mesmo que a equipe se foque em métricas de marketing, elas precisam entender o desempenho das campanhas nas empresas. Não é preciso perder muito tempo aqui, mas não também é possível ignorar este assunto completamente. 

Traga alguns pontos positivos, negativos e as melhores oportunidades 

Para criar um bom relatório de marketing digital, você precisa trazer as principais informações. Por isso, você sempre vai identificar os melhores e piores resultados. Assim, você encontra os maiores gargalos e oportunidades. A partir disso, pode definir melhor sua próxima estratégia. 

Por exemplo, conhecer os piores resultados é essencial, pois é possível que eles melhorem a partir de ações muito simples. 

Além disso, se você quer trazer um relatório realmente bom de marketing digital, não pode estar apenas preso aos números. Ou seja, é preciso trazer informações que complementam os dados, transformando o relatório em algo ainda mais valioso. Isso significa que também é interessante trazer os próximos passos a serem dados pela equipe, de modo a mostrar o que acontecerá no futuro próximo. 

O uso inteligente da tecnologia

Outra grande dificuldade no momento de criar os relatórios de marketing digital é uma certa dificuldade em usar a tecnologia. Por exemplo, é comum que certas ferramentas não conversem entre si. Por outro lado, pode ser necessário gastar muito tempo coletando todos os dados. Este é o motivo pelo qual, muitas vezes, os profissionais acabam recorrendo ao famoso copia e cola. 

Neste caso, não existe muito mistério. Você pode usar ferramentas que sejam mais interativas, permitindo que os relatórios sejam feitos mais facilmente. Porém, a principal resposta é gastar um certo tempo na elaboração dos relatórios de marketing digital. Lembre-se, esta é uma das principais formas como os clientes avaliam seu trabalho, sendo uma ferramenta de comunicação crucial. Por isso, vale bem o esforço. 
Então, gostou das dicas? Agora você pode aproveitá-las para construir relatórios de marketing digital ainda melhores. E para continuar a receber mais dicas e ser um profissional ainda mais completo, fique atento ao do blog da M2BR Academy para receber ainda mais conteúdo!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *