RD on the Road 2017: Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

Categorias Artigos, Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo - Blog da M2BR-thumb

01 - Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo - Blog da M2BR

Vitor Peçanha é co-fundador da Rock Content, uma empresa de conteúdo que não para de crescer.

A Rock Content foi fundada por três profissionais do mercado de Marketing Digital e essa experiência trouxe uma vantagem: eles já sabiam da importância de produzir conteúdos de alta qualidade para conquistar a internet. Outra estratégia certeira da empresa foi, desde o início, ser cliente dela mesma. Como um negócio pode servir bem ao mercado, se ele não faz bem o trabalho de casa? E foi produzindo um ótimo conteúdo para si própria, que a Rock Content ganhou ótimos clientes, como a MRV Engenharia, We do Logos e Simply.

Na palestra do Peçanha no RD on the Road 2017, o foco, claro, foi Marketing de Conteúdo. O nome ainda inspira dúvida em muita gente e foi com a própria vivência que ele ensinou muito pra galera presente.

A internet não perdoa: falou demais, muito blá blá blá, encheção de linguiça e conteúdos irrelevantes, lá se vão os clientes. Hoje as pessoas têm o poder da escolha e isso não pode fugir do nosso radar. Engana-se quem vê publicações apenas como forma de aparecer no mercado. Conteúdo faz a roda girar, pode aumentar o faturamento do seu negócio.

Primeiro passo antes de digitar a primeira palavrinha: onde quero chegar?

Confira nosso podcast sobre Marketing de Conteúdo

Entre o início de tudo e o lucro, existe um miolo (que parece) nebuloso. Para traçar a rota de sucesso até o cume, é essencial ter uma meta para, aí sim, começar traçar as estratégias. A máxima é:

Por quê? > Para quem? > Como?

O marketing tem diversos objetivos. Gerar leads para vendas, brand awareness, diminuir gastos, gerar autoridade, educar o mercado, entre outros. Defina o seu. Não se preocupe se parecer limitado. Quando você atingir a meta, já sabe: crie outra meta. A cada objetivo atingido, mais animado e cheio de fôlego, você estará na rota de crescimento.

A persona é o próximo passo. Persona é a representação fictícia do seu cliente com um perfil detalhado de hábitos, consumo, preferências, motivações, preocupações, características demográficas e mais. Compreender seu cliente é fundamental para desenvolver produtos, serviços e também produzir conteúdos que culminarão na aquisição de novos clientes.

02 - Personas no Marketing de Conteúdo - Blog da M2BR

Quando falamos sobre produção de conteúdo, é natural que imaginemos um texto. Mas a internet não é tão previsível e nos oferece diferentes formatos para impactar a audiência de acordo com o que você quer dizer e com as plataformas onde o público-alvo navega.

Vídeo, áudio, textos, imagens, tudo isso é conteúdo. Tudo isso está nas redes sociais, nos sites de busca, blogs, mas não misture num balaio só: cada formato tem um objetivo. Por exemplo: textos demandam mais atenção do que um vídeo. O que você quer passar?

Rand Fishkin, um dos maiores nomes do SEO da atualidade, é fundador da Moz. Sabe o que ele diz sobre conteúdos?

“You must write a content that is 10 times better than the best result that can currently be found in the search results for a given keyword phrase or topic.”

“Você deve escrever um conteúdo que é 10 vezes melhor que o melhor resultado que aparece nos resultados de busca para aquele tópico ou palavra-chave.”

O que ele quer dizer? Se você não produzir um conteúdo realmente bom e relevante, não será visto. Apenas uma pequena parte do público passa para a segunda página das buscas do Google, o quer dizer que, se você não estiver figurando bem, na primeira página, a chance de ser visto pela audiência cai. E muito.

Como vou saber o que é relevante?

03 - Como vou saber o que é relevante - Blog da M2BR

Seu conteúdo tem que:

Resolver um problema > Para um público > No momento que ele precisa

Um misto equilibrado de conhecimento com oportunidade. Entenda do assunto, mas fique de olho no que as pessoas estão buscando.

As palavras-chave te ajudam a entender as buscas. O SEMRush é um site que entrega dados muito legais sobre sites através de uma busca simples. Teste essa ferramenta. Outra dica é o Google Keyword Planner, um planejador de palavras-chave que te ajuda a encontrar os termos que não podem faltar no seu texto ou site. Com as palavras certas, o Google e outros buscadores conseguem entender sua página e sugeri-la para o público que busca determinada informação.

Sabe o que acontece quando você investe nessas técnicas? Economia. Quanto melhor posicionado seu site ou blog estiver, menos você precisará investir em anúncios para ser visto pela audiência. Não é magia, é tecnologia! 🙂

Quem mexe com conteúdo também tem que ser obcecado por SEO. Monitorar posicionamento do site, promover nas redes sociais, estar atento a oportunidades, fazer link building e manter o conteúdo atualizado. Isso é um giro constante. O SEO deve ser atualizado periodicamente.

Aprenda como se tornar um profissional de Marketing de Conteúdo cobiçado pelo mercado!

As métricas são suas amigas. Fique tranquilo, que os gráfico não mordem. Algumas métrica operacionais são: visitantes únicos, taxa de rejeição, leads gerados, visualizações de vídeos e engajamento.

Nesse momento, você já estará perto do lucro. Dá uma olhada na experiência do Peçanha.

04 - Resultados do Marketing de Conteúdo - Blog da M2BR

Trocando em miúdos: visitas + bom conteúdo = dinheiro no bolso.

Marketing de conteúdo não é campanha. É a sua empresa na web, sendo vista e conquistando o mercado. Cada termo bem escolhido é como uma lojinha que faz parte do shopping. Seja o shopping.

CTA - Curso de SEO na Prática - Blog da M2BR

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *