7 dicas para começar a carreira em Marketing Digital

Categorias Artigos, Conteúdo, Marketing Digital
m2br_academy_dicas_marketing_digital

Você está começando a sua carreira em Marketing Digital e sente-se perdido. Calma, porque não é o único ou única nesse lugar. Afinal, são muitas áreas e muito conhecimento para adquirir. E não precisamos nem falar no quanto a internet e os meios digitais dominam o mundo hoje, certo?.

A boa notícia para você que está tentando trabalhar com Marketing Digital é: tem espaço nessa era de inovação. O mercado para profissionais da área está aquecido. Mas, uma ressalva: é importante estar preparado para o que você vai encontrar.

Não importa se você é estagiário, trainee, auxiliar, assistente, coordenador ou mesmo gerente: conhecimento nunca é demais. E conhecimento do mercado é essencial! A seguir, listamos sete conhecimentos essenciais para você trabalhar com Marketing Digital e começar a trilhar sua carreira.

1. Conheça os termos

O quão por dentro você está dos termos que envolvem o mercado de Marketing Digital? Adwords, Anchor Text, Automação, Backlink, Canonical, CPC, CPA, CPM, Display, Featured Snippet, GDPR, Meta Tag, Nofollow, SEO, Serp…

Tá, acho que pegamos pesado com você. Mas foi só para mostrar que esses são alguns dos termos que fazem parte do dia a dia de um time de Marketing Digital. E como parte do time, é importante que você saiba o que significam. Ainda que você não seja um especialista em todos eles.

Para trabalhar com Marketing Digital, você ainda precisará conhecer, para um futuro bem próximo, o que é machine learning, chatbot, inteligência artificial, transformação digital… Mas, vamos focar nesse primeiro momento. Antes de tudo, você deve ser apresentado ao Marketing Digital.

Aqui é o momento de você entender a área, suas vantagens e tendências. Claro que os termos não ficam de fora desse conhecimento. Entendendo o básico, é hora de partir para o Google e como essa que é a principal ferramenta de busca – e também o site mais acessado do mundo – se comporta.

Não é uma aula de algoritmo, até porque dificilmente temos especialistas que consigam desvendar como o algoritmo do Google funciona e ainda compartilhar isso. Então, nesse princípio, é importante entender como o Marketing funciona no Google, a diferença entre orgânico e pago, métricas e mensuração.

Só que o Marketing Digital vai muito além do Google. Na verdade, toda a sua estratégia (que falaremos melhor no próximo item!) deve envolver o consumidor e sua jornada. E isso envolve e-mail marketing, anúncios, conteúdo… até chegarmos às principais redes sociais do momento e seu comportamento: Facebook e Instagram.

2. Atenção ao seu Linkedin!

O LinkedIn é muito mais do que uma rede social. Como é voltado ao mercado de trabalho e profissional, pode ser a porta de entrada para muitos projetos e vagas. Mas, como ter um perfil campeão? Como ser visto na rede? Será que eu tenho as qualificações necessárias para o mercado?

Uma das grandes dúvidas dos estudantes e profissionais, hoje, é como fazer para aprender Marketing Digital e para entender essas novas tecnologias. Para quem quer se reciclar no mercado ou quem está começando a carreira em Marketing Digital, o CEO aqui do Grupo M2BR, Ricardo Marsilli, indica justamente começar pelo LinkedIn.

“Não que você precise trocar de emprego. Mas, hoje, o LinkedIn dá uma série de opções para você melhorar a sua empregabilidade e entender como essa rede social funciona. E, assim, melhorar seu networking, fazer mais contatos e finalmente saber onde procurar essas informações de forma mais otimizada nessa rede”, diz Ricardo.

m2br_academy_Ricardo_Marsili
Ricardo Marsili, CEO da M2BR Academy

Mas o que eu deveria saber sobre o LinkedIn? Na verdade, o que você deveria se perguntar é: por que você deve estar no LinkedIn? Se você não sabe a resposta, deve procurar qualificar-se na ferramenta. Como falamos, é muito mais do que simplesmente uma rede social.

É um meio em que você deve aprender a trabalhar o Marketing Pessoal. Para isso, existem funcionalidades e técnicas para criar esse “currículo social”. Otimização existe para tudo, inclusive para perfil no LinkedIn. Não basta sair preenchendo como se você estivesse fazendo aquele CV clássico em um doc.

Existem maneiras de descrever sua carreira e atividades, como produzir conteúdos e quais são as boas práticas, como construir a sua rede e transformá-la em um verdadeiro networking. E, claro, o que muitas pessoas acabam buscando ao utilizar a ferramenta: como procurar um emprego.

3. Conhecer as estratégias

Depois de conhecer sobre o universo desse mercado e ter seu LinkedIn tinindo, você pode partir para as estratégias. E, para montar uma boa estratégia Marketing Digital, você precisa ter uma visão ampla do negócio. É preciso saber como cada área funciona e como elas se integram, para gerar o resultado esperado.

Nessa fase você já passou pelos conceitos iniciais da área e está pronto para ir mais a fundo, conhecendo os canais digitais. É nessa fase que você aprende o planejamento e como definir objetivos e ações, modelos de negócio, alocação de verba…

Para montar uma estratégia eficiente, já deve começar a entender como funciona as partes paga e orgânica do Google também. Além de um dos principais canais de interação com o consumidor, essencial em sua jornada: as mídias sociais.

4. Entender o Adwords na Prática

O Google domina as buscas na internet, certo? Sim! No ranking do Alexa, ferramenta da Amazon para verificação de dados em websites, o site mais visitado do mundo é o Google. Que vem seguido do YouTube, que vem seguido do Facebook. E o que os três têm em comum? Anúncios.

Google board desenvolvido pela M2BR Academy
Google board desenvolvido pela M2BR Academy

É por isso que não só o Adwords, que é a parte de anúncios do Google, como o Facebook Ads são funções essenciais que você deve conhecer. É claro que existem técnicas e especificidades. Mas saber criar uma campanha, entender como elas se comportam e estimar custos são apenas alguns dos conhecimentos básicos.

Saber a diferença entre Search e Display, os dois tipos de anúncios pagos no Google, é fundamental. Existem regras de texto, regras para o leilão de palavras-chave, regras de otimização e conversão… Remarketing, Google Shopping e relatórios também entram nessa etapa de conhecimento.

5. SEO

Se falamos da parte paga do Google, não poderíamos deixar de fora a orgânica. SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. São as técnicas que você utiliza para aparecer no Google sem pagar.

“São técnicas que você usa de construção de site, de conteúdo, de popularidade. Que é muito bacana para gerar um tráfego de maneira sustentável e com ótimo custo benefício”, explica Marsili.

Principalmente por quem trabalha com conteúdo, o SEO é essencial. Existem os fatores on page e off page, técnicas de copywriting para construir o texto, pesquisa de palavras-chave, backlinks, como estruturar o conteúdo, que são apenas alguns dos tópicos no universo de SEO. Aqui você aprende também o que não fazer e como fazer e ler os relatórios.

6. Analytics

Porque todo fim precisa de uma análise de dados, não é mesmo? Na verdade, analisar o desempenho das campanhas e do seu site é uma tarefa constante. É mensurar dados e tentar extrair o máximo de insights deles. Seja na construção da persona, seja no conteúdo e até mesmo na otimização de uma campanha de Google. Não apenas no fim.

Nessa etapa você precisa entender as métricas e como funciona o Google Analytics, na parte de relatórios, configuração, filtros e na extração de dados, por exemplo. Quem sabe analisar dados, tem um universo gigantesco de possibilidades em suas mãos para conseguir entender a jornada do consumidor.

Turma de Analytics na Prática na M2BR Academy
Turma de Analytics na Prática com o professor Gustavo Esteves à direita

Embora nunca sejam 100% precisos, os dashboards do Analytics fornecem dados para direcionar suas campanhas. E, assim, tentar atingir o máximo de conversões possíveis com essa segmentação de informações.

7. Mídias Sociais

Nessa parte, entra o conhecimento de Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn, para focar nas principais mídias sociais da atualidade.

“Hoje em dia, acredito que é mais fácil você começar a trabalhar por conta própria, empreender ou como freela, ou até mesmo arrumar uma vaga de estágio em mídias sociais, que são mais abundantes. E você vai conseguir se recolocar mais rápido”, indica Ricardo Marsili.

É muito importante que você entenda que mexer com as mídias sociais não é apenas saber postar ou fazer um meme engraçadinho. Existem regras e formatos em cada uma, características próprias. Além disso, o público comporta-se de maneira diferente em cada um desses canais.

facebook_analytics

Portanto, fazer um briefing de campanha em mídias sociais precisa levar em conta tudo isso. As redes sociais, seja na parte de postagens como na parte de anúncios, funcionam como um negócio. E precisam ser tratadas como tal.

Como entender isso para minha carreira em Marketing Digital?

Cada formação específica é complementar e vai contribuir para seu aprimoramento na aula. Além do contato com professores que atuam no mercado digital e com outros profissionais e estudantes, ampliando bastante o seu networking. Quem sabe uma grande ideia não pode surgir de um trabalho em grupo, por exemplo? Ou durante o happy hour?

Se você acha que agora não é o momento e não consegue investir em uma das formações completas da M2BR Academy, não tem problema. É só voltar em cada tópico acima para conhecer os cursos rápidos, também essenciais na sua carreira em Marketing Digital.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *