Semana do Mídia Online: um guia do profissional de mídia

Categorias Artigos, Marketing Digital
midia_online

Sabe aqueles anúncios que te “perseguem” em todo site que você vai, nas redes sociais inclusive, depois de ter visto um produto e não ter comprado? E os dois primeiros resultados do Google em destaque? O profissional de mídia online é responsável por tudo isso.

Antes de tudo, é bom destacar que mídia online não é o mesmo que mídia social. O profissional de mídia social, ou analista de redes sociais, é aquele que cuida dessas mídias: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest… e é responsável por toda a estratégia de conteúdo das redes, as postagens, a interação com os fãs e seguidores.

O profissional de mídia é aquele que cuida da parte de anúncios pagos. São as mídias online, que pode ser um banner, anúncio em aplicativo, Google Ads, remarketing… Tudo isso faz parte do universo desse profissional.

É um perfil que vem cada vez mais mudando. Em um cenário onde trabalhamos data driven, ou seja, movido por dados, o profissional de mídia não deve ficar de fora. Na verdade, talvez seja um dos profissionais especializados de Marketing que mais precisam ser orientados pelas métricas. Ou o resultado não será o esperado.

Confira, a seguir, um guia para quem quer seguir na carreira de Mídia Online.

Profissional de mídia: o que faz

midia_online_o_que_faz

A função do profissional de mídia em agência é ser responsável pelo gerenciamento de campanhas em canais digitais. Com a verba disponibilizada para este fim, esse especialista deve decidir como investir nos anúncios e em quais canais que vão trazer maior retorno ao cliente.

É papel do profissional de mídia entender os objetivos do cliente e traçar as melhores estratégias de anúncio para trazer rentabilidade ao negócio. Descobrir quais canais e quais formatos de anúncio são vistos mais e convertem mais. Tudo isso a partir da análise de resultados.

Sim, o profissional de mídia precisa entender bastante de números para saber analisar os resultados e fazer os ajustes corretos nas campanhas. Precisa entregar a mensagem certa, no canal certo, com o objetivo de trazer o melhor retorno.

Perfil do profissional de mídia

midia_online_perfil
Foto de Brooke Lark | Unsplash

O perfil do profissional de mídia, hoje, abrange diversas formações. A formação mais tradicional é a graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas, o perfil tem mudado com as novas demandas e subáreas. Profissionais das áreas de Tecnologia e até de Exatas vêm ocupando posições como mídia.

Alguns exemplos são as formações em Análise de Sistemas, Estatística e Matemática, que começam a entrar em Mídia. Podemos dizer que o novo profissional de mídia é esse perfil com um currículo voltado para a área de análise de dados, com outras formações acadêmicas além de Comunicação.

Na verdade, essas habilidades são as que têm sido exigidas cada vez mais dos profissionais que trabalham com mídia online. As demandas impulsionaram o crescimento da área e abrem espaço para currículos cada vez mais ecléticos.

As novas atividades são embaladas pelo crescimento e evolução do digital, que absorveu diversas áreas, como Ciência dos Dados, Big Data, Growth Hacking, entre outras.

Habilidades de um profissional de mídia

midia_online_habilidades
Foto de rawpixel | Unsplash

Para tornar-se um profissional dessa disciplina de Marketing Digital, o especialista em mídia online deve ter entre suas principais habilidades o entendimento do que é jornada do consumidor. Entender o comportamento de consumo do público-alvo. Compreender também todo o caminho percorrido pelo consumidor até ele comprar o produto ou serviço.

Além disso, é preciso entender do serviço que está anunciando, dos argumentos, do chamariz… Tudo isso para o bom desenvolvimento das campanhas. Agora, o grande diferencial – que na verdade é um conhecimento essencial de todo profissional de mídia – é a grande capacidade analítica.

Esse profissional precisa entender o que os dados estão dizendo e direcionar as campanhas. Fazer testes, mensurar e ajustar. Esses são conhecimentos básicos que todos devem ter.

Para cargos mais operacionais, como assistentes e analistas, é fundamental saber de ferramentas específicas como Google Ads, Facebook / Instagram, e Linkedin, por exemplo.


É função básica do profissional de mídia:

  • Entender dessas ferramentas;
  • Entender o briefing, captar o que quer o cliente e entregar, em forma de estratégia, soluções para alcançar o público-alvo;
  • Entender de jornada de compra e comportamento de consumo;
  • Manter-se atualizado;
  • Saber que canal de mídia vai funcionar para cada tipo de cliente;
  • Medir esses resultados.

O ideal é que, independentemente da formação, esse profissional tenha um background sólido em jornada de compra, comportamento de consumo e tenha o conhecimento técnico. Mesmo para quem ocupar uma posição de coordenador ou gerente, é fundamental que, em algum momento, o profissional tenha colocado a mão na massa.

Tenha aprendido na prática o trabalho de mídia online, operando as principais ferramentas. É preciso ter afinidade com tecnologia, principalmente para quem opera contas de médio e grande porte, por exemplo. Isso porque exigem automação, o que envolve conhecimento mais tecnológico e até um pouco de programação.

Em resumo, das habilidades que um profissional de mídia precisa ter são capacidade de análise; foco; capacidade de interpretação; saber fazer ajustes nas campanhas; fazer e propor esses testes; analisar os resultados.

O currículo do profissional de mídia

midia_online_curriculo

Um bom profissional de mídia precisa ter sólidos conhecimentos nas principais plataformas de performance (Facebook e Google). Precisa implementar e construir dashboards. Criar apresentações personalizadas. E, claro, saber interpretar os dados. Além disso, são características mais do que desejáveis:

  • Organizado, multi-tarefas e antenado nas novidades do mercado;
  • Bem relacionado, saber falar com veículos e clientes;
  • Boa apresentação e saber falar em público;
  • Ser analista e ir no detalhe de cada campanha para identificar otimizações e eventuais problemas;
  • Saber trabalhar com Adwords, Analytics, Mídia Programática e Redes Sociais;
  • Conhecer um pouco de programação é um grande diferencial;
  • Planilhas e Excel.

Qual a função do setor profissional de mídia

midia_online_funcao
Foto de rawpixel | Unsplash

As atribuições do departamento de mídia em uma agência é entender os objetivos do cliente com aquela campanha. A partir daí definir como vai ser a distribuição de acordo com objetivos. Podemos pontuar algumas dessas atribuições como:

  • Planejar e criar estratégias para alcançar o público-alvo do cliente;
  • Criar e gerenciar as verbas dos clientes;
  • Estruturar, Implementar e Otimizar Campanhas;
  • Criar e administrar PI’s (Pedidos de Inserção) e AP’s (Autorização de Pedido);
  • Fazer estudos de público-alvo, segmentação e persona;
  • Captar, absorver e tirar insights de dados.

O setor de mídia online precisa trabalhar junto com outros departamentos da agência, como Criação e BI (Business Intelligence). Em algumas agências, a parte de inteligência de mercado e análise de dados já está junto do departamento de mídia, para fazer análises e relatórios.

Uma equipe de mídia online é composta por especialistas em determinada ferramenta; o profissional especialista em análise de dados e relatório; e a parte mais operacional, como subir campanhas, que fica com assistentes e estagiários, sempre sob supervisão. Existe ainda o coordenador ou gerente de mídia, mais responsáveis por fazer que a equipe trabalhe de forma ordenada para chegar ao objetivo final. Resumindo:

  • Gerente de Mídia
    Controlar o fluxo de trabalhos, gerenciar a equipe e receber demandas do Atendimento e repassar aos seus coordenadores.
  • Coordenador de Mídia
    Ajuda o Gerente com as estratégias, auxilia os analistas com a tática e montagem dos Planos de Mídia.
  • Analista de Mídia
    Implementa, Otimiza e Analisa as contas e campanhas para gerar o melhor retorno possível para os clientes.
  • Assistente de Mídia
    Auxilia na execução de todos os processos e participa na análise de cada conta.
  • Estagiário de Mídia
    Além de aprender na prática o que viu em faculdade, aprende a executar todas as áreas da mídia.

Dicas para a carreira de mídia online

Para quem está começando nessa carreira, a dica é fazer cursos presenciais. São muito importantes porque aceleram o aprendizado e proporcionam uma visão geral do mercado. Além de permitir que exista uma troca com os outros alunos e professores.

Para alguém que tem mais experiência, já pode investir em cursos mais avançados ou ainda ter mais tranquilidade para estudar online. Outra dica é aprofundar os conhecimentos com os sites de ajuda e de cursos online que as ferramentas oferecem. Exemplos são as certificações do próprio Google em Analytics e Ads, ou o Blue Print do Facebook.

Principalmente para quem não tem muita experiência ainda, a dica é ter um projeto paralelo pessoal. Nesse projeto é importante colocar em prática tudo o que foi aprendido. Existe uma grande diferença entre estudar e não praticar, com estudar e colocar em prática o que foi aprendido.

Outras dicas são os livros Web Analytics 2.0 (Avnash Kaushik), Marketing 4.0 (Philip Kotler) e Planejamento Estratégico Digital (Felipe Morais). Não deixar de acompanhar também o Think With Google, a comunidade do Google Partners, o blog do Adwords e as dicas do Blueprint do Facebook.

Quer saber mais? Então confira também as dicas de Ricardo Marsili, diretor executivo da M2BR Academy. Aproveite e inscreva-se em nosso canal no YouTube para receber novidades.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *