7 ferramentas do Google que podem mudar sua vida

Categorias Conteúdo, Links Patrocinados, Marketing Digital, SEO, Web Analytics

Para quem trabalha com marketing digital, as ferramentas podem fazer uma enorme diferença. Afinal, são elas que permitem otimizar o fluxo de trabalho, descobrir insights importantes, analisar os resultados e automatizar ações. Enquanto existem diversas opções no mercado, dominar o conjunto de ferramentas do Google já é uma ótima forma de começar. 

E é isso que vamos ver nesse post. Conheça 7 ferramentas do Google que podem mudar sua vida e são indispensáveis para qualquer profissional de marketing digital. 

E se gostar do post, lembre-se de assinar o blog da M2BR Academy para ficar por dentro de todas as novidades. 

1 – Google Analytics

Essa é uma das principais ferramentas do Google e uma das mais importantes. Como já mencionamos no blog, uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de medir e acompanhar resultados. O Google Analytics, ou GA, é uma ferramenta muito eficaz para fazer esse trabalho, de forma totalmente gratuita. 

Com ele, você consegue avaliar o desempenho de todos os canais de entrada no site, além de medir como é o comportamento do usuário em cada uma das páginas. É possível também avaliar o funil de vendas, por exemplo. 

Uma das grandes vantagens do Google Analytics é que ele é super fácil de usar. É gratuito, e você só precisa de uma conta do Google para se cadastrar. E para aprender, existem muitos tutoriais e vídeos online para você começar, além de ótimos cursos que vão ajudar você a conhecer os detalhes e tirar o máximo da plataforma. 

Outra dica interessante é usar a conta de demonstração. Qualquer um pode acessar essa conta, que mostra os dados da loja de merchandise do próprio Google. Então, é uma forma de começar a experimentar e conhecer a plataforma sem medo e com dados reais. 

2 – Google Search Console

Essa ferramenta, também gratuita, permite fazer uma varredura no seu site para encontrar erros que atrapalham a performance. É uma ferramenta crucial de SEO, pois uma melhor performance significa um melhor posicionamento nas pesquisas. Ao mesmo tempo, melhora a experiência do usuário ao navegar no seu site. É ótimo para todos os envolvidos. 

Por exemplo, uma das funcionalidades mais importantes é o aspecto de pesquisa. Ou seja, o Google vai identificar como a sua página aparece nas pesquisas para os usuários. Ele pode encontrar problemas no HTML de títulos, subtítulos e descrições. Também pode sugerir adicionar snippets nas páginas, que é uma funcionalidade que o Google cada vez mais se preocupa, assim como o estilo das imagens. 

Como o nome indica, o Google Trends é um indicador de tendências. Ou seja, ele permite analisar a busca por determinada palavra-chave ao longo de um período de tempo. Então, se você quer entender como é a evolução de uma palavra-chave, pode usar essa ferramenta para conhecer o comportamento do público. 

É uma ferramenta importantíssima, para ajudar a construir sua estratégia de marketing de forma mais efetiva. Você pode comparar palavras-chave semelhantes, de modo a entender qual será a que tem maior performance em determinado momento. Por exemplo, guarda chuva, guarda-chuva ou sombrinha

Outra função importante do Trends é encontrar as tendência do momento. Ele tem uma forte ênfase também no tempo real e você pode descobrir o que o público quer, ou não quer, em relação ao seu produto. 

Por fim, também é uma ferramenta importante para ter ideias de conteúdo e de palavras-chave. Encontre novas palavras-chave que tem ligação com a sua e crie conteúdo relacionado a elas de modo a atrair tráfego. 

4 – Google Meu Negócio

Com essa ferramenta, as empresas podem cadastrar sua marca no Google com uma série de informações importantes, como horário de funcionamento, endereço, telefone, contato para redes sociais e muito mais. Ou seja, é uma forma de ser encontrado mais facilmente. 

Isso é importante por um grande motivo: permite que a sua empresa apareça nas pesquisas do Google e no Google Maps. Então, imagine que uma pessoa procure “loja de ferramentas + bairro”. Se você tem o cadastro no Meu Negócio, sua loja aparece entre as opções, inclusive no Google Maps. Além disso, é algo bem simples e intuitivo de fazer, além de ser totalmente gratuito. 

5 – Think With Google

Outra ferramenta interessante é o Think With Google. Ele é uma plataforma de insights interessante, para ajudar a entender como está o mercado em um determinado momento. Nós mesmos já usamos a plataforma aqui, em outro conteúdo, sobre como a pandemia do coronavírus está mudando o mercado. Ele não traz todas as respostas, é claro, mas é uma ótima fonte de ideias. 

Dentro da ferramenta, uma das funcionalidades mais interessantes é o Teste Meu Site. O objetivo é bem simples, testar uma página e avaliar a velocidade de carregamento da mesma, especialmente em dispositivos móveis. Esse não somente é um fator crucial de ranqueamento, mas de experiência do usuário. Páginas que levam mais de 3 segundos para carregar tem uma taxa de abandono consideravelmente maior. 

6 – Google Forms

Uma ferramenta bem importante para quem quer conversar diretamente com o público. Não é das mais robustas no mercado, mas como é simples de usar e gratuita, pode valer a pena. Você pode criar formulários em poucos minutos, fazendo perguntas e recolhendo insights de clientes, colaboradores e de quem mais quiser. 

Além dessas vantagens mais básicas, ele ainda tem ligação com o Google Sheets, o Excel do Google, para você poder visualizar os resultados em forma de planilha e absorver os insights ainda mais facilmente. Existem algumas pequenas desvantagens ao usar essa plataforma, como limitações no design e no tamanho dos formulários, mas para a maioria dos usos ela é ótima. 

7 – Google Keyword Planner

Também conhecido como planejador de palavras-chave, é uma ferramenta que faz parte do Google Ads. Seu objetivo é bem simples, ajudar a encontrar a palavra-chave ideal para sua campanha. 

Essa é uma ferramenta mais completa, permitindo trazer muitas informações mais específicas sobre as palavras-chave. Por exemplo, você recebe uma estimativa de lance pelas palavras-chave, podendo construir o seu orçamento com o Google Ads um pouco melhor. Se você faz anúncios do Google, vale a pena experimentar. 

Conclusão

Essas são algumas das principais ferramentas do Google que você pode usar. A grande vantagem é que elas são bem simples de usar e gratuitas. Apesar disso, trazem muita informação e ajudam bastante na sua estratégia de marketing digital. 

Gostou do conteúdo? Então assine o blog da M2BR Academy para não perder nenhuma novidade! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *