Marketing digital como requisito para diversas vagas de emprego

Quem trabalha com marketing nos dias de hoje não pode, de maneira nenhuma, desconhecer das ferramentas e práticas do marketing digital. A evolução natural da função já tornou necessária a absorção do marketing digital. Ele é o marketing de hoje em dia, tanto que em breve sua denominação de vertente digital será redundante. Marketing e marketing digital não poderão mais ser desassociadas. Dito isso, o marketing digital é requisito para diversas vagas de emprego inclusive, as contemplem funções do profissional de marketing “offline”.

Para se qualificar como um profissional de marketing com o mínimo de noção digital, ou até mesmo para uma vaga que demande um conhecimento mais profundo na área, o candidato (a) deve apresentar um conjunto de habilidades e domínio de especializações que são muito importantes para exercer a função. O lado bom de dedicar bastante a aprender as nuances e se qualificar como um profissional de marketing digital é que diversas empresas disputam ferozmente pessoas qualificadas, uma vez que sabem a importância de estarem sempre bem posicionadas em todas as plataformas.

Ao menos nos dias de hoje o profissional de marketing digital não pode ser dar ao luxo de ser especialista em apenas uma determinada habilidade. Quanto maior a gama de conhecimento na área mais útil ele será para todo o processo de da construção e execução das diretrizes estratégicas.  

Marketing digital como fundamento

imagem 02

O profissional de marketing deve incorporar o marketing digital a seu modus operandi pelo simples fato desta vertente possuir algumas das melhores maneiras de direcionar e engajar seu público. O marketing digital é um universo de possibilidades e contempla muitos aspectos diferentes, como a utilização das mídias sociais.

É fundamental ter pessoas qualificadas, heavy users dominando as plataformas que recebem um número infindável de usuários que gastam até quatro horas diariamente em frente a seus dispositivos, sejam eles quais forem.

Existem outras frentes e elementos de marketing digital a serem considerados, mas o mais importante é o tipo de funcionário que estará a frente da estratégia e execução almejada pela empresa. Por isso, cada vez mais, o nível de qualificação desses profissionais tem aumentado e o alcance de suas habilidades vêm sendo fator decisivo na queda de braço no mercado de trabalho.

As empresas com excelentes times de marketing digital vem tendo respostas mais rápidas em relação a conversão desejada no estágio de planejamento, o que faz com que estas obtêm um alto retorno sobre seu investimento. Formar uma equipe de marketing digital competente leva tempo. É bom lembrar que a estratégia de cada empresa com relação a atuação de seu time marketing digital varia bastante e não se deve comparar resultados alheios traçando-os como meta para sua própria empresa.

Sabendo da importância do marketing digital para a as estratégias de milhares de empresas o profissional de marketing deve ter em mente que sua qualificação é crucial para almejar qualquer tipo de crescimento profissional daqui para frente. Com isso em mente, vamos listar algumas habilidades fundamentais para quem quer fazer a diferença e se sobressair no mercado.

imagem 3

1. Entender a jornada do consumidor

O profissional de marketing digital deve, de cara, entender como pensa o consumidor, e como este compra um determinado produto. Este consumidor passa por determinadas etapas até finalizar sua compra: a percepção de marca, ou produto, concentração nesta marca e finalmente a compra em si. Durante esses processos os quais passam os clientes, muita coisa passa por suas cabeças. Estes estágios são chamados de funil, topo, meio e base do funil foram representados.

2. Dominar os canais

É importante dominar todos os canais digitais com o consumidor, pagos e orgânicos. Os canais pagos, costumam dar mais trabalho, mas têm um retorno recompensador. Existem alguns canais pagos dentro dos estágios de funil que nos referimos acima. Facebook, Google, remarketing, e-mail e muitos outros.

É importante conhecer cada um desses canais e saber qual sua posição no funil. Você precisa entender como anúncios de Facebook funcionam e rodar estes anúncios, precisa entender também como clientes procuram por determinados produtos no Google, e como anunciar no Google utilizando os conhecimentos de Adwords, por exemplo.

Já os canais orgânicos, aqueles que são gratuito e dependem da força de branding do seu produto, são produto de muito esforço e manutenção de marca. Tudo através de SEO, marketing de conteúdo, RP, social, todos estes canais devem ser dominados se você deseja garantir um tráfego gratuito de usuários em volta de seu produto.

3. Comunicação

A comunicação é fator determinante na jornada de quem trabalha com marketing digital. Você deve ser um excelente comunicador para se tornar um profissional acima da média na área. Para tanto é importante que você saiba diferenciar e preencher corretamente os níveis do funil de comunicação. Você deve separar em sua cabeça o papel de cada camada e saber criar diferentes tipos de estratégia para elas dentro de uma mesma campanha.

4. Marketing orientado por dados

Os dados são maiores e mais importantes ferramentas no arsenal do profissional de marketing digital. Primeiro de tudo, você deve entender onde estão estes dados. São milhares de fontes significativas de dados, que devem ser avaliadas e estudadas. Eles podem ser obtidos através do Google Analytics, plataformas de CRM e muitas outras fontes onde são distribuídos e apresentados. Trabalhando com marketing digital, você deve conhecer de onde vem os dados que procura, que tipo de dados procura e que métricas você deve utilizar para extraí-los e como analisar a informação quando finalmente conseguir esses dados.

5. Noções da parte técnica

Muita gente passa por isso. Sempre que há algum feature novo nas plataformas ou nos sites, é hora de correr atrás do time responsável para solução e se torna refém da expertise de outro profissional. Por exemplo, se você precisa construir uma landing page precisa entrar em contato com o designer da página, com o seu desenvolvedor front end e com o gerente de desenvolvimento. Quando você depende de tanta gente o tempo pode ficar curto e atrasos custam dinheiro, então ser um funcionário multitask é sempre muito valioso. Busque ter noções básicas de CSS, HTLM, WordPress, SQL etc seu curriculum será muito mais valorizado.

6. Marketing de Produto

Quando escutamos sobre marketing de produto tendemos a desvencilhá-lo do do marketing digital, mas o produto é um dos pontos finais do esforço de marketing, tanto convencional quanto digital. Precisamos pensar no processo de embalagem e comunicação desse produto, o que envolve muito do digital. O profissional de marketing digital deve entender os 4 “Ps” do marketing, que estão relacionados ao produto, preço, praça e promoção. Você deve entender a precificação do produto, a distribuição, os mecanismos de promoção, além do produto em si.

Entendendo tão bem o produto, você tem condições de tornar suas campanhas online mais bem-sucedidas, superando concorrentes.

7. Gestão de Projetos

Já parou para pensar quanto tempo leva interagir com clientes, tomar parte em reuniões, tocando operações e todo que é necessário para lançar um produto ou alavancar uma marca? É importante entender o básico da gestão de projetos, definir prioridades, saber como usar seu tempo, como interagir com as pessoas e extrair o que há de bom neste processo.

Conclusão

Além de todas estas habilidades, quem trabalha com marketing digital deve demonstrar paixão pelo que faz. Essa é uma área que demanda muita atenção e acompanhamento diário de tendências e novidades. Suas transformações acontecem em um curto espaço de tempo, então você nunca deve parar de buscar conhecimento e procurar por cursos que o qualifiquem e reciclem aquilo que você já põe em prática.

Confira os cursos de especialização que a M2BR oferece para você! Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *