Querendo ou não, o profissional de marketing tem uma voz. É claro que o grande objetivo do trabalho é vender, atrair o público, gerar leads ou algo parecido. Porém, tão ou mais importante do que isso é aproveitar essa voz para perpetuar mensagens de igualdade e inclusão. Por conta disso, é uma profissão que também demanda bastante responsabilidade. 

Do lado das marcas, as empresas estão finalmente percebendo a importância de falar sobre esse assunto, tanto para elas quanto para a sociedade. Então, vamos conversar um pouco sobre diversidade e inclusão, mostrando por que são assuntos tão valiosos.

Se gostar do post, assine a newsletter da M2BR Academy para ficar por dentro de todas as novidades. 

Quais são os benefícios de associar a marca às causas sociais? 

Antes de mais nada, algumas estatísticas recolhidas pelo Google

  • 18 milhões de pessoas no Brasil se identificam a comunidade LGBTQIA+ e metade dessas pessoas prioriza marcas que apoiam a causa;
  • 88% das pessoas com deficiência no país acreditam que as lojas não têm estrutura suficiente para atendê-los e 70% classificam que vendedores e call centers são inadequados;
  • A participação do público sênior em aulas online subiu de 22% para 53% durante a pandemia, com 45% das pessoas planejando continuar;
  • As mulheres ainda têm muito pouco espaço de fala em diversas categorias do mercado, como educação, governamental, automotiva, comércio e indústria;
  • 68% dos negros entrevistados na pesquisa divulgada pelo Google, afirmam que não se sentem representados pelas marcas. 69% deles ainda afirmam que a as empresas tratam o dia da consciência negra de forma vazia e superficial. 

Com esses dados em mente, é muito claro que existem diversos grupos que não estão satisfeitos com o mercado. Por isso, a relação entre marketing e inclusão é tão importante

Cria um mundo melhor

Esse é o maior motivo pelo qual as ações de marketing e inclusão são tão importantes. Basta olhar cada uma das estatísticas, que fica claro que ainda existe muito espaço para melhorar, com diversas ações que podem afetar todos os grupos. 

Mais do que vender um produto ou serviço, o profissional de marketing tem a oportunidade para afetar mudanças. Pode ser que não ocorra a mudança da noite para o dia, mas espalhar a mensagem já é um grande passo. 

Além disso, ainda existem os benefícios para as próprias marcas

Os benefícios de ações de inclusão para as empresas

Se as ações de inclusão melhoram o mundo, é evidente que os efeitos são sentidos na própria organização. Um dos mais importantes é proporcionar um ambiente que seja mais positivo, gerando um bom relacionamento entre as pessoas. 

Todas as pessoas podem se sentir incluídas e todo mundo pode ser quem é e quem quer ser. Logo, o ambiente de trabalho é muito mais leve. 

Outro ponto importante é que a inclusão e diversidade geram equipes mais criativas e mais propensas a inovar. É muito comum ouvir empresas falarem que querem inovar e pensar fora da caixa, mas isso é impossível quando todos têm o mesmo background e pensam da mesma forma. 

O exemplo dos funcionários PCDs é ótimo. Pessoas que não passam por essa situação têm mais dificuldade em entender suas consequências. Por isso, é importante ter o maior número de vozes diferentes possíveis, de modo a encontrar soluções que sejam mais eficientes para todos.

Melhora a imagem da empresa

Vimos acima, e já falamos sobre esse tema no blog diversas vezes, que o público está cada vez mais alinhado à empresas que defendem causas sociais, e também ambientais. Logo, participar desse tipo de ação é essencial para conquistar e fidelizar clientes. 

Porém, vale um alerta. É preciso realmente abraçar as causas, pois usá-las apenas como forma de ganhar dinheiro tem o efeito oposto. Isso afasta os clientes, pois eles têm a péssima percepção de que sua empresa é apenas aproveitadora. O público percebe isso muito facilmente. 

A melhora da imagem da empresa não é somente para os clientes. As pessoas também querem trabalhar em ambientes que promovem a integração, inclusão e troca cultural. Por isso, acaba também sendo uma ótima forma de atrair novos talentos. 

Como fazer ações de marketing e inclusão? 

Existem ótimos exemplos de ações de inclusão feitas nas empresas, com um grande sucesso recente sendo o programa de Trainee exclusivo para negros da Magazine Luiza. A empresa percebeu uma grande disparidade no percentual de negros em posições de liderança e pensou em uma ótima ação para começar a corrigir isso. 

Antes disso, é preciso promover uma conversa dentro da própria empresa, desenvolvendo o lado humano e mostrando para todos os colaboradores como essas ações são importantes. Independente das ações em si, existem pontos cruciais que devem ser considerados. 

Primeiramente, ações como essa não podem ser apenas passageiras, feitas uma vez ou outra e nunca mais. Elas precisam fazer parte do DNA da marca, de uma luta que acontece no dia a dia. Caso contrário, pode existir a percepção de que ela apenas está se aproveitando. 

Existem exemplos disso por aí. É comum ver marcas que são acusadas de aproveitar o mês do orgulho LGBTQIA+ para colocar o arco-íris na foto da empresa do Facebook e não fazer mais nada durante todo o ano. Para realmente fazer parte das mudanças, é preciso que as ações façam parte da raiz da empresa

Por fim, o mais importante na verdade é ouvir o que as pessoas têm a dizer. Para se sentir representadas elas precisam ser ouvidas, entender quais são os problemas e por que é tão importante corrigi-los. 

Isso é importante para fugir dos estereótipos, para trazer mais pluralidade na publicidade e nos ambientes de trabalho e pensar na diversidade indo além de apenas gênero e raça. 

Marketing e inclusão não são tendência

Por fim, é importante ressaltar que essas questões não são tendência. São uma realidade, que precisa ser encarada diariamente, hoje e no futuro, até que teremos uma sociedade realmente diversa. Cada pessoa tem o seu papel nisso e o profissional de marketing tem grande responsabilidade. 

Como diz Joe Gerenstadt, especialista em diversidade, inclusão e equalidade: “Se você não promover a inclusão de forma deliberada e proativa está, mesmo que não intencionalmente, promovendo a exclusão”. 

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy e compartilhe este post para ajudar a ter uma sociedade que promova cada vez mais a inclusão. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *