Waze e Google Maps como oportunidades de marketing

Categorias Marca, Marketing Digital

O Waze e o Google Maps são dois aplicativos que chegaram para facilitar a vida de todo mundo. Seja andando, no carro ou no transporte público, os apps ajudam as pessoas a encontrar seu caminho mais facilmente. Foi-se o tempo em que você precisava parar para pedir direções na rua. Mas, você sabia que eles também são uma ótima oportunidade de marketing? 

Muitas pessoas, e até mesmo empresas, não pensam nesses aplicativos dessa forma. Mas, dependendo do seu negócio, é uma opção que pode ser muito interessante. Ao combinar serviços de pesquisa com geolocalização, você pode ser capaz de entregar exatamente o que o cliente precisa no momento em que está procurando. 

Então, se você quer conhecer mais sobre o potencial do Waze e do Google Maps como ferramentas de marketing, continue lendo o post.

E se gostar, lembre-se de assinar o blog da M2BR Academy para não perder nenhuma novidade. 

Como o Waze e o Google Maps podem apresentar oportunidades de marketing? 

Já é um assunto recorrente aqui no blog como o mobile é importante. Porém, uma estatística muito relevante nesse caso é que grande parte das buscas no smartphone são voltadas para negócios locais

É muito provável que você mesmo tenha esse comportamento em algum momento. Antes da pandemia, quando era possível sair, você poderia procurar algo como bares ou restaurantes no seu bairro. 

Mesmo para compras esse processo é valioso. Imagine que você quer comprar um sofá, mas gostaria de experimentar bem o modelo para garantir que está fazendo a compra certa. Você pode procurar lojas de móveis no seu bairro. E o Google Maps ou o Waze que ajudam você a chegar lá. 

Lembrando que, no caso do Google, você precisa estar registrado no Google Meu Negócio. É um processo bem simples e gratuito, no qual você registra suas informações de endereço, contato e horário de atendimento.

Então, quando os clientes fazem as procuras acima, empresas cadastradas aparecem como resposta. 

Por que vale a pena usar o Waze e o Google Maps na sua estratégia? 

A vantagem do Google Maps e do Waze é que você também pode agir de forma proativa. Ou seja, você pode fazer anúncios nessas plataformas, para aparecer enquanto o cliente está andando ou dirigindo. 

Essas formas de locomoção substituíram os mapas e as páginas amarelas, o que significa que é crucial manter uma forte presença nelas. É mais uma forma de aumentar sua presença online, praticamente sem custo. 

Além disso, as plataformas são uma forma de se relacionar com os clientes, já que eles podem avaliar os locais que visitam. Elas acabam se tornando quase que uma espontânea de pesquisa de mercado, mais uma vez, sem custo. O único trabalho é observar os comentários para ver o que falam de você. 

Mais uma vantagem é acompanhar esses aplicativos de modo geral. O Waze, por exemplo, é a maior comunidade de motoristas do mundo. Portanto, eles naturalmente têm uma coleção de dados, que podem ser analisados para identificar comportamentos dos usuários

Ou seja, se você é uma empresa que precisa de tráfego na sua loja, usar o Waze e o Google Maps é uma forma de se destacar. 

É possível fazer anúncios no Google Maps

Outra vantagem é que também é possível fazer anúncios no Google Maps. Dentro da plataforma do Google Ads, você consegue configurar anúncios que mudam a cor do pino, de vermelho para roxo e ainda trazem alguma informação extra para atrair os clientes para a sua loja. 

Além disso, os resultados são exibidos no topo da página das pesquisas. A vantagem é que ainda não tem muita gente usando esse recurso. O Waze também tem seu serviço de anúncios. 

Como aparecer melhor no Waze e no Google Maps para atrair mais pessoas? 

Abaixo, vamos listar algumas dicas para ajudar você a atrair mais tráfego para sua empresa tanto pelo Waze como pelo Google Maps. As estratégias são mais gerais e funcionam em ambos os aplicativos. 

Traga o máximo de informação possível na descrição

Vale a pena gastar um bom tempo na descrição. O Google optou por usar uma lista de atributos para as lojas, por isso, não deixe de marcar nenhum que sua loja tenha. Também traga informações básicas sobre o seu negócio, como horários de atendimento, endereço, telefone, site e algumas das principais ofertas. 

Lembrando que o Google é muito esperto e não adianta mais fazer keyword stuffing. Isso pode prejudicar sua loja. 

Capriche nas fotos

O Google de vez em quando ainda usa o Street View para trazer a fachada da loja, mas essa prática tem caído em desuso. As fotos são muito antigas e muitas vezes não batem com o estabelecimento. Agora, você tem opção de adicionar fotos e essa é uma enorme oportunidade

Você pode adicionar fotos da empresa, dos produtos ou que reflitam os serviços oferecidos. Se você tem um hotel, pode adicionar uma foto dos quartos. Se tem um spa, pode colocar uma foto de um cliente ilustrando os tratamentos. Se tem uma pizzaria, a foto da comida é uma opção bem óbvia. 

O Google ainda tem a opção de fazer um tour virtual pela loja. É mais uma forma de se aproximar do cliente e trazer mais público. 

Procure sempre ter avaliações positivas

A prova social é um fator crucial no marketing e não é à toa que diversos aplicativos trazem um sistema de notas. Uma empresa sempre tende a falar bem dos produtos ou serviços que ela oferece, mas se os clientes fazem, o peso é muito maior. 

Portanto, a maior dica é sempre prestar o melhor atendimento possível. Além disso, você pode pedir para os usuários fazerem uma avaliação, mas sem ser chato. 

É claro que você abre as portas para avaliações negativas e elas certamente virão. Portanto, procure responder com o máximo de profissionalismo e respeito. Caso a reclamação tenha fundamento, aproveite a oportunidade para melhorar sua loja. 

O Waze e o Google Maps apresentam oportunidades interessantes. São aplicativos que muita gente usa, mas que ainda não são tão aproveitados como ferramentas de marketing. Então, se isso fizer sentido para seu negócio, vale a pena conhecer. 

Gostou do post? Então confira o blog da M2BR Academy para acessar outros posts como esse e saber tudo sobre marketing digital! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *