Série “Barato que sai caro”: Estou insatisfeito com minha agência. E agora?

Quando a relação cliente-agência de marketing está desgastada, devido a não entrega de resultados esperados, ou falta de comprometimento, ou não atendimento ao negócio do cliente, aumenta a insatisfação do cliente com a empresa, criando brechas para a procura por alternativas.

Há soluções no mercado que podem atender aos pontos-chave para o sucesso na escolha de um novo parceiro:

  • atendimento ágil,
  • alinhamento de demandas aos resultados,
  • definição e monitoramento de índices de performance,
  • uso de métricas claras para os clientes, integração construtiva e ajustes, como apresentamos no primeiro post da série “O Barato Que Sai Caro”, onde listamos os 7 principais problemas entre clientes e agências.

Além de tudo isso, os empreendedores, gestores e funcionários de marketing, que lidam diretamente com o dia a dia operacional da relação cliente-agência estão encontrando novas demandas em relação ao mercado do digital. Isso tem feito a publicidade evoluir constantemente e de maneira muito rápida, acompanhando a era da informação.

Por isso, se você chegou ao ponto de querer um tipo de agência que trabalhe melhor os pontos acima ou que tenha mais experiência com novas mídias, vamos te ajudar a identificar as novas demandas de divulgação para o crescimento de sua empresa.

Veja as novas demandas de uma agência

Maior qualidade no atendimento

qualidade no atendimento

A qualidade do atendimento é o ponto inicial de qualquer relacionamento entre cliente e agência de publicidade. Durante os contatos as empresas que primam pela agilidade no atendimento, e respondem às demandas em tempo hábil, experimentam aumento da eficiência no atendimento a cada perfil e demanda de cliente. Encontros pessoais tornam as comunicações cada vez mais diretas e claras, apresentado o que se espera no negócio. Para isso, cheque como são as mídias, o site, e o contato público da empresa com os clientes e prospects.

Adaptação à Era da Informação

Era da Informação

A “nova forma de anunciar” tem exigido que as empresas foquem em entregar resultados e ter um perfil analítico. Os negócios que foram criados com o core business em marketing digital e que estão ampliando suas atividades para o “marketing tradicional” têm obtido maior vantagem competitiva no mercado que o inverso.

Veja o nosso exemplo, a M2BR é uma empresa que possui internamente os valores, comportamentos e a gestão conectados ao mercado digital com aplicações para o marketing tradicional.

Na escolha de uma agência, a pesquisa sobre sua expertise traz um retrato mais fiel do que se deve esperar caso o negócio seja realizado.

Linguagem renovada

linguagem nova de marketing

A linguagem é crucial para o bom entendimento do que se deseja, o que se pode e pretende realizar e das adaptações necessárias para atingir os objetivos do cliente. Por isso, a clareza a respeito dos potenciais e limitações das agências as torna mais transparentes e confiáveis. Pergunte sobre isso e veja como a agência se coloca!

A atenção com cada projeto e cliente e a proatividade das agências conta muito na sua seleção como prestadora do serviço desejado. Quando desejamos que uma empresa desenvolva nosso negócio contamos com a motivação da sua equipe para obter os melhores resultados.

Relação integrada

Relação Integrada

A integração entre o cliente e a agência deve superar a ideia de pedido e entrega de resultados para a participação conjunta no planejamento, monitoramento e ajustes do projeto de sua elaboração à conclusão. É preciso que se crie uma maior integração para harmonizar as expectativas e incrementar os resultados.

As equipes que trabalham juntas por mais tempo também mostram mais experiência em trabalhar em conjunto. Por exemplo, a manutenção e evolução de diretores do setor pode aumentar o entrosamento e melhorar os resultados, mas não é a salvação da pátria. Isso também deve ser avaliado na escolha de uma agência.

Tecnologia

tecnologia e marketing

O domínio de ferramentas de tecnologia é fundamental na prospecção de clientes e negócios de forma sofisticada. Apesar disso, 66% dos CMOs disseram que se sentem despreparados para lidar com as mídias sociais e 82% não sabem como trabalhar com Big Data, de acordo com pesquisa da IBM “Global C-Suite Study”, publicada em 2013.

As agências que demonstram essa experiência desenvolvem ações mais inteligentes e assertivas, como na implementação de um CRM, de ferramentas digitais móveis e na geração de conteúdos específicos e direcionados ao público-alvo. As agências mais estáveis e reconhecidas dão maior credibilidade para os clientes quanto a capacidade de executar os trabalhos com consistência e continuidade.

O analítico e O racional deve ser adequado ao marketing sem perder suas essências emocional, empírica e inspiracional.

Apresentação dos resultados

Apresentação de resultados de marketing

A apresentação dos resultados deve conter valores importantes, em vez de inflar de informações irrelevantes, todo cliente quer saber o rendimento que o projeto teve. Os impactos em vendas e as interações efetivamente relevantes são métricas bem recebidas e que devem ser esclarecidas para conquistar e manter clientes.

Os índices de performance, ou Key Performance Indicators (KPIs), permitem monitorar com o que é importante para cada cliente e projeto e avaliar o retorno sobre o investimento destinado à agência. A experiência no trabalho com esses índices torna agências mais próximas de seus clientes e conscientes de suas limitações para o desenvolvimento de soluções.

Nesse contexto, os cursos do M2BR Academy formam profissionais capacitados para o mercado digital e estão entre as principais referências para atualização de metodologias e tendências nesse meio. Nosso lema “aqui a gente faz o que a gente ensina – e a gente ensina o que a gente faz” representa nossos objetivos de promover o estudo teórico aliado à prática na evolução de uma agência de marketing. Nossas equipes têm potencial reconhecido para a execução dos projetos com a qualidade desejada.

Como escolher uma agência de confiança

“Como escolher uma agência de confiança?”, é o tema do terceiro post da série “O barato que sai caro”. Se você quer ter seus planos colocados em prática de formas eficientes, entre em contato com a equipe de marketing digital da nossa agência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *