Soft skills e hard skills: o que pesa na empregabilidade?

Categorias Artigos, Conteúdo, Empreendedorismo

O que exatamente são soft skills? Pode se dizer que é algo que abrange vários comportamentos que ajudam as pessoas a trabalhar e socializar de maneira saudável com os demais. Elas podem ser classificadas como boas maneiras e aptidões pessoais necessárias para se dar bem com companheiros de trabalho e construir relacionamentos positivos. Para entendê-las melhor, vamos buscar aprofundar um pouco mais seu sentido.

Entendendo as soft skills

Como vimos, as soft skills não têm um significado bem definido e sempre se debate o que exatamente elas significam. Para tentar entender o que são soft skills, temos primeiro que entender o que são skills.  O termo em inglês significa “habilidade”, mas o que pode ser realmente ser definido por habilidade? Pode ser qualquer coisa que você utilize para completar uma tarefa ou adicionar valor ou algum tipo de sucesso no seu trabalho. Isso pode abranger tudo o que você traz consigo e apresenta em determinadas situações, que agregam valor ao seu trabalho.

Diferentemente das hard skills, que podem ser definidas com as habilidades técnicas de uma pessoa e habilidade de performar determinadas tarefas funcionais, soft skills são amplamente aplicáveis em diversas áreas de atuação e indústrias. É comum dizer que as hard skills podem te conseguir uma entrevista, mas você necessita das soft skills para conseguir e manter o emprego.

Ter habilidades técnicas, conhecimento e conseguir cumprir as tarefas que lhe são propostas com sucesso é apenas parte de ser o melhor que podemos no ambiente de trabalho. Para complementar esses tipos de habilidade, também precisamos de soft skills.

O que são de fato as hard skills?

Quando falamos em hard skills, podemos nos referir a tudo aquilo que você pode fazer sem a colaboração de outras pessoas, ou até mesmo sem qualquer tipo de interação. Por exemplo, elaborar planilhas, desenvolver pedaços de códigos de software, documentar processos, qualquer tipo de trabalho manual no qual você precisa montar algo etc. Todo esse tipo de coisa irá fundamentalmente envolver suas hard skills, ou suas habilidades concretas e frias.

Por outro lado, soft skills necessariamente envolvem outras pessoas. Qualquer coisa que possamos classificar como persuasão, influência, trabalho em equipe, colaboração, liderança etc., podem ser consideradas partes do que chamamos de soft skills. As soft skills podem aumentar ou diminuir o valor das hard skills.

Um exemplo: imagine que um engenheiro de T.I. tem um problema a resolver. O ato de resolver esse problema é basicamente pautado nas hard skills, e esse é um tipo de trabalho muito caricato de hard skills. Porém, na hora de perceber como esse problema realmente afeta o usuário final e o que de fato significa o reparo para ele, esse engenheiro vai recorrer às soft skills.

Então quando for executar esse conserto, ele pode ir até sua mesa e transcender o simples conserto, entregando um algo a mais a esse usuário depois de entender suas necessidades, unindo diferentes tipos de pessoas, unindo a equipe, indo além do serviço inicial, através de uma percepção de ambiente. Após o reparo, mostrar e clarificar essa melhoria ao usuário final, persuadindo-o a trabalhar com essa nova dinâmica, também é considerado uma consequência de soft skill.

Integrando habilidades

Não importa nosso cargo, empresa ou tipo de indústria, nós sempre trabalhamos com pessoas, de alguma forma. Se dedicar a aprimorar esse tipo de aptidão pode gerar um ambiente de trabalho mais eficiente, harmônico e produtivo, assim como também pode ter efeito semelhante em nosso emprego e satisfação pessoal.

As soft skills abrangem características de personalidades inatas, como o otimismo, como também habilidades que podem ser praticadas, como a empatia. Assim como todas as habilidades, as soft skills podem ser aprendidas. Elas são características pessoais que nos permitem nos relacionar com outras pessoas. Aplicar essas habilidades nos ajuda a construir relacionamentos de trabalho mais fortes, trabalhar de forma mais produtiva, aumentando nosso panorama de carreira.

Geralmente, costumamos focar os esforços de desenvolvimento de nossas carreiras nas hard skills, ou seja, habilidades tecnológicas, treinamentos específicos de setor e outras habilidades que se relacionam especificamente com nossa aptidão em finalizar de tarefas de trabalho. Infelizmente, esse tipo de desenvolvimento geralmente acontece por causa de nossas soft skills.

Infelizmente porque diferentemente de um treinamento de setor específico, soft skills são diretamente transferíveis a qualquer tipo de trabalho, empresa ou indústria. Você vai precisar das soft skills onde quer que você vá. Elas são um investimento muito valioso. Soft skills não são apenas importantes para os negócios e o mercado de trabalho, valem muito para todos os aspectos da vida.

Algumas soft skills importantes para candidatos

Quando você está buscando um emprego, as exigências por hard skills aparecem de cara nas descrições do cargo, pré-requisitos como conhecimento de SEO, SEM etc. É claro que as hard skills são necessárias para qualquer tipo de trabalho a que você esteja se candidatando, mas as soft skill vêm ganhando cada vem mais importância.

A seguir, listamos algumas soft skills importantes para que você se torne um profissional mais completo.

Liderança

É importante apresentar-se de uma maneira que demostre um perfil de liderança quando for fazer uma entrevista de emprego, ou apenas em suas redes sociais, por exemplo, LinkedIn, Facebook. Empregadores buscam funcionários que tenham a capacidade de liderar outros funcionários. Muitos gerentes e profissionais de RH sentem certa falta de candidatos com predisposição a liderar. Então é bom se sobressair durante o bate-papo, mostrando sua capacidade de ser um líder, trabalhar com outras pessoas e transmitir sua energia e conhecimento de forma natural e eficiente. Atividades extracurriculares são uma boa maneira de demonstrar essa liderança de maneira palpável a princípio.

Colaboração

Empregadores querem ver se você consegue não só ser colaborativo com membros da equipe, mas também com seus chefes e gestores, a ponto de transformar uma ideia, que inicialmente era somente uma ideia, em realidade. Se você conseguir colaborar com outros colegas, mostrando trabalho em equipe, mostrando experiências anteriores onde você fez parte de um conjunto colaborativo através de seu currículo, entrevista e mídias sociais, será algo positivo para um contratante.

Pensamento crítico e soluções de problemas

Você deve se apresentar como uma pessoa que enxerga um problema e faz as buscas e tarefas necessárias para encontrar soluções. Isso é muito importante qualquer que seja o seu papel em qualquer tipo de indústria de que você faça parte, porque é algo que define que tipo de profissional você é. Esses são fatores que os empregadores perceberão de fato.

Habilidade de comunicação

Ficou por último, mas é provavelmente uma das soft skills mais importantes nos dias atuais. As habilidades de comunicação são fundamentais não somente no ambiente de trabalho em si, mas também entre membros da equipe e em sua vida de modo geral. Empregadores querem ver que você não apenas pode se comunicar com outros, mas também consegue trabalhar com essas pessoas de maneira harmoniosa e com o mínimo possível de ruídos, comunicando-se bem e expressando seus pensamentos e ideias de maneira clara.

Conclusão

Qualquer emprego ou trabalho que requer interação com outras pessoas será afetado pelas soft skills dessas pessoas e em quão bem-sucedidas elas forem em suas tarefas. Hard skills são de extrema importância do ponto de vista técnico e fundamentais em muitos segmentos, mas as soft skills são facilitadoras e, em grande parte dos casos, fatores determinantes para a manutenção da harmonia dentro de uma equipe, o que afeta diretamente no resultado do trabalho.

Quer saber mais? Confira nossos conteúdos e fique por dentro do que há de novidade no mundo do marketing digital.

 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *