Como se capacitar para o novo marketing digital

O novo marketing digital constitui a espinha dorsal da economia atual. É uma habilidade que todos devem ter independentemente do perfil de trabalho.

Se você está pensando “o que eu deveria aprender sobre marketing digital?”, saiba que a resposta é: você nunca deve parar de aprender sobre marketing digital.

Às vezes, é natural sentir que o marketing digital é uma das muitas profissões do mundo. Assim como a ciência dos dados, a programação, as finanças etc., o marketing digital pode parecer apenas uma outra profissão que você pode escolher entre uma grande variedade de opções de carreira.

Mas a realidade é diferente.

Neste artigo, nós queremos te mostrar tudo o que você deve saber para ser um profissional diferenciado nesta área.

Continue lendo!

O novo marketing: qual o cenário do marketing digital atual?

novo marketing digital

Talvez você tenha ouvido o termo “novo marketing” por aí. Saiba que não é um conceito vazio. O marketing mudou muito nos últimos cinco anos, especialmente quando nos referimos às estratégias realizadas no ambiente digital.

A visibilidade é um aspecto do marketing que não vai mudar, independentemente da evolução dos métodos, das ferramentas e dos modos de realizar. O marketing antes e depois da chamada “era da transformação digital” gira em torno de como os clientes vêem uma marca (pessoal, profissional, corporativa). Mas algumas outras coisas foram adicionadas nos últimos tempos, e é para elas que você deve direcionar seu foco de estudo e capacitação.

Veja, a seguir, algumas características que ajudam a entender melhor o novo marketing digital:

Mais foco na experiência do cliente/usuário

A experiência do cliente é o coração do novo marketing digital. Embora sempre tenha sido um foco de marketing, os negócios de hoje – pelo menos os bem sucedidos – abraçaram filosofias centradas em seus públicos de interesse para criar estratégias de marketing efetivas e transformações digitais positivas .

Medição comprometida e eficaz: visão analítica 2.0

O novo marketing digital é focado em atingir os objetivos de negócios para retomar o lucro, receita, retenção de clientes e satisfação. Para isso, é importante trabalhar com uma gestão focada em dados, o que facilita na hora de mensurar resultados, justificar e angariar investimentos.

Em outras palavras, à medida que as empresas pretendem conectar e-mail, redes sociais e estratégias de marketing remuneradas, de propriedade e contratadas como serviço (entre outros), devem incorporar a tecnologia necessária para implementá-la e apoiá-la. Espera-se que os profissionais marketing liderem esta iniciativa.

Personalização extrema

À medida que trabalhamos para individualizar tudo, desde latas de Coca-Cola até sapatos, a personalização também chega às estratégias de marketing. Para algumas empresas, isso significa garantir que os pontos de contato sejam específicos e individuais. Para outras, é simplesmente simplificar o processo de compras e torná-lo mais aderente às experiências positivas para seus clientes potenciais.

Mais conteúdo audiovisual

Sim, o conteúdo ainda é rei, mas o tipo de conteúdo que controla a web está mudando. Conteúdo social, opiniões, blogs, papéis e livros eletrônicos são ainda aspectos cruciais do marketing, mas o audiovisual está vindo com uma força avassaladora.

E mais: considerando o sucesso de jogos como Pokémon Go, espere realidade virtual e aumentada para nos levar ao futuro. As marcas que não conseguem incorporar imagens e vídeos serão deixadas ao lado do caminho.

Redes sociais gerando negócios reais

No novo marketing digital, as mídias sociais deixam de ser somente para relacionamento com o público-alvo. Elas se transformam em canais de venda efetivos.

Acabou a era do conteúdo genérico nas redes sociais. É preciso ter estratégias bem definidas e bem executadas para cada uma delas, com métodos eficientes.  

O que as empresas esperam dos novos profissionais?

novos profissionais de marketing

As organizações estão buscando especialistas qualificados em marketing digital que tenham os níveis necessários de treinamento e experiência. Como o marketing digital é um campo tão novo, há falta de profissionais experientes.

Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist destaca a diferença entre o que os vendedores e profissionais de marketing costumavam fazer antigamente e o que eles precisam fazer hoje. E descobriu que eles sentem a necessidade de desenvolver conhecimentos em tecnologia digital (39%), estratégia e planejamento (38%) e análise de dados (32%).

Neste movimento, o que se pode destacar é que as empresas buscam profissionais que estejam dispostos a inovar, a testar possibilidades e a encontrar oportunidades de realização de projetos de marketing digital que realmente consigam destacá-las no mar de concorrentes atuantes hoje.

Isso requer estudo constante, capacidade de absorção de conhecimentos disruptivos e abertura para o novo. A dinâmica do mercado de marketing digital costuma deixar muito transparente quem são os profissionais realmente inovadores e quem são aqueles que seguem cartilhas que os limitam, muitas vezes.

Se fôssemos montar uma lista de capacidades que as empresas buscam nos novos profissionais de marketing, ela seria assim:

  • curiosidade para buscar aprendizado constante;
  • conhecimento de ferramentas e métodos inovadores;
  • facilidade para trabalhar com métricas e KPIs;
  • facilidade de conectar a estratégia de marketing com o planejamento do negócio;
  • disponibilidade para uma atuação multidisciplinar;
  • capacidade de trabalho em equipe (inclusive equipes remotas);
  • conhecimento técnico (ferramentas, plataformas, aplicativos etc.);
  • visão empreendedora;
  • trabalho orientado à inovação etc.

A universidade basta para suprir essas demandas?

faculdade de marketing não é suficiente

É muito importante ter em mente que, por mais que o trabalho seja realizado no virtual, alguns conceitos e conhecimentos vindos do marketing “tradicional” vão continuar totalmente válidos no digital. É importante saber o que é público-alvo, o que são indicadores de vendas e quais são os estágios de uma campanha.

Agora, também seria ingenuidade afirmarmos que as faculdades de marketing estão totalmente preparadas para inserir seus alunos no ambiente digital. Isso fica muito claro quando vemos a imensa quantidade de cursos presenciais e online disponíveis hoje. A procura por essas capacitações fora da universidade, por milhares de alunos que querem entender este novo mercado e se preparar para atuar nele de maneira competitiva, demonstra que há algo faltando no ensino tradicional.

E isso pode ser entendido quando olhamos para a burocracia que as universidades são submetidas quando querem fazer alterações em suas grades curriculares. Como a dinâmica do marketing digital não para de aumentar, fica difícil para as faculdades se adaptarem a tempo.

Então, o conselho é um só: estude bastante e esteja preparado para complementar seus aprendizados da universidade.

Como ir além da faculdade para ser um bom profissional de marketing digital?

  • Seja curioso, aguce sua capacidade de experimentar, explorar e investigar métodos, ferramentas e táticas inovadoras;
  • Busque fontes relevantes na internet para seguir e consumir conteúdo sobre o tema;
  • Faça cursos específicos para cada tipo de habilidade que você quer desenvolver;
  • Persiga certificações em marketing digital;
  • Empreenda, nem que seja, inicialmente, para gerar um portfólio (vá colocando em prática o que você aprende em um negócio seu; um blog, um aplicativo, um serviço etc.);

Como e onde se capacitar?

Tanto online como de maneira presencial, há uma infinidade de cursos específicos para cada habilidade que você precise desenvolver ou aprimorar no mercado de marketing digital.

Uma boa dica é perguntar aos profissionais que já são experientes que cursos eles indicam que você faça.

Também participe de eventos na área. Aproveite que muitos deles são gratuitos (online e presencial). Vá a conferências, palestras etc. e aproveite os relatos dos profissionais da área (casos de sucesso, desafios etc.).

Como descobrir fontes de aprendizado de qualidade?

Como a formação em marketing digital  nunca é definitiva, está sempre em construção, é fundamental conhecer e acompanhar fontes relevantes e de qualidade sobre o assunto.

Por fonte, entenda pessoas, organizações, agências, escolas etc. que tratam do tema e que estão sempre publicando conteúdo em texto, áudio e vídeo sobre ele.

Há milhares de fontes na web, e elas não param de se multiplicar. Logicamente, você precisa tomar cuidado para separar o joio do trigo. Nem todo mundo que está publicando na web é realmente relevante; muita gente copia e cola conceitos; é importante ir direto a fonte primária, para evitar desencontro de informações e prestigiar os reais criadores.

Tenha em mente que existem fontes primárias (organizações que fazem pesquisas, fabricantes de ferramentas, agências digitais consolidadas no mercado e com grandes cases de sucesso etc.) e as fontes secundárias (blogueiros comentadores, entusiastas etc). Sabendo isso, você poderá identificar o que é original e realmente agregador do que é só repercussão.

→ Te convidamos a acompanhar o nosso blog e também assinar nossa newsletter para ter acesso ao nosso conteúdo em primeira mão no seu e-mail periodicamente!

O que ler?

o que ler em marketing digital

Aqui está uma lista com sugestões de livros que você deve ler para ser um profissional de marketing digital competente:

Disponível somente para leitura online, este livro é dedicado a quem quer planejar ações de marketing digital. É bem focado em quem está começando, então é muito recomendado para estudantes.

O autor explica muitos conceitos e dá dicas com uma linguagem bem acessível, bem didática.  

Kotler é o “pai do Marketing” (se você não o conhece, corra pesquisar).

Nesta obra, que oscila entre uma linguagem acadêmica e prática, ele se dedica a desvendar o marketing digital. Apresenta casos de sucesso, pesquisas e dá dicas para quem quer atuar na área, embora tenha como público-alvo os empresários – excelente para você já ir se ambientando na visão dos proprietários de empresa sobre o marketing online.

Conrado Adolpho é uma das maiores autoridades em marketing no Brasil. Professor universitário, empreendedor e comunicador nato, já lançou diversas obras sobre o assunto é um palestrante muito requisitado.

Neste livro, ele traz um “passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online”.

Membro do conselho de diretores da Web Analytics Association, evangelizador de métricas do Google Analytics, Kaushik se dedica, neste livro, a desmistificar o conceito de web analytics. Ele também dá dicas para quem está iniciando na análise de dados da web para montar estratégias de marketing mais focadas em métricas e resultados quantificáveis.

 

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, o novo marketing digital exige profissionais dinâmicos, dispostos a aprender sempre e com espírito empreendedor. Não importa se você quer trabalhar por conta própria ou se quer prestar serviços como funcionário de uma empresa, é fundamental estar alinhado com a dinâmica deste mercado.

É importante reforçar que a melhor maneira de se tornar um especialista em marketing digital é começar a praticar o marketing digital a partir de hoje. A melhor coisa sobre este mercado é que ele lhe possibilita começar a fazê-lo em uma escala muito pequena. Tudo o que você precisa é de um computador, uma conexão à internet e uma pequena quantidade de dinheiro. Você pode aprender marketing digital, aplicando os conceitos em seu próprio mini-projeto.

Para isso, é claro, é importante fazer cursos, pesquisar bastante e ir aplicando o que aprende na teoria em seu próprio projeto. Dessa forma, além de ter um portfólio para apresentar na hora de concorrer a uma vaga, você também já pode começar a ganhar dinheiro.

E são muitas as oportunidades: produção de conteúdo para blogueiros e empresas, gerenciamento de redes sociais, consultoria a pequenas empresas, melhorias em sites e plataformas de vendas online… Veja o que você gosta de fazer, estude bastante e comece a empreender agora mesmo.

Se precisar de ajuda, você já sabe: conte com a M2BR Academy! Aqui você encontra os melhores cursos para se tornar um profissional do novo marketing digital realmente diferenciado!

2 Comentários


  1. Artigo bem completo, Luis! Estava atrás de um conteúdo atualizado que mostrasse as melhores opções para aperfeiçoamento no marketing digital. Foi o que pude encontrar aqui. Obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *