RD on the Road 2017: 15 dicas práticas e de alto impacto em Marketing Digital

Categorias Artigos, Conteúdo, Marketing Digital
RD on the Road 2017 - 15 dicas práticas e de alto impacto em Marketing Digital - Blog da M2BR

RD on the Road 2017 - 15 dicas práticas e de alto impacto em Marketing Digital - Blog da M2BR

A palestra do André Siqueira lotou o salão com interessados em encontrar aquele algo a mais na hora de pensar as estratégias e melhorias para seu negócio.

Se o assunto é Marketing Digital, o André Siqueira é referência para dar dicas e orientações. Co-fundador e Head de Marketing da Resultados Digitais, ele está há anos no mercado, tem experiência de sobra e muita credibilidade.

Na edição carioca do RD on the Road 2017, sua palestra “Hacks sobre Digital” foi um dos momentos mais esperados pelos participantes. Afinal de contas, o digital é o presente, o futuro e também é democrático: dá oportunidades para investidores com diferentes volumes de recursos e transforma você no agente de mudança que bota a mão na massa.

O Marketing Digital pode promover mudanças e trazer ótimos resultados no curto, médio e longo prazo. Confira abaixo as 15 dicas práticas que o André compartilhou com a galera e repense os processos e decisões da sua empresa.

01 – Mais Landing Pages = mais resultados

Dica 01 - Mais Landing Pages = mais resultados - Blog da M2BR

Se você não sabe o que são Landing Pages, não se assuste com o nome, pois o conceito é bem simples: são páginas criadas para converter, ou seja, ela convida o visitante a performar uma ação que traz resultados, como captura de leads, informações da audiência, entre outros.

Portanto, a matemática é simples: quanto mais Landing Pages, mais público entregando resultados você terá.

A dica é aproveitar a variedade de formatos. Se você já trabalha com Landing Pages, fuja do arroz com feijão de vez em quando e surpreenda o visitante. Existem formatos especiais para kits, planilhas, cursos por e-mail, quiz, entre outros.

Outra excelente forma de aumentar suas vendas e/ou aumentar os acessos ao seu site é transformar publicações em e-books. Conteúdos bem explicados, claros e, principalmente, relevantes, fidelizam um público precioso. Confira a biblioteca de conteúdos da M2BR!

Outra dica muito legal é usar a ferramenta “voice typing” (digitação por voz) do Google Docs. Com ela, você fica livre para escrever quando e onde estiver sem precisar teclar. Um grande adianto, não é?

02 – Desista do conteúdo “pato”

Dica 02 - Foque nos canais de distribuição - Blog da M2BR

O pato corre, nada, voa, mas não faz nenhum dos três com maestria. Com isso, o que o André quer dizer é: se aprofundar e apresentar conteúdos realmente relevantes é essencial. Apenas blá blá blá não traz resultados, pelo contrário, pode até gerar perda de confiança. Estude, informe-se e capriche no conteúdo.

Não esqueça de focar nos canais de distribuição. É importante entender que o conteúdo trabalhado num e-mail não é igual ao conteúdo para SEO, para redes sociais, etc. Entenda o canal, defina o objetivo e manda ver.

Quando você produz conteúdos confiáveis, pode se tornar fonte de informação. Nesse nível, as visualizações e cliques nos conteúdos que você produz aumentam ainda mais e seu negócio decola junto.

Além do conteúdo produzido por interesse, há o conteúdo produzido de acordo com oportunidades ou curiosidades. Trata-se daqueles links que você vê nas redes sociais, por exemplo, e despertam seu interesse por ser sobre um tema recente ou sobre uma banda que você gosta. Em suma, é um conteúdo que as pessoas não estão necessariamente procurando, mas leva ao clique.

Ser o primeiro a falar sobre determinado assunto é outra dica valiosa. Estar atento às tendências ajuda a pescar esses momentos especiais. Não deixe para escrever amanhã o que todos querem ler hoje.

Diferente dos conteúdos anteriores, onde os assuntos dependem do mercado e impactam um público diverso, existe um terceiro: o e-mail. Nesse, o conteúdo está totalmente sob seu controle. Você escolhe quando, para quem e o que vai enviar.

Dicas de onde pesquisar tendências para produzir conteúdos: Google Trends, Buzzsumo e os trending topics do Twitter.

03 – Transforme conteúdo em processo

Dica 03 - Transforme conteúdo em processo - Blog da M2BR

Para não se perder no meio do raciocínio, crie um processo de escrita. Tenha objetivo e tópicos claros para seguir etapas e não dar branco no meio do caminho.

Preocupado em manter uma frequência na produção dos conteúdos, escolher temas pode ser um desafio. Uma etapa do processo, que pode auxiliá-lo na escolha dos temas é a pesquisa de tendências e palavras-chave relacionadas.

04 – Faça referências te promoverem

Dica 04 - Faça referências te promoverem - Blog da M2BR

Contar com influenciadores para divulgar seus conteúdos pode dar ótimos resultados. Para quem sabe disso e não pode investir nas parcerias, existem formas de driblar o ônus.

  • “Posso te entrevistar?” – Convide influenciadores para uma entrevista. Desta forma, além do networking e de enriquecer seu conteúdo, ele ainda divulga gratuitamente o link de acesso para seus seguidores. Faça-o sentir-se importante, relevante para o seu trabalho.
  • “Lista dos melhores profissionais/sites da área.” – Nesses artigos, todos os incluídos na lista se sentirão prestigiados pela seleção e compartilharão a publicação nos seus canais.
  • “Estudo de caso/análise de uma empresa.” – Dar destaque ao negócio do influenciador é outra forma de conseguir sua atenção, além da divulgação gratuita do material, claro.
  • “Concursos e prêmios.” – Qualquer pessoa divulga iniciativas com boas recompensas. Além disso, você ainda pode turbinar sua captação de leads com o cadastro dos interessados em concorrer ao prêmio.

05 – Co-marketing

Dica 05 - Co-marketing - Blog da M2BR

Uma ótima dica de marketing digital é a colaboração. Empresas que dividem a mesma audiência podem trabalhar juntas para melhorar seus conteúdos. Um exemplo foi a união entre a Resultados Digitais e a Endeavor em alguns e-Books publicados. Artigos produzidos em colaboração entre as duas empresas tiveram sucesso no alcance, número de acessos e conversões.

A M2BR já produziu alguns materiais em co-marketing com outras empresas como, por exemplo, o e-book de Crise em Redes Sociais e o Guia Definitivo de Métricas e Indicadores de Performance no E-mail Marketing.

Não sabe quais empresas poderiam fazer parceria com a sua e produzir aquele conteúdo interessante? Acesse o “Facebook Audience Insights”. Através da plataforma, você localiza negócios afins através do público, interesse, etc.

Outra plataforma que auxilia nesse cruzamento de afinidades é o “Similar sites”, um plugin para o Google Chrome. A partir da base de pessoas que acessaram seu site, o plugin entrega uma sugestão de empresas relevantes para parcerias. O “Similar Web” é outro que entrega o mesmo resultado. Vale a pena.

Busca avançada no LinkedIn – A maior rede social para profissionais não pode ficar de fora do seu levantamento. Pesquise e encontre profissionais, empresas e aumente seu networking. Trocas ampliam suas chances de conseguir indicações e parceiros. Importante lembrar: não seja um chato digital. Profissionais muito qualificados podem não ter todo o tempo que você gostaria para dar sugestões e entrevistas. Tenha paciência nos retornos. Diversifique seu networking.

Quando chegar a hora de convidar um parceiro, seja ele empresa ou um profissional, chegue afiado e seguro. Tenha um bom texto já preparado, ensaie sua apresentação, seja interessante e mostre de forma clara como a parceria beneficiará ambos. Evite se estender demais, lembre que o tempo de vocês dois é valioso, e mostre que você domina o assunto. Faça-o sentir-se a cereja do bolo – “só falta você”. Dessa forma, encantar o parceiro e fechar negócio é muito mais fácil.

06 – Use notificações para criar um novo canal de distribuição

Dica 06 - Use notificações para criar um novo canal de distribuição - Blog da M2BR

As notificações Push avisam seu leitor sempre que pintarem novidades no seu blog ou site. Mas ele precisa aceitar receber esses avisos e uma das formas é através do plugin “Pushcrew”, do Google Chrome.

Você também pode notificar seus leitores através do Facebook. O “Leadszapp” permite interagir e aumentar suas conversões através da criação de botões que direcionam a audiência.

07 – Evite enviar apenas e-mails, nutra outros canais

Seja consciente sobre a quantidade de e-mails que sua empresa envia. Caso você produza grande volume de conteúdos, segmente sua base, mantenha-a organizada e dispare apenas para os interessados naquele tema. Dessa forma, você evita virar spam e sua entrega é mais assertiva, assim como a conversão. Reflita antes de enviar: se eu recebesse esse e-mail, ficaria satisfeito/interessado ou passaria direto?

Não compre listas de e-mails. Nada garante que as pessoas daquele banco sejam realmente o seu público ou que estejam realmente interessadas em ler o que você produz.

Mostre para o público que ler seus e-mails têm vantagens. Crie promoções exclusivas para os clientes cadastrados e comunique isso em outros canais para captar mais leads.

Além dos e-mails marketing, outra ótima estratégia para impactar seu público são campanhas de Google Adwords. Remarketing, por exemplo, é uma forma de exibir anúncios para um público filtrado e realmente interessado no produto. Sua base de e-mails também serve para criação de campanhas de Adwords. Assim, você evita ter que impactar seus leitores apenas pela caixa de entrada do e-mail. Encontre-os pela navegação na web.

O mesmo raciocínio de anúncios criados para uma base específica pode ser desenvolvido para Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. Aplique essas dicas de marketing digital e veja resultados em pouco tempo. O Google tem poder!

Resumindo: conte com o Google e as redes para impactar seu leitor além dos e-mails. Entregue o que eles realmente precisam e aumente suas conversões.

CTA - E-book - Guia Prático do E-mail Marketing - Blog da M2BR

08 – Vá onde seu cliente já foi

Dica 08 - Vá onde seu cliente já foi - Blog da M2BR

É muito importante ter os passos dos seus concorrentes sempre no radar. O que estão produzindo, como se comunicam com o público e onde aparecem.

O Gmail Ads, por exemplo, sabe como é importante rastrear esses passos. Caso seu leitor esteja cadastrado no banco de e-mails do concorrente, receberá um anúncio seu na caixa de entrada. Aproveite a sua inteligência de mercado para ampliar o contato com públicos relevantes através dessa ferramenta. Além dos concorrentes, o Gmail Ads também permite localizar por palavras-chave. Se a pessoa fez uma pesquisa com termos relacionados ao seu trabalho, você também pode impactá-la com o seu anúncio.

A ferramenta “Export Twitter Followers” da BirdSong Analytics, como o próprio nome já diz, permite exportar a lista de seguidores do Twitter de qualquer conta pública. Detalhe, você receberá a lista no formato “csv” (comma-separated values), um formato de lista com os e-mails separados por vírgula. Muito útil e rico, caso seu público siga perfis específicos no Twitter.

Já falamos, mas não custa relembrar: não atire para todos os lados. Ter acesso a um monte de e-mails não é garantia de qualidade. Depois de limpar e segmentar a base, dispare conteúdos relevantes, explore anúncios e outros formatos criativos para atingir seus objetivos.

Ainda sobre o Google, você conhece o “Custom affinity”? No Google Display você consegue escolher o público-alvo e inserir listas de remarketing para segmentar de acordo com diferentes filtros. Descreva com detalhes o público que você procura, local, websites relacionados, informações demográficas e mais. Desta forma, a publicidade criada tem muito mais chances de entregar a mensagem para as pessoas certas e seu investimento terá um final feliz.

09 – Use seu blog para converter

Dica 09 - Use seu blog para converter - Blog da M2BR

É comum acharem que blogs servem apenas para informar, para gerar tráfego. Vamos te contar um segredinho: posts de blog podem (e devem) gerar conversão.

Ao longo da leitura, mostre mais opções de publicações do seu site. Caso a leitura atual esteja desinteressante, você não perde o leitor imediatamente, apenas guie-o para a próxima leitura e mantenha-o no seu site. Essa sugestão pode vir como um banner + título, que chamamos de content upgrade.

Guarde parte da surpresa para conteúdos exclusivos. Caso o leitor tenha mostrado interesse acessando seu conteúdo sobre “Receitas de bolos”, por exemplo, uma aba pop-up surge durante a leitura oferecendo para ele, gratuitamente, um e-book completo sobre o assunto. Em troca, ele cadastra o e-mail na própria janela e você amplia sua base qualificada para aquele assunto. Cuidado para não oferecer materiais que não tenham a ver com a leitura atual apenas para capturar o lead. Seja relevante para manter a boa impressão da página.

Como falamos acima, a dica é: quanto mais relevante for o conteúdo que você oferecer, mais visibilidade ele ganha e mais conversão você conquista.

10 – Personalização

Dica 10 - Personalização - Blog da M2BR

Quem não gosta de receber mensagens e presentes com seu nome? Na comunicação online isso também é muito importante. Quanto mais personalizada for a comunicação, mais eficiente ela é.

Incluir o nome do cliente no corpo do e-mail, por exemplo, é uma programação simples e dá bons resultados. Fazer parecer que a mensagem foi redigida especificamente para o leitor, e não um disparo em massa, é uma forma de mostrar atenção e interesse. Pode parecer bobo, mas o cliente adora.

Outro exemplo são e-mails de texto. Muitas vezes o resultado deles é melhor do que e-mails gif ou 100% imagem. Por mais bonitos e coloridos que sejam, nem sempre parecem tão personalizados quanto um texto corrido. Dica: e-mails gostam de mais texto e menos imagens.

11 – Promova sua postagem primeiro para quem é muito fã

Dica 11 - Promova sua postagem primeiro para quem é muito fã - Blog da M2BR

Quando os seguidores das redes sociais veem que uma publicação é relevante, ou seja, teve muito cliques e interações, vai dar uma ajudinha para que ela impacte ainda mais gente. Por isso, primeiro promova seu conteúdo para quem você sabe que vai gostar, seus fãs. Assim, a rede social vê relevância e você vai ter que investir muito menos para exibir o material para um público novo. Além disso, quem não conhece seu perfil vai dar uma chance pro material vendo a grande quantidade de likes e shares que o link já tem.

12 – Use e abuse dos Emojis

Dica 12 - Use e abuse dos Emojis - Blog da M2Br

Usar as famosas figurinhas em publicações dá um tom informal e aproximador, além de mais cor. Cria um destaque visual. Vale lembrar que nada em excesso dá bons resultados. Selecione os que melhor se relacionam com o conteúdo e dispare sem medo.

13 – Retargeting é barato e funciona

Dica 13 - Retargeting é barato e funciona - Blog da M2BR

Sabe quando você pesquisa um tênis novo e o anúncio com o mesmo produto te persegue por dias, em qualquer site ou rede social que você navegue? O nome disso é retargeting.

Seus passos na web são mapeados e viram dados para a criação de anúncios. Se você mostrou interesse por aquele modelo de produto e não fechou a compra, o site vai te lembrar depois para reduzir suas chances de esquecer ou desistir da compra. Esse tipo de anúncio é um ótimo investimento, pois o público impactado já demonstrou interesse no produto que você oferece.

Há também o “retargeting inteligente”. Reconhecendo a relevância do consumidor, a empresa gera uma promoção personalizada para instigar a compra imediata. Ela pode também oferecer produtos relacionados que estão indo bem nas vendas. Economize investindo em quem realmente pode te dar resultado.

14 – Lead Ads

Como o próprio nome diz, são anúncios para captação de leads. É um formato do Facebook que é exibido para usuários segmentados e o produto que você recebe é a lista de e-mails de todos que se cadastraram para receber o conteúdo do anúncio que você publicou.

Exemplo: “Baixe gratuitamente o novo e-book da M2BR Academy e aprenda detalhes sobre campanhas de Lead Ads.”

O botão de download abre a guia que coleta o e-mail e envia o material prometido.

Esse não é o formato mais econômico de anúncio, mas, dependendo do seu negócio, pode ser exatamente o que você procura.

15 – O hack mais importante

Dica 15 - O hack mais importante - Blog da M2BR

Você se comunica com pessoas.

Não hesite em se colocar no lugar delas na hora de produzir e disparar um conteúdo. Assim você evita ser conhecido como portal/negócio chato e sem relevância. Seja um portal de confiança, que as pessoas compartilham e buscam conteúdo sem titubear.

Entenda, pesquise, saiba as dores e os objetivos do seu público. O que ele gosta? O que ele precisa? Trace as estratégias para entregar exatamente o que buscam. Quando você chegar nesse estágio, o sucesso virá à galope.

Curtiu as dicas de marketing digital do André? Aqui você encontra outros artigos e aqui pode deixar sugestões e pedidos de conteúdos futuros. Até a próxima!

CTA - Curso de Estratégias de Marketing Digital - M2BR Academy

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *