Conheça tudo sobre a Rede de Pesquisa do Google Adwords

Conheça tudo sobre a Rede de Pesquisa do Google Adwords - Blog da M2BR

Você já ouviu falar na Rede de Pesquisa do Adwords? Sabe exatamente o que é isso? Não se preocupe, neste artigo você conhecerá tudo sobre esta excelente ferramenta do Google. Acompanhe!

Primeiro, vamos relembrar que o Google Adwords é o recurso do Google no qual os anunciantes inserem anúncios que devem ser apresentados aos usuários que fazem buscas na ferramenta e também na rede Adsense (sites e blogs que permitem exibir anúncios em suas páginas).

O que são links patrocinados?

Também é importante saber o que são links patrocinados: são anúncios pagos, que aparecem na SERP (página de resultados de pesquisa google – Search Engine Results Page) em destaque, na parte superior ou no final da página, dependendo da relevância da palavra-chave buscada pelo usuário.

Este formato de mídia é cobrado através do CPC (custo por clique), ou seja, a cada vez que o usuário clica em seu anúncio é cobrado um valor de acordo com um leilão de palavras.

O que é a Rede de Pesquisa do Adwords?

Dito isso, já podemos adentrar no mundo da Rede de Pesquisa do Adwords! Nas palavras do próprio Google: “a Rede de Pesquisa é um grupo de websites relacionados à pesquisa nos quais os anúncios podem aparecer. Eles incluem sites do Google, além de outros que não fazem parte da rede Google (AOL, por exemplo) e fazem parceria com o Google para exibir anúncios; são, portanto, parceiros”.

É importante também dizer que que a ativação dos anúncios se dá por meio do cruzamento de palavras-chave digitadas pelos usuários com aquelas que foram escolhidas pelo anunciante.

Os anúncios da Rede de Pesquisa costumam receber uma grande quantidade de cliques, pois são exibidos no momento em que o usuário está fazendo uma busca, ou seja, as informações oferecidas pelo anunciante têm grandes chances de serem de seu interesse.

Diferença entre Rede de Pesquisa e Rede Display

"Qual</p

É preciso não confundir a Rede de Pesquisa com a Rede Display.  Esta última é uma rede formada por sites parceiros (Folha de S. Paulo, G1, entre outros) e também por sites e blogs associados ao AdSense.

Além dos anúncios não aparecerem na página de pesquisa do Google, a principal diferença entre a Rede de Pesquisa e a Rede display é que nesta os anúncios são exibidos de forma contextualizada. Por exemplo, um anúncio sobre sistema de gestão empresarial tende a aparecer ao lado ou no meio de um conteúdo (matéria jornalística, blogpost etc.) que trate de temas da área administrativa das empresas ou de tecnologia da informação (TI).

Na Rede Display, o anunciante pode escolher em quais sites quer que seus anúncios apareçam e também pode optar por pagar por clique (CPC) ou pela quantidade de exibições (CPM).  

Vantagens de usar a Rede de Pesquisa do Adwords?

Existe uma série de benefícios que a Rede de Pesquisa do Adwords oferece. Veja os principais:

Extensões de anúncios

Informações adicionais e extensões que complementam o fornecimento de dados de seu público-alvo podem te ajudar a chamar mais atenção no momento em que a busca é feita. Por exemplo: sitelinks, locais, chamadas, frases destaque; você pode fornecer mapa de trajeto, disponibilizar avaliações online, preços de produtos, conteúdos relacionados etc. aos usuários que buscarem por sua loja no Google.

Formatos de anúncios

Os formatos de anúncios são padronizados e eles se assemelham muito aos resultados orgânicos da página de busca, o que tende a não repelir o usuário e pode facilitar muito sua decisão de clique.

Alcance

Com a rede de pesquisa, o acompanhamento se torna mais preciso. Os formatos são padronizados pelo Google, o que evita errar na hora de buscar dados.   

Mensuração de resultados

A rede de pesquisa oferece dados que permitem o comparativo de conversões dos seus anúncios. Assim, você pode, durante e ao final da campanha, mensurar quais são os produtos e/ou serviços que geraram mais resultados.

Como criar uma campanha de pesquisa?

Como criar uma campanha na rede de pesquisa - Blog da M2BR

Dito isso, agora vamos colocar a mão na massa. A partir de agora, você verá como criar uma campanha da Rede de Pesquisa no Adwords. Acompanhe o passo a passo!

  1. Acesse o Google Adwords;
  2. Na aba +CAMPANHA, selecione ‘Apenas Rede de Pesquisa’;
  3. Defina as configurações básicas da campanha: selecione ‘todos os recursos’; Em ‘Nome da Campanha’ insira o nome da sua campanha. Em seguida, vá até a opção ‘Redes’ para escolher se você quer que sua campanha apareça em google.com.br ou em parceiros de pesquisa. Você também pode localizar geograficamente seu anúncio (direcioná-los para determinados locais), basta ir até a opção ‘Locais’ e filtrar por países, regiões, localidades (até quatro locais);
  4. Em ‘Idiomas’ você define para qual grupo idiomático quer que seus anúncios sejam exibidos. Se você quer que apenas falantes de inglês sejam impactados, basta selecionar este idioma;

Estratégia de lances

Também é importante definir o valor do seu custo por clique (CPC), que é o valor que você pagará por cada vez que alguém clicar no seu anúncio – esta é também uma maneira eficiente de mensurar a quantidade de pessoas que devem ser impactadas por um anúncio.

Você também deve informar o valor do ‘Orçamento’, que é o valor total que quer gastar pela campanha durante seu período de vigência.

Programação de anúncios

Com este recurso, você pode programar as datas de início e término da sua campanha. Também pode definir em que dias e horários seus anúncios serão exibidos. Com isso, consegue testar horários para aumentar a performance e obter melhores resultados.

Exibição de anúncios

Outro ponto importante é a ‘Rotação de Anúncios’. Com ela, você consegue otimizar para cliques (o Google irá tentar conseguir mais cliques), para conversões (o Google vai trabalhar para que as ações parametrizadas por você sejam feitas pelo público-alvo; preencher um formulário de contato, por exemplo).

Também há a opção de ‘alterar uniformemente’, na qual o Google irá exibir os anúncios de forma uniforme durante um período e depois se concentrar naquela que trouxe melhores resultados.

Já em ‘alternar indefinidamente’, você terá a exibição de seus anúncios com menor desempenho com mais frequência para tentar obter mais resultados.

Como encontrar as palavras-chave para começar a campanha?

Como encontrar as palavras-chave para começar a campanha de google adwords - Blog da M2BR

Um dos maiores segredos para o sucesso de uma campanha é a escolha correta das palavras-chave (palavras ou frases que descrevem seu produto ou serviço para determinar quando e onde um anúncio pode ser exibido).

São elas que vão determinar a exibição dos seus anúncios para as pessoas quando elas fizerem pesquisas no Google. Por isso, é preciso escolhê-las com máxima qualidade; elas precisam ser relevantes para seu público-alvo. Não escolha palavras muito genéricas, como ‘carro usado’ ou ‘celular novo’. Tente ser o mais mais específico possível. Opte por ‘onde comprar carro usado’, por exemplo.

Pesquisando palavras-chave no Google Adwords

O Google Adwords funciona como uma espécie de leilão no qual os anunciantes competem pelo melhor posicionamento nos resultados do Google. Vence aquele que oferece um bom CPC e cria anúncios relevantes.

Também o índice de qualidade é considerado na hora de fazer o ranqueamento de um anúncio nos resultados de busca. Ou seja, um anunciante pode dar um lance alto, mas a qualidade de seus anúncios e a relevância das palavras-chave serem inferiores a outro anunciante que deu um lance menor. Ele perderá posicionamento para o anunciante que está pagando menos mas que tem um anúncio com mais qualidade.

E a qualidade dos anúncios é o resultado de uma equação que considera a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência da página de destino (para onde o anúncio leva o usuário).

Usando o Google Key Planner para pesquisar palavras-chave

O Google Key Planner é uma excelente ferramenta para planejar campanhas. Nele, você pode verificar a relevância de palavras-chave, ver estatísticas (volume de pesquisa, custo médio estimado por clique etc.).

Acesse o Google Adwords e faça login em sua conta Google. Em seguida, vá até a opção ‘Ferramentas’ e escolha ‘Planejador de Palavras-Chave’. Escolha ‘exibir volume de pesquisas’ e insira as palavras-chave que você pensou inicialmente para verificar sua relevância (o quanto as pessoas buscam por elas no Google).

Quer saber mais? Ouça agora mesmo o podcast Rede de display do Google!

cta-curso-de-google-adwords-na-pratica-m2br-academy