Qual a diferença entre marca e Branding?

Qual a diferença entre marca e branding-Para além das fronteiras dos escritórios de publicidade, o termo Branding vem ganhando cada vez mais o dia a dia das empresas. E isso se deve à conscientização de que uma marca forte é essencial para ganhar mercado, vender mais. Mas, espere um momento. Marca e Branding são a mesma coisa? Não. Não são.

Neste artigo você entenderá o que é a marca e o que é o tão falado Branding. Mais: verá qual a diferença entre marca e Branding. Acompanhe!

O que é marca, afinal?

O que é marca, afinal - Blog da M2BR

Comecemos por conceituar marca. Veja o que diz o Instituto Nacional da Propriedade Industrial: “marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas”.

Esta é uma síntese para uma explicação rápida e abrange apenas empresas, produtos e serviços. No entanto, quando falamos de marca (ou Brand, em inglês), estamos falando de algo mais amplo.

A marca se aplica também a pessoas e criações. A banda Rolling Stones é uma marca, assim como Mick Jagger e a famosa canção Satisfaction também são. Perceba que marca é sinal de identificação, mas é também personalidade e comunicação; serve como rótulo, mas também contempla os valores que compõem um produto, serviço, uma empresa, pessoa ou criação.

E o que é Branding?

E o que é Branding - Blog da M2BR

Branding é um verbo em inglês. Marca é um substantivo em português. Para além da ortografia, Branding é o processo de elaboração de estratégias que levam uma marca a ser o que ela é. Contempla uma série de ações que suportam o objetivo da marca.

Este processo, quando feito corretamente, pode ser bastante demorado, pois trata-se da construção de uma marca. Ele visa compreender as conotações emocionais de cada detalhe da imagem da empresa, produto, serviço, pessoa ou criação; seus valores, como a marca se comunica e a qual estado mental ela transporta seu público-alvo — como, dentre tantas outras, ela ganha espaço na mente dos consumidores.

A diferença entre marca e Branding

A diferença entre marca e Branding - Blog da M2BR

Resumindo o que vimos até aqui, a marca é o conjunto de características visíveis e invisíveis. Ela se materializa no logotipo, nos grafismos, no slogan etc; traz para o imaginário do público-alvo os valores e ajuda a identificar, rotular um produto, serviço, empresa, pessoa ou criação. É também elemento de diferenciação audiovisual e, quanto mais cristalizada, mais influencia na lembrança e, por conseguinte, na escolha de uma marca em vez de outra e ir além: conquistar fãs e até os chamados embaixadores da marca (pessoas que defendem a marca, principalmente no ambiente digital).

A marca é diferente de Branding, pois é o resultado dele. É dizer: o Branding é a estratégia, o conjunto de soluções necessárias para que uma marca tenha personalidade e evolua junto ao seu público/mercado. Branding é planejamento e conceituação, abrange desde a criação até o reposicionamento (quando necessário), passando pela administração de uma marca.

Quando uma empresa estuda seu público-alvo, cria sua identidade visual, estuda como e onde falar com seus consumidores, trabalha para diferenciar sua marca da concorrência, ela está fazendo Branding. Se ela faz Branding é porque fala com as pessoas e está empenhada em escutá-los para evoluir e manter-se viva.

 

Como está a marca da sua empresa? Você já faz gestão de Branding? Gostou desta explicação? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *