Faculdade de Marketing: quer sair empregado? Estude o Google agora!

Se você está fazendo faculdade de marketing ou já está formado, saiba que trata-se de uma excelente escolha. Mas tenha em mente que é preciso ir além do conhecimento teórico absorvido na faculdade. O marketing digital evolui a cada dia e as faculdades nem de longe acompanham essa evolução.

E é sobre isso que quero conversar nesse texto.

O que é o chamado “novo marketing”? Que habilidades você deve desenvolver? Como buscar conhecimento em cursos e capacitações fora da faculdade?

São algumas dúvidas que identifico baseado em minha experiência como recrutador de profissionais de marketing em minha agência.

Também falarei porque é indispensável hoje em dia se tornar um expert em Google para ser um profissional de marketing realmente competitivo. Não tem como mais fazer marketing de alto nível sem trabalhar com a maior ferramenta de buscas do mundo.

Listei também dicas práticas para você montar seu checklist do que fazer.

Continue lendo para entender!

O marketing mudou

O novo marketing

A mídia digital substituiu as formas tradicionais de marketing que funcionaram no passado. O eMarketer relata que o digital ultrapassou as despesas de anúncios de TV no final de 2016.

O marketing digital tem a vantagem de ser mais analítico e preciso que o marketing tradicional.

Uma campanha de e-mail ou de redes sociais também pode levar mensagens das marcas a um segmento específico de consumidores por uma fração do custo de um anúncio de TV ou campanha em veículo impresso. As possibilidades de segmentação de público é quase infinita.

Outro benefício deste novo marketing é a facilidade com que os resultados podem ser rastreados. As taxas de resposta para campanhas digitais podem ser monitoradas em tempo real.

A análise dos dados permite às empresas medir os impactos que causam em seus públicos-alvo, receber feedbacks instantâneos e controlar o retorno financeiro de cada ação como nunca antes na história.

Só existe um tipo de marketing agora: de resultados!

marketing e vendas

Cada vez mais é consenso a ideia de que marketing e vendas devem atuar mais integrados. Acabou o tempo dos departamentos separados. Não rola mais. Marketing só dá certo se gera vendas.

A ideia de um “marketing digital de resultados” nada mais é do que essa integração das equipes de marketing e vendas, que passam a atuar de maneira orientada a dados, com ferramentas comuns, numa cultura de retroalimentação.

Toda ação de marketing deve estar alinhada com a equipe comercial. E o time de vendas precisa contribuir na identificação correta dos consumidores e personas, do feedback de prospects e clientes e em ideias de melhorias.

O que se espera do novo marketing é muito mais do que os números de acessos, curtidas, compartilhamentos e engajamentos com publicações. O grande trunfo desta nova abordagem é potencializar e escalar as vendas ativando o público certo na hora certa.

Foco em performance e métricas

marketing sem achismo

Para manter os executivos calmos e a equipe de marketing focada, é preciso ter um painel de marketing baseado em métricas que são usadas para medir a performance e fundamentar tomadas de decisão.

Mas o que são métricas?

Métricas são medidas quantificáveis usadas para rastrear e avaliar o status de uma ação específica. É simples: não há mais espaço para achismos. Se uma campanha de anúncios não deu certo, você tem 1001 ferramentas para analisar e formular hipóteses do que pode ser melhorado.

Pense no seguinte exemplo. Você é uma agência de marketing de conteúdo e determinado cliente quer um aumento maciço nas assinaturas da newsletter por mês. Se você tiver uma compreensão de todas as métricas de marketing de conteúdo, poderá apresentar algumas novidades surpreendentes ao seu cliente: “os leitores estão se inscrevendo, mas nenhum está testando seu produto; se você quiser melhores resultados da linha de fundo, é hora de se concentrar no conteúdo do meio do funil”.

Os profissionais do novo marketing devem entender e lidar com métricas

É essencial que os profissionais tenham a capacidade de analisar e definir métricas. Este é um ponto de diferenciação crucial entre os profissionais e os amadores.

Veja as principais métricas que você deve conhecer e saber acompanhar:

  • Número total de Visitas (por página, por período etc);
  • Taxas de Conversão (ações esperadas dos usuários, desde o download de um material rico até a compra de um item na loja virtual);
  • Percentuais de cada fonte de tráfego (diretas, de referências, orgânicas, links pagos, mídias sociais etc.);
  • Taxas de Rejeição (número de usuários que chegam a uma página e sai rapidinho, por exemplo);
  • Taxas de leads que se tornaram clientes (as vendas em si);
  • Custo por lead (CPL);
  • Custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Valor do cliente ao longo da vida (Lifetime Value).

Essa análise dos dados torna tudo mais estratégico. Faz toda a diferença na hora de defender investimentos, apresentar resultados e ganhar credibilidade de clientes e investidores.

A faculdade de marketing é imprescindível, mas não fique só com ela

Um dos grandes desafios de quem faz ou fez faculdade de marketing é acompanhar as transformações do mercado. Isso porque a burocracia estatal imposta às universidades e centros de ensinos torna as coisas mais lentas do que o necessário. Para fazer qualquer alteração em uma grade curricular é preciso ter autorização do Ministério da Educação, e isso não pode ser feito o tempo todo.

O ensino formal continua sendo imprescindível. Afinal, marketing continua sendo marketing. Os fundamentos serão sempre os mesmos. O que muda é a necessidade de aproveitar a tecnologia para otimizar os resultados.

Aliar a teoria aprendida na faculdade de marketing com a prática obtida em cursos, workshops e eventos da área é o grande diferencial na disputa por vagas de trabalho. A habilidade de aprender por conta própria hoje é um fator e tanto.

Mas convenhamos: com o mar de conteúdo disponível hoje na web, isso não é tão difícil.

Marketing de alto nível precisa do Google

Google Marketing

Não é preciso ser um expert em algoritmos ou linguagens de programação para ter uma noção básica de como é o funcionamento do Google. É fundamental, por exemplo, se especializar em métodos de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, no conjunto de estratégias aplicadas para potencializar e melhorar o posicionamento de páginas no Google e demais mecanismos de buscas.

Outro ponto importante é a questão dos links patrocinados e campanhas de anúncios estruturados para aparecer nos resultados de busca. Quanto mais rapidamente a marca aparecer para seus clientes no momento em que eles estão buscando uma palavra-chave no Google relacionada ao serviço, melhores serão as performances das ações de marketing.

Além do funcionamento dos mecanismos do Google, é importante entender de segmentação das ações (por região geográfica, palavra-chave, interesse, remarketing, canal, etc.), usando o gigante de buscas para direcionar o mais corretamente as ações.

Também é imprescindível saber como lidar com os investimentos no Google (custo por clique, por exemplo), sempre tendo em mente os retornos sobre o que é investido.

Como me capacitar, então?

workshop de marketing

Utilizando o aplicativo Primer (para Android e iOS), por exemplo, você poderá ter acesso a diversos cursos (recentemente foram adicionados 18 novos) que podem te ajudar a montar uma trilha de conhecimento incrível.

Aqui está uma lista com as principais capacitações que você poderá obter gratuitamente no Primer (com certificação e tudo):

  • Analytics;
  • Comunicação com Cliente;
  • Construção de Marca;
  • Empreendedorismo;
  • Engajamento;
  • Experiência do Usuário;
  • Gerenciamento de Agências;
  • Gerenciamento de Negócios;
  • Insights;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing Digital 1;
  • Marketing Digital 2;
  • Mobile Marketing;
  • Planejamento de Negócios;
  • Redes Sociais;
  • Sites;
  • Vendas;
  • Vídeo Marketing.

Aprenda online

Há uma infinidade de tutoriais em texto, áudio e vídeo disponíveis para você aprender a lidar com o Google de maneira profissional. Você pode encontrar profissionais e amadores que dão dicas de passo a passo detalhados para a utilização dos recursos, implementação de ferramentas etc.

Visite fóruns de discussão, grupos, canais no YouTube; ouça podcasts, leia posts e baixe e-books. Monte uma lista de aprendizados que quer obter e vá conquistando um a um. Em pouco tempo você estará capacitado.

Mas não pare por aí, faça cursos práticos com quem sabe

curso de marketing

Agora, uma coisa é certa, se você tem pressa e quer ter a garantia de que vai absorver o conhecimento necessário para se tornar um profissional capacitado (antes mesmo de sair da faculdade de marketing), não deixe de frequentar cursos regulares.

Ao se matricular em um bom curso, você tem total garantia de que estará aprendendo com profissionais do mercado, conhecerá cases de sucesso e poderá aplicar na prática o que aprende. A facilidade de testar opções, conhecer e experimentar ferramentas e métodos é imprescindível.

Como escolher os cursos certos?

Uma dúvida constante de quem está começando a estudar marketing digital e quer ser um expert em Google, é: por onde começar? Quais cursos são confiáveis?

Nós sabemos, há infinitas possibilidades, e fica difícil separar o joio do trigo. Aqui estão alguns cuidados que você deve tomar antes de fechar contrato com uma escola de marketing digital (on e offline):

  • peça indicações de profissionais experientes;
  • converse com alunos que já participaram do curso que você está pensando em fazer;
  • pesquise sobre a reputação da escola (ou do profissional) na internet;
  • evite olhar só para o preço na hora de decidir (prefira avaliar a qualidade do conteúdo programático, por exemplo);
  • opte por cursos que te darão prática no assunto;
  • dê preferências aos cursos que te dão certificação.

Conheça a M2BR Academy e venha ser expert em Google

curso de marketing digital

Agora temos um convite especial para você: conheça a M2BR Academy, nós somos o resultado da união de profissionais experientes, motivados a repassar conhecimento e desenvolver o mercado.

Venha aprender sobre marketing digital, mídias online e muito mais, sempre lidando com cases e clientes reais. Aqui você vai adquirir conhecimento e fazer networking com profissionais valorosos.

Saiba mais sobre nós, confira nossos diferenciais, veja o que nossos alunos estão dizendo e conheça nossos cursos no site: https://academy.m2br.com/o-que-e-o-academy/

Conclusão

m2br academy

Como você viu ao longo deste artigo, é importante ir além das formalidades da faculdade de marketing. Se você realmente quer ser um profissional de marketing de resultados, que se diferencia da multidão e obtém crescimento constante em sua carreira, é fundamental se tornar um expert em Google.

E hoje isso é não é tão difícil de ser conseguido. Obviamente, vai exigir bastante dedicação e estudos. Lembre-se: um profissional de marketing de qualidade é um eterno estudante.

Se o marketing vai continuar mudando e evoluindo, quem trabalha com ele, especialmente no ambiente digital, precisa ter a flexibilidade de também seguir se aprimorando.

O bom é que esta é uma carreira que não corre o risco de cair na monotonia, pois há sempre novas possibilidades de aprendizado, a experimentação e os testes são constantes. Enfim, é possível empreender, criar suas próprias oportunidades quando a inovação faz parte do seu DNA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *