RD on the Road 2017: Growth Hacking – Marketing Digital de Resultados

Categorias Artigos, Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
RD on the Road RJ - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR-thumb

RD on the Road RJ - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

O Gabriel Guerra Costa deu uma palestra incrível sobre o papel transformador que o Marketing Digital pode ter sobre negócios.

O Gabriel Costa é o Growth Manager da Resultados Digitais.

Nunca tinha ouvido falar sobre esse cargo? A gente explica. Growth Hacking é uma metodologia que foca no crescimento da empresa através da criatividade e conhecimentos de marketing.

Dessa forma, conectar o público-alvo a produtos e serviços dá resultado. O Growth Hacking, apesar de moderno (surgiu em torno de 2010), não é só para empresas jovens e descoladas; é para qualquer organização que queira gerar crescimento de forma rentável e sustentável.

Não importa a velocidade de crescimento da sua empresa: se ela crescer sem planejamento e visão de negócio, as coisas vão se embolar em breve. O Marketing Digital passou a ser uma parte importante dos investimentos feitos em milhares de empresas ao redor do mundo, pois suas ferramentas facilitam o dia a dia e otimizam processos.

Automação de Marketing

Automação de Marketing - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Uma dessas ferramentas, que pode ser outro termo novo pra você, é a Automação de Marketing. Através dela, você economiza tempo que, em bom português, significa economizar dinheiro.

Isso não quer dizer que o investimento em alguns programas substitua sua equipe de marketing. Pelo contrário, é importante ter uma equipe qualificada para tirar o melhor proveito dos resultados provenientes da automação. A ideia não é enxugar equipe e sim melhorar o processo de organização e relacionamento com o cliente.

Os softwares de automação conseguem organizar e nutrir sua base de leads com alta velocidade e eficiência. É muito importante ter os dados dos clientes organizados e atualizados para que a comunicação enviada seja a mais certeira possível, desde a pré-venda até a pós-venda.

Não vamos nos prender a nomes de softwares de automação, porque há vários e é importante que sua empresa analise os mais relevantes para seu mercado de atuação. Estude sobre o assunto. A automação se desenvolve junto com a estratégia de marketing. Gerenciar a comunicação nas redes sociais, campanhas de anúncios online, disparo e monitoramento de email marketing… isso é só uma parte do trabalho que pode ser otimizada pelas ferramentas. Investir nelas pode realmente ajudar seu negócio a chegar mais longe.

Gráfico de Empresas usando Automação de Marketing - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Nos Estados Unidos, mais de 100 mil empresas investem em solução de Automação de Marketing. Já no Brasil, esse número gira em torno de 7 mil empresas.

Inbound Marketing

Inbound Marketing - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Em plena Era da Informação, folders e panfletos no para-brisas não devem mais ser prioridades na hora de pensar a comunicação da empresa. Através do Inbound Marketing, por exemplo, sua marca ganha relevância e economiza o dinheiro da enorme quantidade de papeizinhos promocionais que não seriam lidos pela maioria e acabariam no lixo.

Ferramenta importante e superatual do marketing digital, o Inbound colabora com o reconhecimento da marca e relacionamento com o cliente. As pessoas gostam de ver conteúdos bem escritos e inteligentes, que resolvam seus problemas ou entretenham sem muito blá blá blá.

CTA - Ebook Inbound Marketing - Blog da M2BR

Aposte suas fichas no Inbound, uma ferramenta que tem o objetivo de fazer seu negócio ser encontrado e visto no enorme mundo da internet. O tráfego orgânico do seu site ou blog vai aumentar de forma consistente, atraindo um público realmente relevante para a sua marca.

Não enxergue seu visitante como cliente direto. Transforme-o em um lead qualificado, entenda suas dores e desejos. Depois disso, entregar o que quer e fazer a conversão é mais fácil. Aí sim os números começarão a crescer de verdade.

Inbound Marketing vs Marketing de Conteúdo

Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Para quem ainda confunde, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo não são a mesma coisa. O Inbound tem a taxa de conversão como objetivo, enquanto o Marketing de Conteúdo vai atrás do cliente para trazê-lo de volta ao ambiente de compra, e garantir que fique satisfeito com as aquisições.

M2BR Cast - Podcast - Marketing de Conteúdo na Prática - Blog da M2BR

Vale reforçar que um bom conteúdo produzido, em qualquer segmento do mercado, ajuda na geração de leads. Ou seja, mesmo diferentes, Inbound e Marketing de Conteúdo têm sim um (grande) ponto de contato.

Scale-up: faça sua empresa crescer

Scale up - Faça sua empresa crescer - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Nos primeiros cinco anos, a empresa deve adaptar seus processos de Marketing e Serviços para prover valor e educar os cliente potenciais e atuais. Nos cinco anos seguintes, deve usar técnicas para criar máquinas de crescimento previsíveis, escaláveis e lucrativos.

Quando falamos de querer crescer e ter sucesso, estamos falando em lucrar, ter melhor qualidade de vida, mas também estamos falando de mercado.

Quando a sua empresa cresce, ela contrata mais gente e o impacto se expande nas redes de cada um dos envolvidos. Um dado: apenas 1% das empresas gera quase 60% dos empregos do país. É um dado alarmante. Apesar do volume de pessoas empregadas, caso algo aconteça a qualquer uma das empresas pertencentes a esse 1% os efeitos serão trágicos.

É essencial que empresas menores se desenvolvam, ganhem mais espaço no mercado e ajudem a desenvolver o país de forma sustentável. A essas empresas que mudam de faixa, chamamos de Scale-ups. Cerca de 92% das Scale-ups são pequenos e médios negócios que estão começando a ganhar espaço, e 90% das empresas com crescimento acelerado têm mais de 5 anos de história, ou seja, saiba que você vai ralar pra chegar lá, mas a recompensa é grande.

Para criar mais Scale-ups é essencial investir em Marketing Digital. Mais especificamente em Inbound Marketing, Inbound Sales e Customer Success. Isso quer dizer atrair mais talentos, investir em gestão, em produtos, parcerias, infraestrutura, capital e assim por diante.

Analise seus resultados

Analise seus resultados - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Acompanhe o crescimento da sua empresa com planilhas mensais detalhadas, até semanais se for necessário, para ver se as projeções precisam ser ajustadas. Analise seus resultados para conseguir priorizar melhorias e investimentos para manter o crescimento.

Confira nosso e-book: Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Esteja sempre atento a projetos e metas. Produza relatórios de acompanhamento periodicamente. Isso não é tempo perdido.

Produção de relatórios em Inbound Marketing - Growth Hacking - Marketing Digital de Resultados - Blog da M2BR

Não sabe por onde começar a organizar suas planilhas? No site da Resultados Digitais há alguns templates que podem te ajudar, dê uma olhada: bit.ly/kit-rd

CTA - Curso de Inbound Marketing na Prática - Blog da M2BR

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *